Brasil,

A tecnologia como aliada na jornada de venda de seguros

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mirian Cruz
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

Gabriel Ronacher - Agger Gabriel Ronacher - Agger

*Por Gabriel Ronacher, CEO da Agger

Há cerca de três anos, com a economia mundial ainda sofrendo os impactos de uma crise sanitária sem precedentes causada pela pandemia da Covid-19, uma nova tendência ganhou força e ameaçou quebrar os intermediários de venda de seguros. Num cenário de extrema liquidez de mercado e baixas taxas de juros, surgiram diversas insurtechs no mundo, startups voltadas ao mercado securitário que utilizam a tecnologia para tornar os contratos com as empresas seguradoras mais simples e ágeis.

Mas foi justamente a inovação tecnológica do setor que ajudou os corretores de seguros tradicionais a sobreviverem e saírem mais fortes dessa ameaça. É certo que as startups não deixaram de existir, mas o avanço tecnológico chegou para equipar os corretores e auxiliá-los a vender mais e de forma mais eficiente.

Na conclusão geral das seguradoras, o custo de aquisição de um cliente (CAC) numa venda direta é mais alto do que via corretor. Estes últimos, por sua vez, perceberam as ferramentas tecnológicas como aliadas e facilitadoras do dia a dia de trabalho.

Neste contexto, ganharam destaque as soluções que otimizam a vida cotidiana dos profissionais corretores, como as plataformas multicálculo, por exemplo. Com elas foram automatizados os processos de cotação, calculando de forma rápida e simplificada diversos tipos de seguros - e combinações desses - em diversas seguradoras simultaneamente.

Já os sistemas de gestão, que foram desenvolvidos para oferecer controle integral aos corretores, organizando e otimizando os processos internos bem como auferindo os resultados por ramo e membro da equipe, possibilitaram também identificar inúmeras oportunidades de “cross selling” dentro da própria carteira dos profissionais que fazem a intermediação entre o segurado e a seguradora. Com a inclusão de produtos relacionados ou complementares, houve uma melhora significativa na experiência dos clientes para um produto em que a venda consultiva é primordial.

Com todas essas vantagens, o corretor pode até não vencer uma máquina na disputa por agilidade, mas sai muito à frente quando se organiza para executar o que nenhuma tecnologia conseguiu até hoje: o relacionamento com o segurado, sendo capaz de escutar e entender as necessidades do cliente antes de oferecer produtos ou serviços.

Fazendo referência a um antigo ditado: “o seguro é vendido, e nunca comprado”. Ou seja, o seguro não se vende sozinho, é necessária a existência do profissional corretor de seguros para realizar o trabalho de convencimento do segurado.

Outro evento em que o papel do corretor se torna insubstituível é na hora do sinistro. Somente o profissional tem a capacidade de oferecer presença, acolhimento e suporte emocional neste momento delicado de negociação entre segurado e seguradora.

Em resumo, a tecnologia abre um novo canal de vendas, em que as ferramentas digitais chegam para dar mais eficiência e agilidade aos processos, automatizando funções em que a interação humana não é mais tão necessária e deixa livre o profissional corretor para focar cada vez mais na jornada de venda de seguros ao usuário.

*Gabriel Ronacher é empreendedor e sócio gestor do fundo Arco Capital, principal investidor da Agger. Ele atua na empresa desde 2021. Com MBA pela Universidade de Cambridge (Reino Unido) e formação em Engenharia pela UFMG, possui experiência em private equity, operações e liderança de times multidisciplinares. Exercendo a função de CEO, seu foco é na expansão e consolidação da Agger, posicionando-a como a principal parceira do corretor de seguros por meio da maior e mais completa plataforma de distribuição de seguros do Brasil.

Sobre a Agger:

A Agger é a principal plataforma de gestão e cotações de seguros para corretoras de seguros no Brasil. Com uma base de mais de 45 mil usuários, a empresa consegue unir, em uma só plataforma, cotações, controle de apólices e comissões, cálculos, entre muitos outros serviços. Com sede em Rio Claro- SP, a Agger nasceu há 29 anos com o objetivo de levar maior praticidade e eficiência ao dia a dia dos corretores, solucionando problemas antigos do mercado. Com mais de 7.500 clientes, a empresa opera mais de 18 milhões de cotações de seguros mensais no Brasil. Em 2021, foi adquirida pelo fundo de investimentos Arco Capital. Gabriel Ronacher, managing partner da Arco Capital, assumiu como CEO da Agger. o fundo de investimentos conta entre seus investidores com nomes reconhecidos no cenário nacional como Raphael Klein (Kviv Ventures), além de fundos e investidores internacionais com vasta experiência no mercado de tecnologia e de seguros nos EUA.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar