Brasil,

A inteligência artificial vai construir a reputação da sua marca

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Milena Job
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Luis-de-Magalhaes Luis-de-Magalhaes

* Luís de Magalhães

A inteligência artificial entrou definitivamente no hype. Furando a bolha do LinkedIn, o assunto já é debatido em lugares menos mercadológicos, como escolas, almoços em família e mesas de bar. Com esse avanço tão rápido, é inevitável que as marcas comecem a olhar para essa tecnologia de uma maneira mais estratégica, pensando em como ela pode ser útil para sua reputação.

Cada vez mais o mercado está entendendo o quanto o poder reputacional das empresas influenciam em vendas, credibilidade e fidelização de clientes. De acordo com um estudo realizado pela Ad Age, 71% dos executivos de marketing estão preocupados em gerenciar a reputação de suas marcas. Entretanto, a pesquisa revela que 67% dos entrevistados acham difícil identificar profissionais com experiência em gerenciamento de reputação.

Neste cenário, entra a queridinha do momento: a inteligência artificial. A IA pode ajudar a identificar tendências e padrões em grandes quantidades de dados, permitindo que as empresas analisem e monitorem as conversas e os sentimentos do público em relação à sua marca em tempo real.

Além disso, a tecnologia pode ajudar as marcas a antecipar problemas potenciais e crises de reputação, permitindo que elas tomem medidas preventivas para evitar danos significativos. Por exemplo, o monitoramento das redes sociais em busca de comentários negativos ou menções de problemas com produtos ou serviços da marca pode ser feito de maneira automatizada, permitindo que a empresa responda rapidamente e aborde a situação antes que ela se torne uma crise.

A IA também pode ajudar as marcas a personalizar e melhorar a experiência do cliente. Com base em dados de comportamento do consumidor, podem ser fornecidas recomendações personalizadas para os clientes, melhorando a satisfação dos usuários e, consequentemente, a reputação da marca.

No entanto, é importante lembrar que a IA é apenas uma ferramenta e não pode substituir o papel humano no gerenciamento da reputação de uma marca. Ela leva até a página 2 de uma gestão de reputação. As outras páginas precisam, definitivamente, de profissionais capacitados e experientes em reputação corporativa. No entanto, é indispensável que esses profissionais dominem a tecnologia cada vez mais para, não somente otimização de tempo, mas prevenção e planejamento estratégico.

Assim, o mercado de comunicação e marketing chega talvez no momento de mudança mais crucial desde a popularização das redes sociais. Cabe aos profissionais deste segmento entenderem como melhor capitalizarem a tecnologia.

* Luís de Magalhães é sócio e head de PR da MOTIM. Com mais de 10 anos de mercado, já trabalhou na reputação de grandes marcas como Samsung e Citroën no Brasil e na América Latina.

Na aceleradora é responsável por criar estratégias de reputação para empresas de inovação e tecnologia que estão revolucionando o mercado, como NotCo, Glorify e Freeletics.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar