Brasil,

Dia do Refugiado: como a tecnologia pode absorver talentos e diversidade

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carolina Venciguerra Monteiro
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Segundo dados divulgados em dezembro de 2021 pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Brasil abrigava mais de 1,3 milhão de imigrantes e refugiados, vindos de diferentes nacionalidades por situações de pobreza, violência, fome e vulnerabilidade social. Mas os números vêm subindo desde então.

No início deste ano, o Governo Federal revelou um acúmulo inédito de pedidos de refúgio. Ao todo, foram 134 mil solicitações. O aumento no volume de migrações de venezuelanos, manutenção das rotas para os haitianos e a guerra na Ucrânia são alguns dos motivos para isso.

A qualidade de vida e a empregabilidade dessas pessoas no país é uma das principais questões uma vez que elas consigam regularizar seu status e recebam o Registro Nacional de Estrangeiro (RNE). "As pessoas saem dos seus países em busca de oportunidades no Brasil mas, na maioria das vezes, continuam em situação de vulnerabilidade e subempregos por barreiras linguísticas e preconceitos em processos seletivos por conta de seu perfil", afirma Bruna Amaral, CEO da Toti Diversidade, startup acelerada pelo InovAtiva de Impacto em 2020, que trabalha com ensino e inclusão de pessoas refugiadas e migrantes no mercado de trabalho de tecnologia.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) que revelou o perfil socioeconômico dos refugiados no Brasil, a grande maioria dos entrevistados demonstrou capital linguístico e escolar acima da média brasileira ou, se feito o recorte de população negra e parda, muito acima. Ao todo 34,4% dos refugiados concluíram pelo menos o Ensino Superior, até a pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado), contra 15,7% da população brasileira que finalizou o mesmo nível de ensino.

"Esses dados demonstram que a falta de escolaridade não é o empecilho para a contratação desse grupo de pessoas no Brasil. O que falta é o preparo e políticas dentro das empresas para absorver essa força de trabalho desperdiçada", diz a CEO. Em busca de uma solução para o problema, a equipe da Toti encontrou uma saída na área da tecnologia.

Segundo Caio Rodrigues, Diretor de Negócios da startup, a área da programação e TI é uma grande oportunidade para migrantes e refugiados no Brasil. "Esse é um segmento que está em crescimento exponencial, muitas vezes com mais vagas do que profissionais para preenchê-las. Além disso, a faixa salarial é significativa, proporcionando assim uma renda suficiente para que essas pessoas tenham uma vida digna."

Além disso, o compromisso ESG (sigla em inglês para Governança Ambiental, Social e Corporativa) firmado por empresas globalmente abre portas para que grandes corporações invistam em pluralidade em seus quadros de funcionários.

"Precisamos aproveitar esse tipo de oportunidade no mercado para mostrar o potencial que os estrangeiros podem trazer ao crescimento dos negócios no Brasil. Equipes diversas, compostas por pessoas vindas de diferentes contextos, proporcionam mais dinamismo, novas ideias e soluções para o consumidor", explica o profissional.

A Toti Diversidade trabalha dos dois lados da moeda: oferece formações gratuitas na área de tecnologia para refugiados e migrantes em situação de vulnerabilidade, enquanto monta bancos de talentos para seus clientes – empresas que buscam por esse perfil de profissionais. "Já impactamos 659 pessoas diretamente e mais 3 mil indiretamente, desde nossa fundação em 2019. Com atuação em todo Brasil, já trabalhamos com pessoas vindas de 35 nacionalidades, conseguimos gerar o aumento médio de renda para os profissionais contratados de 200%”, comemora Bruna.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar