As tendências para o mercado de seguros

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  /Cqcs/

Em painel que discutiu as tendências para o mercado de seguros nos próximos anos, durante a 7ª Convenção Nacional Lojacorr – LC Summit, seguradores e executivos das empresas que prestam serviços para o mercado demonstraram otimismo sobre o futuro do mercado.

O CEO da Ituran, Amit Louzon, por exemplo, afirmou que há uma grande oportunidade para seguradoras e Corretores no segmento de carros populares, a partir da redução de impostos e do preço desses veículos. “O preço do seguro para esse tipo de carro é ainda muito alto. A maior parte tem uma exposição ao risco muito alta. Muitos proprietários acabam contratando a proteção veicular”, frisou.

Segundo ele, o cliente que tem um carro popular quer contratar um seguro, mas “não tem oportunidade nem alternativas”.

De acordo com o executivo, muitos moram em locais perigosos, onde é elevado o índice de roubos ou furtos de peças. Diante desse cenário, as seguradoras buscam oferecer opções como seguros com pagamento mensal. “A tecnologia pode ajudar muito. Em 2022 já houve crescimento da base de segurados. E em 2023, 2024 e 2025”, pontuou.

Opinião semelhante tem o vice-presidente da Maxpar, Eduardo Borges. Segundo ele, a tecnologia vai impactar, inclusive, a forma como o Corretor de Seguros atua, na assessoria aos clientes. “Com o avanço dos carros elétricos ou autônomos, a indústria automotiva vai oferecer ao dono do veículo, por exemplo, as opções de forro do teto de vidro para escurecer ou de painel de led. O Corretor terá que estar antenado, assim como as empresas que prestam serviço no setor, para indicar as melhores opções para o cliente”, observou.

Ele acentuou ainda que, com o avanço da tecnologia embarcada, será preciso medir os possíveis impactos na frequência do sinistro, no processo de reparação do veículo nas oficinas. “Tem muita coisa interessante vindo por aí. Precisamos estar na vanguarda, trazendo informação para a sociedade”, acentuou.

Já o diretor de Mercado e de Tecnologia da Seguros Unimed, Wilson Leal, disse que o grupo aposta na diversificação como tendência que deve se fortalecer nos próximos anos. “Estamos indo bem em seguros de vida, na previdência complementar e no odonto. Colocamos nosso time em campo para oferecer muitas novidades e inovações”, observou.

Por sua vez, o diretor Comercial da Mitsui Sumitomo, Flávio Zoppelo, explicou que a empresa aposta nas parcerias para fortalecer sua participação no mercado brasileiro. “No seguro empresarial, por exemplo, onde o mercado está hard, aumentamos a cooperação com resseguro. Mas, a grande parceria desde 2020 vem sendo feita com o Corretor na precificação do seguro auto. Há também parceira na assistência 24 horas, segmento em que muitas seguradoras são acionistas”, disse o executivo