O Seguro do Sr. José

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marcelo Monteiro

Marcelo Monteiro Corretor de Seguros Marcelo Monteiro Corretor de Seguros

Em relação ao relato abaixo, reservo-me ao direito de não mencionar o nome da seguradora. Este é um caso verídico

Na manhã de um sábado, estava eu a caminho do clube que frequento. Após alguns minutos no trânsito, meu celular começa a tocar e era o sr. José (nome fictício). Não atendi a ligação e ao parar no primeiro semáforo, enviei uma mensagem por voz, informando que eu estava dirigindo e se poderíamos prosseguir em troca de mensagens . Em seguida veio o retorno, mas não do sr. José, e sim de uma das filhas dele, informando que ele havia falecido e precisava saber a respeito da assistência funeral, visto que ele tinha um seguro de vida feito comigo, há mais de 15 anos.

Parei o carro e liguei para ela. Informei o 0800 do atendimento e lhe expliquei os procedimentos. Dei meus sentimentos, falei rapidamente sobre o seguro de vida e coloquei-me a sua disposição.

Em alguns minutos ela me telefona angustiada e nervosa, muito nervosa. Aos prantos ela me fala que ao ligar no 0800 informaram que seu pai não tinha nenhum seguro de vida naquela companhia. Pedi que me informasse o CPF de seu pai, afinal eu estava fora do escritório, e pedi também que aguardasse o meu retorno.

Eu então liguei para o 0800 e fiquei na espera. Em paralelo a isso, outra filha do falecido também havia ligado na central e pediram para que ela então enviasse a apólice do seguro de seu pai por e-mail, para comprovação de que o falecido tinha realmente seguro de vida naquela seguradora. Oras, pedir a apólice de seguro? Mas a seguradora não tem? Pensei eu…

Em alguns minutos uma das filhas pede para que eu enviasse a apólice de seguro a ela. Saí então de meu lazer e fui ao meu escritório. Chegando lá, enviei a apólice a ela e entrei no portal da seguradora, a fim de fazer as devidas verificações. E, para a minha surpresa, o seguro do sr. José constava como CANCELADO ( !? ). Cancelado? Perguntei a mim mesmo…

O sr. José era um daqueles clientes em que eu imprimia a apólice, imprimia o carnê e levava a ele, em mãos. Ele tinha o seguro de vida e o seguro do carro comigo na mesma seguradora. Como a data de pagamento da primeira parcela não coincidia com a data que ele recebia o salário, eu sempre pagava a primeira parcela e depois ele me reembolsava. E sempre foi assim… sempre foi assim, até que ele se aposentou e foi morar em seu sítio. O sr. José era zelador de um prédio. Nesta mudança, ele então resolveu alterar seus seguros para débito em conta, e assim fizemos. Orientei-o em relação às autorizações de débitos e assim ele fez. Inclusive me enviou o "print" de sua conta corrente, para me informar que o procedimento havia sido feito. Confirmei depois no portal da seguradora e estava tudo certo. E, caso os valores não fossem descontados de sua conta, com certeza ele me informaria.

Bom, eu então fui ao meu escritório nesta manhã de Sábado. Apólice cancelada no portal da seguradora, e agora? Informei a uma das filhas que o seguro dele estava indevidamente cancelado. Informei isso com toda a propriedade, pois eu tinha a absoluta certeza que o seguro estava pago. Me questionaram então: – “Marcelo, e como faremos para enterrar meu pai? Estávamos contando com a assistência funeral do seguro”…

Que situação meu Deus, eu pensei. Falei a ela:

“Faremos o seguinte, me informe seu Pix. Eu farei agora uma transferência para sua conta, no valor da assistência na apólice. Assim que resolvermos esta situação e a seguradora lhe pagar, você me devolve o dinheiro, ok?”

Fiz então a transferência e entrei no saldo negativo, mas fiquei aliviado.

Na segunda feira uma das filhas me envia todos os comprovantes de pagamento do seguro de seu pai. E, o seguro estava RIGOROSAMENTE em dia. Abri uma ocorrência na seguradora e fiquei aguardando a análise.

Passam-se os dias, e a análise continua… passam-se mais dias e a análise continua… Paralelamente a isso, uma das filhas do falecido acionou o SAC da seguradora e já estava em contato com um advogado, pois além dos valores do seguro, ela queria também acionar a seguradora por danos morais.

Passados quase um mês, finalmente a seguradora indenizou a família, fez o reembolso do funeral e uma das filhas, conforme combinado, me devolveu os valores que eu havia emprestado.

E, caso vocês não acreditem, ninguém da seguradora entrou em contato com a família para explicar o que houve e pedir desculpas, como também ninguém da seguradora agradeceu o meu empenho e nem um “tapinha” nas costas eu recebi. Mas, ok, a vida nos ensina.

E vocês, pensam que acabou por aqui? Acabou não meus amigos!! Vocês acreditam que dois meses após este sinistro, eu recebi da seguradora 3 telefonemas da área de cobrança, informando que o seguro de vida do sr. José estava com 2 parcelas pendentes de pagamento? Acreditam nisso? Juro que é verdade! E nestas 3 vezes, eu , muito educadamente informei que o segurado havia falecido e o sinistro já havia sido pago. Vejam, me telefonaram 3 vezes. Recebi também um e-mail da área de cobrança, respondi este e-mail também educadamente, informando a respeito.

E, pensam que acabou?

Passados 20 dias da última ligação, recebo outro telefonema da área de cobrança da seguradora. A atendente era a mesma da segunda ligação, pois eu registro tudo em meu escritório. Ela novamente me informa a respeito da inadimplência do seguro de vida. Mas desta vez fiz diferente, o sarcasmo me subiu à cabeça e eu perguntei a ela se não seria melhor ela mesma ligar para o segurado. Ela concordou e então passei 2 telefones de 2 cemitérios a ela ( obviamente não disse que os telefones eram de cemitérios ) e disse: – “Tente estes dois números, se ele não estiver em um, certamente está no outro” .

Acredito que ela tenha ligado, pois depois disso, ela não me ligou mais.

E, pensam que acabou? Acabou não! Acabei agora mesmo de receber outra ligação da seguradora informando a respeito da inadimplência deste seguro, e, educadamente reiterei que o segurado já havia falecido e a família indenizada…

Se me ligarem novamente, nem sei mais o que fazer ou dizer…Afinal é uma tremenda falta de organização e falta de respeito, isso sim.

Enquanto o segurado estava vivo, a apólice estava cancelada. Depois que o segurado morre, a apólice fica ativa.

Marcelo Monteiro-Corretor de Seguros
Santos-SP