3 maneiras de como o ChatGPT pode ajudar organizações sociais

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Camila Pessanha

3 maneiras de como o ChatGPT pode ajudar organizações sociais

Empreendedor social explica como Inteligência Artificial pode ser útil para OSCs

O lançamento e posterior popularização do ChatGPT, plataforma de chat desenvolvida pelo laboratório de pesquisa em Inteligência Artificial norte-americano OpenAI, vem despertado para muitas discussões envolvendo seu uso em diversos segmentos. O terceiro setor, como tantos outros, também pode se apropriar da ferramenta para expandir sua atuação, na visão de Ruy Fortini, CEO da socialtech catarinense Doare e empreendedor social.

“A Inteligência Artificial já era uma realidade há muito tempo no mundo da tecnologia, mas mais recentemente plataformas mais ágeis e acessíveis tornaram possível que vários tipos de negócios utilizassem essas ferramentas”, explica Ruy.

Com base em conceitos de "machine learning" (ou aprendizado de máquina) a tecnologia usa um algoritmo para processar enormes quantidades de texto de fontes diversas, como livros, artigos, sites e redes sociais. Isso permite aprender as regras da linguagem e como as palavras se relacionam entre si em diferentes contextos.

Com esse conhecimento, a Inteligência Artificial entende o que está sendo perguntado ou dito e gera uma resposta adequada. É importante destacar que a capacidade de gerar respostas não se baseia em uma busca na internet, mas sim em uma compreensão prévia dos textos que foram utilizados na construção da IA.

Como o ChatGPT pode ajudar organizações sociais

A mais popular plataforma vinculada ao método da Inteligência Artificial, o ChatGPT, pode contribuir para as atividades de organizações sociais por meio de algumas estratégias. Ruy Fortini separou 4 delas aqui abaixo.

1. O ChatGPT pode te ajudar a elaborar textos de marketing para sua organização

Organizações da sociedade civil, em geral, precisam muito da utilização de textos de marketing para atingir os seus principais stakeholders, isto é, executivos que querem tratar de pautas relacionadas à agenda ESG, demais pessoas interessadas em filantropia etc.

“O ChatGPT pode ser um bom auxiliar para tecer conteúdos persuasivos, com base nas necessidades específicas das OSCs, destinados às redes sociais, mailings específicos, dentre outros fins”, explica Ruy. “Com os direcionamentos adequados, isto é, informações mais precisas e específicas a serem enviadas ao chatbot, é possível construir textos melhores, mais claros, objetivos e eficientes para este objetivo”, completa.

2. O ChatGPT pode ser uma mão na roda na hora de tecer textos explicativos

Explicar a missão da sua organização filantrópica pode não ser tão simples quanto se pensa num primeiro momento. “Esta é uma etapa importante na trajetória de qualquer OSC. Saber dizer quais suas principais atribuições, projetos, responsabilidades, de forma cristalina, é uma ferramenta importante para se conectar com as pessoas e outras organizações”, opina Ruy.

O chatbot desenvolvido pela OpenAI pode ser útil para isso, ao simplificar textos relativamente complexos e com muitos detalhes. Por meio de prompts (isto é, comandos de ação na plataforma, também chamado de texto de entrada) que conduzam a AI a resumir e melhorar determinados conteúdos, é possível elaborar melhores textos explicativos sobre as OSCs. A ferramenta também pode auxiliar com demais textos explicativos.

3. O ChatGPT pode te auxiliar na escrita de textos noticiosos para sua organização

Organizações filantrópicas tendem a produzir um número considerável de fatos noticiosos. “Quais ações estão sendo tomadas, quais projetos estão em desenvolvimento, quais encontros estratégicos estão sendo preparados… Tudo isso é pauta e merece ser compartilhado”, destrincha o CEO da Doare.

No entanto, não são todas as pessoas que atuam em OSCs que possuem as habilidades técnicas necessárias para elaborar textos noticiosos. “O ChatGPT, como outras plataformas de AI focada em escrita, conhece certos padrões de textos vinculados à mídia e pode contribuir para produzir textos noticiosos, com informações previamente disponibilizadas nos textos de entrada”, explica Ruy. Desta forma, é possível elaborar materiais com viés de notícia para ser enviado a públicos estratégicos das organizações.

Sobre a Doare

A Doare é uma socialtech especializada em doações online que oferece soluções de captação de recursos para organizações filantrópicas. Fundada em 2012 por Ruy Fortini, a empresa já arrecadou mais de R$ 100 milhões em doações e hoje conta com 4.500 organizações