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Seguro convencional ou proteção integrada?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Cadu Freitas
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Seguro convencional ou proteção integrada?

A importância de focar na proteção de um produto ou serviço

Diferentemente dos seguros convencionais com apólices genéricas que não oferecem cobertura relevante, a proteção integrada permite que as queixas sejam resolvidas sem travas e que os pagamentos de reembolso sejam imediatos.

Uma passagem de avião, um eletrodoméstico ou uma entrada para ver um espetáculo… dar suporte a qualquer tipo de investimento é fundamental para que os consumidores obtenham tranquilidade. Mas qual é a melhor opção para consegui-la? As seguradoras tradicionais costumam oferecer apólices genéricas que não proporcionam cobertura relevante e resultam em queixas ineficientes. A proteção integrada dentro de uma experiência online proporciona às empresas ferramentas necessárias para desbloquear novas fontes de receita e acessar segmentos de consumidores sem atingir sua capacidade máxima.

Segundo Julio Castellón, Vice-presidente sênior de Alianças Estratégicas para a América Latina da Cover Genius – uma insurtech que oferece proteção integrada às maiores empresas digitais do mundo por meio de sua plataforma XCover –, a proteção integrada desempenha um papel chave no mercado latinoamericano ao reformular o ecossistema de seguros através da inovação digital.

“Agora mais do que nunca é crucial que as empresas estabeleçam os parceiros de distribuição de seguros adequados que possam modernizar suas ofertas. A distribuição integrada se extenderá, com toda a segurança, a outras áreas e aspectos da vida, não só a situações típicas do varejo e de viagens, como também a linhas pessoais e comerciais”, explica Julio Castellón.

Dada a sua natureza, algumas indústrias são mais suscetíveis a sofrer cancelamentos do que outras e, por isso, requerem maior proteção. Por exemplo, é menos comum ocorrer algum tipo de cancelamento na compra de um eletrodoméstico do que em compras de viagens, hospedagens e eventos ao vivo.

De acordo com a Americas Market Intelligence (AMI), o setor de viagens e turismo é a área de comércio eletrônico com crescimento mais rápido em toda a América Latina. Em 2021, as viagens e o turismo superaram US$ 37 milhões em comércio eletrônico, um valor que deve ser triplicado em 2025, com crescimento médio anual de 30%. Por sua vez, a Pesquisa sobre Seguro de Viagens, realizada pela Momentive.ai e encomendada pela Cover Genius, indicou que cerca de 86% dos viajantes na América Latina (especificamente de Brasil e México) prefeririam comprar sua proteção de viagem diretamente através de um provedor, agência ou seguradora online.

Da mesma forma, um recente informe global sobre proteção de reembolsos, também realizado pela Momentive.ai e encomendado pela Cover Genius, descobriu que quando é oferecida aos consumidores a proteção “Cancelamento por qualquer motivo” (CFAR, por causa da sigla em inglês), ao comprar entradas para eventos ao vivo, passagens de avião ou hospedagem, os compradores ficam mais propensos (60%) a adquirir o produto em questão em comparação a um tipo de proteção de reembolso mais limitado. A proteção de reembolso CFAR permite aos clientes solicitar facilmente o reembolso de suas compras, sem ter que preencher uma papelada, nem acrescentar qualquer documentação.

“Na Cover Genius, trabalhamos com empresas aéreas, agências de viagem online e outros provedores de viagem para desenvolver produtos de proteção hiper-relevantes que satisfaçam as necessidades dos clientes de hoje, como a proteção de reembolso ‘Cancelamento por qualquer motivo’, cobertura contra falência de uma empresa aérea sem exclusões para Covid-19, cobertura médica, cancelamento de viagem e muito mais. Além disso, essas ofertas estão convenientemente integradas ao processo de compra, pelo qual o passageiro não tem que buscar proteção de forma separada, como um ‘segundo passo’. Se algo der errado, os viajantes também se beneficiam de um processo de reclamações sem problemas, que leva pouquíssimo tempo desde a apresentação do fato até o envio e permite pagamentos instantâneos através de diversos métodos de pagamento em mais de 90 moedas”, acrescenta Castellón.

SEGUROS INTEGRADOS: PROTEÇÃO CENTRADA NO CLIENTE

Outro setor no qual os serviços de proteção integrada estão ganhando impulso é o imobiliário. Atualmente, os atores imobiliários (locadores, locatários, proprietários de imóveis e anfitriões/hosts de aluguel de curto prazo) exigem uma proteção centrada no cliente que difira das seguradoras tradicionais que tem apresentado resultados notavelmente falhos aos clientes.

Um nova pesquisa, realizada igualmente pela Momentive.ai e encomendada pela Cover Genius, mostra que, devido à conveniência, os atores imobiliários de todo o mundo têm a intenção de mudar para fontes de seguro integrado no futuro (+36%) frente às seguradoras tradicionais (-14%). No entanto, apesar de seu desejo de ofertas de proteção integrada, 67% desse público não recebeu ofertas desse tipo de seguro durante o processo de solicitação.

Os aluguéis a curto prazo são um grande exemplo de como a proteção integrada pode proporcionar uma solução mais simplificada e eficiente. A proteção padrão, que está incluída na maioria dos aluguéis nos sites de anúncios, geralmente se sobrepõe com a própria apólice do anfitrião, o que significa que estão pagando a mais pelo seguro. O seguro integrado para locatário supera este problema, especialmente em países onde ele não é obrigatório ou insuficiente. Uma oferta de acordo com a demanda que simplifica a proteção do anfitrião e o seguro do proprietário tem o potencial de eliminar a sobreposição e ajudar os anfitriões a poupar dinheiro em sua apólice ou nas tarifas de publicação.

Seguro convencional ou proteção integrada? Agora você já sabe a resposta.

1La encuesta incluye Brasil y México (América Latina).

Sobre a Cover Genius

Cover Genius é a insurtech para proteção integrada. Através da XCover, a nossa plataforma de distribuição global para qualquer seguro ou outro tipo de proteção, nós protegemos os clientes globais das maiores empresas digitais do mundo, incluindo a Booking Holdings, proprietária da Priceline and Booking.com, Decolar, Intuit, Hopper, Ryanair, Turkish Airlines, Descartes ShipRush,. Nós também estamos disponíveis na Amazon, Flipkart, eBay, Wayfair e mais.

Junto com nossos parceiros, co-criamos soluções para integrar uma proteção personalizada e otimizada, licenciada ou autorizada em mais de 60 países e em todos os 50 estados dos EUA.

Além disso, oferecemos aos clientes uma experiência perfeita e completa por meio da XCover.com. XCover.com gerencia as necessidades dos clientes – desde a venda inicial até a administração e sinistros – resultando em um NPS pós-sinistros de 65+. Seu desenho de serviço premiado tem demonstrado uma redução de até 7 vezes nos custos de suporte.

‡ A pontuação inclui qualquer tipo de sinistro e resultado de sinistro em nossa rede de parceiros, excluindo parceiros com menos de 30 sinistros e aqueles não avaliados pela Cover Genius. As estatísticas de consulta vêm de uma análise interna de 1.355 consultas aleatórias de suporte da XCover a partir de dezembro de 2022, das quais 1.258 (93%) não tinham ativado sua conta XCover e 97 (7%) sim haviam ativado.


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