Unir Inteligência Artificial e Marketing muda rumo de empresas, afirma especialista
CEO da MadeinWeb explica como as empresas podem personalizar campanhas com mais assertividade
As técnicas de Marketing Digital estão sendo cada vez mais usadas em empresas com o intuito de promover conexão com os clientes em todos os pontos de contato, desde o site até as redes sociais e outras plataformas digitais. O que poucos sabem é que com o uso de Inteligência Artificial e Machine Learning é possível personalizar a campanha com mais assertividade, identificar clientes em potencial e melhorar a eficácia da publicidade de maneira jamais antes vista.
“Os negócios possuem acesso a uma grande quantidade de informações sobre os clientes, incluindo histórico de compras e preferências de produtos. Com o uso de ferramentas de análise de dados, podem obter insights ainda mais valiosos sobre o comportamento e as tendências do mercado, permitindo adaptações em tempo real, com ajuste de orçamento e segmentação, o que garante um melhor Retorno Sobre o Investimento (ROI)”, pontua Vinícius Gallafrio, CEO da MadeinWeb, provedora de TI e transformação digital.
Entre as vantagens estão a personalização de conteúdos e anúncios, que melhoram a experiência do usuário e a conversão. Conforme o executivo, quando os clientes recebem materiais direcionados, se sentem mais conectados à marca e mais engajados, o que aumenta a fidelidade. Pode ser usada em vários pontos de contato, com base em dados demográficos, comportamento de navegação na web, histórico de compras e preferências de produtos.
“O objetivo de implementar IA e ML é liberar tempo para a equipe de marketing se concentrar em atividades que necessitem de planejamentos. Podem incorporar os chatbots, que interagem com clientes em tempo real, fornecendo suporte e respostas a perguntas frequentes, e automação, tornando mais práticas as tarefas repetitivas, como enviar e-mails de acompanhamento ou criar relatórios”, explica Gallafrio.
Na prática, tudo é diferente…
As vantagens são inegáveis, mas implementar o uso de Inteligência Artificial e Machine Learning no setor de Marketing não é um mar de rosas. E muito disso acontece por falta de habilidades e conhecimentos em relação às soluções, podendo resultar em coleta de dados imprecisos ou incompletos. Fora que, segundo o CEO da MadeinWeb, a implementação pode exigir uma mudança cultural nas empresas, incluindo a adoção de novos processos e práticas. Um desafio, especialmente para as que ainda atuam num modelo mais tradicional.
“Saliento que a crescente importância do Marketing Digital também trouxe preocupações com relação à privacidade do cliente e à segurança de dados. É necessário garantir que estão coletando e usando os dados de forma ética e transparente, respeitando a privacidade do cliente e cumprindo as leis de proteção de dados”, enfatiza Gallafrio.
Os negócios podem superar os desafios e maximizar os benefícios das soluções baseadas em IA e ML, investindo em habilidades internas, dados de qualidade, privacidade do cliente, soluções escaláveis e mudança cultural. Com essas medidas, as empresas podem colher os benefícios, aumentando a eficácia e a competitividade.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário