Brasil,

Consumo 2023: protagonismo, bem-estar e cuidados com a natureza devem permear as vendas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Deborah Fecini
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

*Por Joanne Fiuza, gerente de marketing da Verde Campo

Em uma sociedade protagonista de seu consumo e com acesso às informações globais, a escolha da alimentação também vem se transformando. Hoje, as decisões do consumidor são pautadas em saúde, bem-estar, cuidados com o meio ambiente e segurança alimentar.

Essas diretrizes devem motivar a inovação em produtos e serviços do nicho este ano. Além disso, influenciarão as escolhas, as demandas e as expectativas dos consumidores em relação às marcas.

Uma pesquisa da Archer Daniels Midland (ADM), líder global em nutrição humana e animal, trouxe as tendências globais de consumo que devem orientar o mercado alimentício nos próximos anos. Entre elas, se destacam: bem-estar equilibrado, que inclui saúde física, aspectos mentais, emocionais e até espirituais; personalização, já que o que dá certo para uma pessoa pode não funcionar para outra; e produção ecologicamente correta – segundo o Relatório Rota para a Sustentabilidade de 2022, 49% das pessoas afirmam ter feito mudanças em sua dieta por causa de preocupações com o meio ambiente.

Com consumidores mais conscientes, aumenta a busca por produtos nutritivos que provocam impacto positivo na saúde tanto das pessoas quanto do planeta. Isso inclui desde as boas práticas de produção, que preservam a natureza e os animais, até a escolha por ingredientes e rótulos limpos. Neste sentido, cresce também a valorização de opções que se aproximam do 100% natural, com processos mais simples.

Esse grupo ainda foca bastante em atividades físicas, realizando exercícios diversos três vezes por semana em média. Eles são menos receptivos a alimentos processados e menos propensos a ter sobrepeso. Também estão dispostos a pagar mais por produtos com tais conceitos.

Nessa busca por uma saúde mais holística, a demanda por produtos funcionais que ajudam na saúde física e mental, gerando um bem-estar mais completo, não deve mais sair dos radares. Segundo uma pesquisa da Arla Food Ingredients, a hidratação é o principal fator e a adição de proteínas é o segundo na escolha de alimentos e bebidas para exercícios entre os consumidores mais conscientes. E as empresas que focarem nessa missão vão atender cada vez um número maior de pessoas e se colocarão na frente da concorrência.

No mesmo sentido, esse cliente consciente também quer jornadas mais diferenciadas. A busca por experiências extrassensoriais por meio de novos sabores, combinações inesperadas, misturas e texturas vem ao encontro do empoderamento do novo perfil de consumo.

Assim como a sociedade, a indústria de alimentos está em constante evolução e modernização para suprir essas necessidades. Contudo, é importante que as empresas de alimentos modernizem seus produtos para se manterem relevantes no mercado e para oferecer produtos mais saudáveis e nutritivos aos consumidores. Certamente, isso significa a utilização de ingredientes mais naturais e saudáveis, assim como a adoção de novas tecnologias de processamento de alimentos para garantir que os alimentos estejam frescos e seguros.

O mais importante é que os empreendedores estejam atentos às macrotendências, mas absorvam o que for mais aderente ao seu tipo de negócio. Trata-se de uma via de mão dupla: enquanto o consumo consciente evolui, quem abraça a ideologia sustentável e busca diferenciais e seus produtos faz seus negócios evoluírem junto. Tem melhor coisa que atender seu consumidor com expertise e ainda contribuir para a preservação da natureza e para um planeta mais justo?

*Joanne Fiuzua é gerente de marketing da Verde Campo, pioneira no mercado de lácteos sem lactose – e-mail: .

Sobre a Verde Campo

Criada em 1999, a Verde Campo possui o DNA da inovação na oferta de produtos saudáveis e de qualidade aos brasileiros. Com sede em Lavras, no interior de Minas Gerais, é pioneira no mercado de produtos sem lactose, englobando linhas de iogurtes, shakes, queijos, requeijão e creme de leite. Para garantir produtos 100% naturais e livres de corantes e aromas artificiais, a Verde Campo conta com soluções tecnológicas para garantir que todo o processo, da fazenda à mesa do consumidor, estimule a saudabilidade. Em 2018, a marca foi pioneira em lançar um manifesto pela vida saudável, abolindo ingredientes artificiais de todos os seus produtos. Desde 2016, integra o portfólio da Coca-Cola Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar