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Como a tecnologia ajuda a reduzir as burocracias do RH?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Cinthia Guimarães
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Por Érico Almeida

Falar sobre a área de recursos humanos costuma ser sinônimo de burocracia, mas isso não precisa mais ser assim. Nos últimos anos, o RH vem adquirindo cada vez mais relevância estratégica dentro das companhias. Afinal, o setor é responsável por auxiliar na atração e retenção de talentos, ações em prol da melhoria da produtividade, e o fortalecimento da cultura organizacional. Contudo, não podemos deixar de lado as complexidades que acometem as atribuições destinadas para este departamento que, certamente, podem se tornar mais fluídas com o apoio da tecnologia.

Assim como diversos segmentos que estão sendo impactados com os avanços da transformação digital, com o RH não seria diferente. E pode até parecer redundante essa afirmação, mas que a tecnologia veio para nos ajudar, isso é um fato. Tendo em vista que não há para onde fugir quando se trata das responsabilidades do setor, a estratégia é se adaptar e buscar alternativas eficientes – algo que os recursos tecnológicos auxiliam.

Como prova disso, uma pesquisa realizada pela TalentSoft constatou que, para 74% dos profissionais de RH, a tecnologia se tornou uma prioridade em suas organizações. Além disso, o estudo também identificou que 62% dos entrevistados afirmam que o uso dessas ferramentas aumentou a sua satisfação no trabalho.

Os dados em si refletem o atual cenário que estamos inseridos e que se transformou, principalmente, após a pandemia. O setor de RH sempre teve a necessidade de se adequar perante as mudanças da sociedade, mas esse desafio se tornou ainda mais acentuado durante a crise sanitária. Mesmo agora tendo passado o período crítico, diversas organizações ainda sofrem com outro obstáculo, que é a descentralização das informações que impedem uma visão ampla acerca do desenvolvimento da empresa.

Levando em conta que cada negócio possui sua própria cultura e método operacional, o uso da tecnologia por meio de softwares embasados no conceito All in One (tudo em um) pode ajudar a transformar a gestão do setor RH, sobretudo, a reduzir as burocracias que fazem parte da rotina da área.

Mas, é aquela coisa, como garantir que o uso dessas ferramentas será benéfico para a organização? Antes de tudo, é fundamental compreender que, ao trazer um sistema de gestão voltado para o departamento pessoal, a empresa investirá em melhorias significativas em seus processos.

Na prática, esses resultados podem ser mensurados em aspectos essenciais, como: segurança, uma vez que são atendidos os critérios da LGPD e as informações passam a ter um rigoroso controle e fiscalização; redução de custos, com o qual a empresa passa a usar apenas uma única ferramenta para administrar as funções, sem a necessidade de recursos adicionais; escalabilidade, possibilitando operar com informações consistentes que garantam o seu crescimento; e integração de setores, tornando-se mais prático visualizar o que cada área está realizando, a fim de padronizar os processos.

E, por falar em padronização, a partir do uso de uma ferramenta que ajude nessa tarefa, reduz-se amplamente a sucessão de erros e falhas que podem prejudicar o setor de RH. Ao encaixar cada peça em seu lugar, tornam-se mais efetivas as ações realizadas pela empresa em caráter humanitário, assim como uma melhor comunicação da área com os demais colaboradores, que passam a se sentir motivados em dar retorno para a companhia.

Sendo assim, é impossível eliminar totalmente as burocracias que envolvem a área de RH, considerando que o setor lida com questões tanto internas quanto externas. No entanto, a partir do uso da tecnologia como a principal aliada nessa jornada, é possível mapear os fluxos e processos, a fim de identificar qual o melhor caminho a ser seguido em busca de resultados mais assertivos.

Como apontado no início, engana-se quem pensa que o RH continua sendo um setor voltado para funções administrativas diárias. Hoje, sua participação na empresa possui alta relevância em ajudar a organização atingir resultados ainda mais promissores, tendo a tecnologia como sua grande aliada. Entretanto, como tudo na vida, é preciso mudar e se adaptar mesmo que cause desconfortos, afinal, com grandes sacrifícios, vêm grandes vantagens.

Érico Almeida é sócio-gerente do Grupo Skill, empresa especializada na prestação de serviços para as áreas de contabilidade, tecnologia, gestão de pessoas e financeiro.

Sobre o Grupo Skill

Desde 1979, o Grupo Skill tem a missão de fornecer aos seus clientes o mais alto nível de excelência na prestação de serviços. Com ética, profissionalismo e precisão, a empresa planeja e desenvolve soluções para gerar o valor que as empresas precisam. Seus escritórios, localizados em São Paulo e Goiânia, são preparados para dar todo o suporte necessário para a equipe de profissionais que atua em todas as regiões do Brasil.


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