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5 dicas para fidelizar o cliente por meio do relacionamento e atendimento

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luna Marina Oliva
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O crescimento e a evolução de uma empresa não dependem apenas da aquisição de novos clientes. Mais importante do que conquistá-los, é necessário fidelizá-los. Em um mercado cada vez mais competitivo, manter o consumidor satisfeito é fundamental para a estratégia de qualquer negócio, afinal, isso impactará diretamente nos resultados. Para ajudar pequenas e médias empresas que desejam fidelizar seus clientes e manter uma base cada vez mais engajada, a Scooto, central de atendimento que transforma o relacionamento entre pessoas e empresas, lista 5 dicas.

Conheça e escute seus clientes

O primeiro passo é entender para quem você vende e estudar o comportamento do seu público-alvo. Para isso, é essencial realizar pesquisas, testes e, principalmente, conversas com o consumidor final. Além disso, a equipe de atendimento precisa ser proativa e já antecipar o que pode se tornar uma dificuldade para o cliente, preparando soluções rápidas e acessíveis.

Ofereça uma comunicação eficiente

Uma das reclamações mais comuns no mercado é o obstáculo enfrentado para falar com determinada empresa ou marca, seja por conta da demora no atendimento, da falta de personalização ou de respostas automáticas. Para resolver essa questão, é importante que o cliente encontre facilmente uma maneira de se comunicar com a equipe, seja por telefone, e-mail ou chat, por exemplo. Além disso, formar um time com boas habilidades pessoais, com capacidade para resolução de conflitos, é essencial para não causar constrangimentos ao consumidor e, consequentemente, a perda desses clientes.

Antecipe as necessidades e supere as expectativas

A empresa não deve esperar o consumidor dizer o que fazer para encantá-lo e fidelizá-lo, por isso, antecipe-se e supere as expectativas. É essencial ter um time preparado, envolvido e atualizado com as tendências do mercado. Clientes satisfeitos compram mais e indicam a sua empresa para outros potenciais clientes.

Seja transparente

Errar é humano, mas é importante que a empresa saiba como admitir isso para os clientes quando acontecer. Obviamente, em todo negócio, há dias em que algumas coisas não saem como o planejado. Neste momento, é essencial mostrar o nível de maturidade e, em vez de negar a existência do problema, ou fingir que não pode fazer nada a respeito, admitir o que está acontecendo e, ao mesmo tempo, apresentar soluções.

Aposte em feedbacks e pesquisas de satisfação

Não há dúvidas do quão importante é entender como as pessoas se sentem em relação aos produtos e serviços de determinada empresa. Por isso, oferecer pesquisas de satisfação e oportunidades de ouvir feedbacks de clientes é uma ótima maneira de evitar futuros problemas e garantir a retenção dos mesmos. Além disso, ao oferecer esse espaço, a empresa passa a mensagem de que se importa, fazendo com que o consumidor se sinta valorizado.

Sobre a Scooto

A Scooto é uma central de relacionamento com o cliente que transforma o relacionamento entre pessoas e empresas, por meio da humanização nas vendas, da prospecção e do suporte com base na análise estratégica de dados e foco na solução. A empresa faturou R$ 15 milhões no último ano e, em 2023, pretende chegar a R$ 30 milhões. Além disso, com um modelo de trabalho officeless, possui um time formado apenas por mulheres, com mais de 400 prestadoras de serviço, sendo que 86% são mães, 46% pretas e pardas e 5% Pessoas com Deficiência (PcDs). Possui em seu portfólio mais de 56 clientes, entre eles líderes de mercado, como Intelbras, Wilu App e o Grupo Safira.


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