Por qual motivo as marcas devem investir em estúdios corporativos?

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Flávia Pereira Rangel

*Por Ilson Brancaleoni, engenheiro de pré-vendas de mídia e entretenimento da Seal Telecom Convergint

Segundo uma pesquisa da Comscore, o Brasil é o terceiro país que mais utiliza redes sociais no mundo. Dentre elas o YouTube, Facebook e Instagram são as mídias mais acessadas pelos usuários, com alcance de 96,4%, 85,1% e 81,4%, respectivamente. Porém, em relação ao tempo de utilização, Instagram e YouTube são as principais. Além disso, conforme o levantamento feito pela Kantar IBOPE Media, os vídeos atingiram 99% dos brasileiros em 2022.

As informações acima demonstram o quanto a busca por conteúdos em vídeos têm grande apelo do público brasileiro. Porém, para prender a atenção do usuário é necessário produzir assuntos de qualidade e investir em um cenário que auxilie na composição dos materiais com credibilidade. Também recomenda-se que esses conteúdos sejam produzidos em um espaço específico, como um estúdio corporativo, que contenha equipamentos para gravação audiovisual.

Abaixo listei algumas ferramentas que podem ser adotadas pelas empresas para criar um cenário atraente aos seus clientes:

Câmeras e tripés: câmeras com captação e lentes em HD e/ou 4K juntamente à estabilidade fornecida pelos tripés são os primeiros equipamentos a ser pensados;

Microfones e mixers de áudio: apesar da maioria das câmeras fazer a captação de áudio, o uso dos microfones ajuda a manter a qualidade do áudio do locutor. Já os mixers garantem que tudo esteja padronizado, levando em consideração o volume e timbre, por exemplo, além de permitir a inclusão de efeitos e ajustes adicionais nos sinais de áudio captados pelos microfones;

Equipamentos de iluminação: de maneira geral, utilizam-se três tipos de iluminação: luz principal, luz de preenchimento e contra-luz. Se houver janelas no espaço, vale a pena contar com bloqueadores de luz natural para garantir o melhor efeito. Dependendo do tamanho do espaço e do tipo de conteúdo que será produzido, pode ser necessário o uso de uma mesa de controle de iluminação;

Planos de fundo: podem ser feitos de tecido, porém exigem um espaço maior para funcionarem bem, uma das opções existentes para utilizar nesse formato de fundo são as cores sólidas, que criam uma impressão de infinitude.

Caso seja algo que a empresa ache necessário, outra ferramenta que auxilia no plano de fundo é o chroma key, uma tela azul ou verde que compõe o cenário da gravação e pode simular fundos, garantindo mais qualidade e o resultado desejado sem grandes deslocamentos.

Há também uma opção de cenário bastante usada que é o videowall – grandes monitores de LED ou TVs que podem exibir diversos tipos de imagem durante a gravação, simulando, inclusive, cores sólidas - que pode ser utilizado para inserção de informações de destaque;

Teleprompter: é responsável por disponibilizar o texto na velocidade determinada para uma boa leitura e garante que o locutor esteja sempre olhando para a câmera. Alguns modelos são utilizados em conjunto com smartphones ou tablets;

Switchers: todos os equipamentos de captação de áudio e de vídeo são centralizados no switcher, que combina e seleciona o que será produzido, permitindo adicionar efeitos visuais. Determinados equipamentos possibilitam, inclusive, que o conteúdo final seja gravado ou transmitido ao vivo para plataformas de distribuição como mídias sociais e canais do youtube;

Trilhos (ou Grid) de iluminação: nas estratégias de iluminação, o grid auxilia na montagem do set de iluminação de forma mais eficiente, dá destaque ao que se deseja, deixa a luz do ambiente mais uniforme e otimiza o espaço uma vez que os equipamentos de iluminação serão posicionados no grid (teto). Podendo ser composto por diversas combinações de lâmpadas frias ou quentes que simulam cores para o cenário da gravação.

Por fim, a posição de destaque nas mídias aumenta a competitividade das marcas nesses canais. Então, buscar estratégias inteligentes para aumentar e reter engajamento é de extrema importância para as empresas. Por isso, é primordial estar atento às tendências das redes sociais.