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Dívida Técnica: custos e ineficiências tecnológicas ocultas nas empresas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dani Portela
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Dívida Técnica: custos e ineficiências tecnológicas ocultas nas empresas

por André Cilurzo*

Com o aumento do uso de diferentes sistemas nas empresas, a dívida técnica, definida como o acúmulo de sistemas legados e aplicativos que são difíceis de manter e suportar, bem como códigos mal escritos ou implementados às pressas que aumentam os riscos ao longo do tempo, não é mais apenas um problema “técnico”, tornando-se uma questão de negócios que pode trazer sérias consequências para as organizações.

Por isso, é crucial a redução das chamadas dívidas técnicas visando reduzir os riscos de imagem junto a clientes e multas por órgãos reguladores e, principalmente, perda de receita.

Mas, lidar com a dívida técnica pode ser um desafio, especialmente para equipes de TI sobrecarregadas e com falta de profissionais. Isso porque essas equipes estão encarregadas de manter sistemas antigos e, ao mesmo tempo, aprender novas estruturas, linguagens e novos desenvolvimentos.

Diante deste cenário, é preciso ficar atento aos sinais de alerta. Os profissionais podem reclamar que a tecnologia que usam é complicada, demorada e prejudica o desempenho do trabalho. Já os clientes podem descrever os aplicativos como desajeitados, cheios de bugs e desatualizados. Se essas reclamações parecem familiares, então é hora de agir. Existem três opções que as empresas podem considerar antes de começarem a reduzir sua dívida técnica, conforme elencado abaixo.

Revisão de códigos: um dos principais componentes da redução da dívida técnica é ter uma compreensão clara dos problemas e desafios subjacentes em um ou vários aplicativos. Isso pode envolver uma análise abrangente da infraestrutura da tecnologia atual, identificando sistemas e processos que estão causando mais problemas, o que ajudará a priorizar os esforços de modernização, garantindo que os problemas mais críticos sejam resolvidos primeiro.

Realização de workshops: fornece um roteiro para esforços de modernização, incluindo o desenvolvimento de um plano detalhado descrevendo as etapas necessárias para melhorar a infraestrutura de tecnologia. Esse processo também tem como foco informações sobre práticas recomendadas para modernizar os sistemas legados, otimizar o desempenho de aplicativos e melhorar a experiência do cliente e do funcionário.

Implantação de um programa de modernização de aplicativos: pode gerenciar o processo de admissão, governança, arquitetura técnica, DevOps e desenvolvimento de ponta a ponta, reduzindo riscos, acomodando mudanças e proporcionando melhores experiências de clientes e funcionários.

Como vimos, os desafios técnicos podem afetar significativamente o desempenho, a estabilidade de operações críticas, a segurança dos dados e a privacidade, sendo essencial que sejam resolvidos antes que causem prejuízos. Assim como dívidas financeiras, é fundamental que as organizações enderecem e gerenciem este crescente problema, evitando que a dívida técnica se torne insustentável e impacte clientes e colaboradores, bem como gere prejuízos aos acionistas.

*André Cilurzo é diretor de privacidade de dados e atendimento à LGPD na Protiviti Brasil, empresa especializada em soluções para gestão de riscos, compliance, ESG, auditoria interna, investigação, proteção e privacidade de dados.

Sobre a ICTS:

A ICTS é uma empresa brasileira de consultoria, auditoria, tecnologia e serviços, estabelecida no Brasil desde 1995.

Com o propósito de ajudar a criar um mundo onde as relações são construídas com confiança e sustentabilidade, atua no mercado com as marcas ICTS Security, ICTS Protiviti, Aliant e ForExperts, provendo expertise, soluções digitais e treinamentos especializados para gestão de riscos e performance, compliance, ESG, cibersegurança, privacidade, auditoria interna e investigação empresarial.

Reconhecida com o selo Pró-Ética desde 2015, conta com cerca de 500 profissionais e serve a mais de 1.000 clientes, incluindo 58% dos 200 maiores grupos empresariais do Brasil1, a partir de seus escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Barueri.

A ICTS é uma firma membro da Protiviti2.

1: Exame – 200 maiores grupos empresariais do Brasil conforme o guia Melhores & Maiores 2021.

2: A Protiviti Inc. é uma empresa global, com 85 escritórios em 25 países e mais de 7.000 profissionais que atendem a 60% das empresas da FORTUNE 1000®. Reconhecida como Great Place To Work e com faturamento anual superior a USD 1,5 bilhão, atua por meio de uma rede de subsidiárias e firmas-membro independentes.


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