Brasil,

Como boas gestões estão alavancando as maiores empresas do mundo?

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Letícia Santos Longo
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

*Por Alberto Vargas

Atrás de uma organização de sucesso, existe uma boa gestão. Pessoas que possuem fortes qualidades que, quando aplicadas aos seus empreendimentos, transformaram pequenos negócios em empresas reconhecidas e fundamentais para os dias de hoje. Por isso, ser um bom gestor vai além do que conseguir gerir pessoas e setores, é preciso ser uma liderança que toma decisões coerentes, promove um ambiente de trabalho positivo e produtivo e maximiza a produtividade e desenvolvendo as habilidades e o potencial de seus funcionários.

De acordo com o Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs (IODE-PMEs), em 2022, pequenas e médias empresas brasileiras tiveram uma expansão de 1,9%. Essa valorização é uma junção de diversos fatores, dentre eles, uma boa liderança. Uma boa gestão pode alavancar uma empresa maximizando seus recursos, otimizando processos e alinhando os esforços dos funcionários para atingir os objetivos organizacionais. O gerenciamento eficaz garante que recursos como capital financeiro, capital humano e tecnológico sejam utilizados de forma eficiente e eficaz.

Organizações como Tesla, Amazon, Facebook, Google, Apple e Uber compartilham gestores com vários traços comuns, dentre eles, a mentalidade visionária e inovadora, com pensamentos ambiciosos que não têm medo de correr riscos. São pessoas que estão sempre buscando novas oportunidades e ultrapassando seus limites. Outro ponto importante é a priorização da satisfação do cliente na entrega de produtos ou serviços final.

Contratar e reter talentos excepcionais pode fazer a diferença entre uma empresa que consegue superar os desafios e uma que luta para se manter competitiva. Uma boa gestão é crucial para o sucesso organizacional, impulsionando o crescimento, garantindo operações eficientes e criando um ambiente de trabalho positivo. Quando os funcionários pensam como proprietários, eles se tornam mais engajados, tomam iniciativa e contribuem para o desempenho e o sucesso geral da empresa.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, um empreendimento que está passando por uma situação difícil, pode ser visto como uma oportunidade. Em situações em que uma organização atravessa um período de instabilidade, uma boa equipe de gestão pode desempenhar um papel crucial para reverter a situação, com os seguintes processos:

- Avaliações;
- Operações de reestruturação;
- Melhoria de procedimentos internos;
- Implementação de medidas de redução de custos;
- Aumento do envolvimento dos funcionários;
- Exploração de novas oportunidades de mercado.

Também é possível destacar alguns exemplos de organizações que alavancaram boas práticas de gerenciamento, como as estratégias de design colaborativo e marketing de produtos da Apple.

É necessário ter uma perspectiva voltada para o futuro e, ao mesmo tempo, focar nos resultados presentes. Embora atingir metas de curto prazo e entregar resultados imediatos seja crucial, se concentrar apenas no presente sem considerar o futuro pode te fazer perder oportunidades de longo prazo e não antecipar possíveis desafios.

No lugar de basear seus planos exclusivamente no orçamento do ano anterior, as lideranças consideram diferentes cenários potenciais. Essa prática envolve a análise de diferentes possibilidades e a preparação de estratégias contingenciais para lidar com diferentes condições econômicas, mudanças no mercado ou eventos imprevistos. Isso permite que a empresa evite paralisações não planejadas, reduza custos com reparos emergenciais e mantenha a eficiência operacional.`

Por fim, o sucesso de uma boa equipe pode ser medido por meio de vários indicadores-chave de desempenho (KPIs) e resultados. Dentro desse grupo estão os indicadores financeiros e indicadores operacionais.Ter uma equipe de alta qualidade é fundamental para o sucesso de uma organização, especialmente em tempos de dificuldades e volatilidade.

Sobre Alberto Vargas

Jorge Alberto Vargas é formado em Master Business Administration pela Universidade de Warwick na Inglaterra. Possui experiência em gerência de finanças, planejamento, contabilidade, compliance e no desenvolvimento de equipes de alta performance. Já ajudou diversas empresas de diferentes tamanhos a atingir objetivos de inovação, custos e crescimento. Antes de morar no Brasil, trabalhou em mercados do México, Colômbia, Venezuela e Peru, sempre buscando entender a necessidade das empresas e a realidade econômica de cada país.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar