Brasil,

Semana Mundial do Meio Ambiente: O setor mineral pode ser verdadeiramente sustentável?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bianca Talarini Tresca
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

*Gustavo Emina e Newton de Souza Jr.

A Semana Mundial do Meio Ambiente, comemorada no início de junho, tem como objetivo promover ações sociais a respeito da preservação dos recursos naturais e conscientizar a população sobre os graves problemas ambientais enfrentados ao redor do mundo. O período ainda funciona como um lembrete de que todos desempenham um papel importante na sustentabilidade, seja por meio de gestos simples aplicados no dia a dia ou através de grandes ações empresariais que buscam evitar impactos negativos no meio ambiente.

Companhias dos mais variados setores da economia estão moldando suas práticas de acordo com os pilares do ESG, agindo de modo ético e transparente, e adotando tecnologias com impacto positivo no meio ambiente. Neste contexto, a mineração sustentável engatinha. O segmento mineral é um dos que mais possui oportunidades não aproveitadas para ganhos ambientais.

O conceito de “waste to value” (do lixo ao valor, traduzido livremente) é o fio condutor da sustentabilidade neste setor. É a transformação de resíduos, que seriam descartados, em recursos economicamente ativos. Ao adotar o “waste to value”, as companhias promovem o reaproveitamento de matérias naturais, preservam os recursos ainda não explorados e impulsionam a criação de novas possibilidades de negócios. Além disso, o setor ainda ganha com enormes oportunidades de carbono evitado, economia de água e reaproveitamento de matéria prima.

Mas isso não é tudo. Produtos oriundos da mineração também têm um importante papel na transição energética pela qual passa o planeta. Pensando nisso, algumas empresas desenvolveram tecnologias inovadoras e sustentáveis para o setor minero-siderúrgico, como a New Wave, holding global que criou uma técnica disruptiva e com patente verde para a segregação de minerais por meio de micro-ondas: o Método Wave. O processo não exige a existência de uma barragem de rejeitos, pois ele permite o reaproveitamento dos resíduos depositados nas barragens existentes e nas pilhas secas de minérios descartados. Por fim, ainda possibilita uma inédita segregação de diferentes minerais estratégicos de forma sustentável, já que 99% dos ácidos utilizados são reciclados e recirculados, sem a dispersão destes no ambiente.

Outras companhias da cadeia mineral também estão utilizando tecnologias baseadas em Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (aprendizado de máquina) para tornarem seus processos mais sustentáveis, garantindo a eficiência ecológica de projetos de mineração, auxiliando as equipes a identificarem e evitarem situações de risco, além de tomarem decisões mais acertadas sobre a diminuição de seus impactos no ambiente.

Quando empregadas ao longo de toda a cadeia produtiva, essas ferramentas podem ser o caminho para um amanhã mais consciente e verdadeiramente ecológico. O futuro do segmento é bastante promissor, mas é preciso que as companhias tirem o discurso da sustentabilidade do papel e passem a aplicá-lo de forma genuína e responsável.

*Gustavo Emina é Fundador e CEO, e Newton de Souza Jr. é Diretor Jurídico e de Sustentabilidade da New Wave, holding global de tecnologia sediada em Luxemburgo e focada no desenvolvimento de rotas e tecnologias inovadoras e sustentáveis para o setor minero-siderúrgico. A companhia é detentora das marcas New Wave Tech, centro tecnológico dedicado à pesquisa e evolução de novas técnicas sustentáveis para mineração e recuperação de diversos minerais estratégicos contidos em rejeitos ou depósitos marginais; Wave Nickel, focada no processamento sustentável de níquel por meio de uma rota industrial disruptiva; e Wave Aluminium, focada no processamento revolucionário dos rejeitos de bauxita.  


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar