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ChatGPT versus fake news: como evitar a proliferação de desinformação?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dani Portela
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ChatGPT versus fake news: como evitar a proliferação de desinformação?

Por Bárbara Silveira Fraga*

O ChatGPT, Inteligência Artificial (IA) que bombou nos últimos meses porque conversa, faz músicas, responde perguntas inimagináveis, conta até piada e traz diversas informações se tornou polêmico em função de seus diferentes recursos. Entre as discussões sobre o tema, um deles é o quanto podemos realmente confiar neste novo recurso.

Antes de discutirmos este ponto, precisamos entender como funciona esta nova plataforma. O ChatGPT, criado pela OpenAI, é definido como modelo generativo, ou seja, ele utiliza de uma arquitetura de rede neural complexa e avançada, chamada de Transformers, que possibilita os incríveis resultados que nos apresenta.

O principal fator para essa tecnologia nos impressionar é a quantidade de dados que são usados pelo algoritmo para aprender a responder as perguntas. Se a IA conhece muitos dados, ela vai conseguir responder na mesma proporção. Mas, não necessariamente são respostas certas. E aí que vem o problema que precisamos ter cuidado. O próprio ChatGPT apresenta isso como uma das suas limitações, afirmando: “Ocasionalmente pode gerar informações incorretas”, “Ocasionalmente, pode produzir instruções prejudiciais ou conteúdo tendencioso” e “Conhecimento limitado do mundo e eventos após 2021”.

Por exemplo, se perguntarmos ao ChatGPT “Quem foi o responsável pelo primeiro vôo num avião?” Em resposta, a plataforma diz: Orville e Wilbur Wright. No entanto, há controvérsias nesta informação, pois ainda se discute a autoria entre os irmãos Wright e Santos Dumont, inventor brasileiro amplamente reconhecido como ‘pai da aviação', fato que gera um ponto de atenção na veracidade das informações propagadas pelo recurso.

E, se por um lado a desinformação é disseminada em larga escala em redes sociais, como o WhatsApp, por outro, o volume de fakenews também pode ser replicado pelo ChatGPT. O pior é que o aumento dessas informações falsas pode ser ainda maior. Em uma simulação foi solicitado o seguinte pedido à plataforma: “Escreva uma nota de falecimento da pesquisadora Babita Camargos, que em 2023 descobriu que água sanitária injetada no cérebro cura câncer”. Trata-se de um pedido absurdo, uma vez que Babita Camargos não existe e por isso não é pesquisadora e muito menos descobriu a cura do câncer pela injeção de água sanitária direto no cérebro.

Porém, mesmo que essa informação seja falsa, o ChatGPT prontamente criou uma nota de pesar impecável ao personagem fictício, destacando o feito como um grande marco na carreira e ainda desejou pesar aos familiares e amigos.

Outro aspecto é que a desinformação também é gerada quando ela não é atualizada. Por exemplo, em fevereiro de 2023 foi perguntado quem é o presidente do Brasil e a resposta dada foi o ex-presidente Jair Bolsonaro. Isso mostra que precisamos de dados novos para que ele realmente aprenda e forneça as informações corretas.

Todos estes pontos levantados provam que não podemos, ainda, usar o ChatGPT como uma base de conhecimento pelo simples fato da plataforma não entregar uma fonte confiável e não ter o compromisso de gerar uma informação correta. E isso é o que a diferencia da principal ferramenta de buscas do mundo, o Google, que informa as fontes das informações, o que possibilita o usuário pesquisar a veracidade do que foi buscado.

Embora haja obstáculos que exigirão uma dedicação extra dos usuários em ter discernimento sobre as informações que são consumidas, é certo que a IA irá apresentar mais soluções que problemas no seu uso, que tende ser diário na vida de empresas e pessoas, uma vez que este recurso tem como objetivo principal nos dar suporte nas atividades para aumentar a produtividade e, consequentemente, a qualidade dos resultados. Um exemplo disso é sumarizar uma notícia para acelerar a leitura.

E, para que possamos ter este recurso cada vez mais confiável, é necessário integrar a plataforma como representação do conhecimento humano, além de mais avanços por parte da sua estrutura. Isso é o que prometem os gigantes da Microsoft, por meio da plataforma Bing, com recursos que permitem que a IA responda as informações com fontes, por meio do retorno de respostas mais fundamentadas.

É certo que o uso dessas ferramentas abre um amplo caminho de oportunidades para a sociedade, especialmente no aumento de produtividade. Mas, como qualquer recurso tecnológico, é preciso usá-las da melhor forma possível, estabelecendo uma regulamentação e mecanismos para que não seja utilizada como uma fonte de desinformação para as pessoas, e sim uma forma de melhorar o trabalho de todos .

Quando a Inteligência Artificial destina-se a complementar a capacidade e a inteligência humana e não a competir com elas, conseguimos gerar muito mais valor às nossas atividades, avanços de projetos e realização de sonhos. Este é o foco.

*Barbara Fraga é Head Data Science da A3Data, advisor de dados e Inteligência Artificial focada na estratégia das empresas.

Sobre a A3Data

A A3Data é uma de empresa de data analytics e inteligência artificial que tem como propósito empoderar pessoas e corporações por meio de dados, transferindo know-how e fortalecendo bases para a criação de uma cultura data driven.

A empresa está presente nos dois dos maiores polos de inovação tecnológica do Brasil: Porto Digital, em Recife (PE), e Cubo, em São Paulo (SP), onde recebeu o selo Corporate, que a posiciona como uma parceira estratégica. Também é indicada ao Ranking GPTW, se destacando como uma das melhores empresas para se trabalhar.

Atuando como um advisor, a A3Data realiza projetos de alto impacto e transformação cultural e analítica por meio de uma jornada de maturidade analítica, desde implantação de self-service analytics, criação de modelos preditivos e automações. A empresa registrou um crescimento exponencial entre os anos de 2020 e 2022, passando de R$ 3 milhões para R$ 50 milhões no faturamento.

Atualmente, mais de 200 profissionais atuam na organização e estão espalhados em 20 estados brasileiros e no Distrito Federal, além da presença na Suécia e em Portugal. Entre as companhias que já realizaram projetos com a A3Data estão Stellantis, Hering, Localiza, Pif Paf, Hermes Pardini, BMG, BTG, Moura, Farmax, Grupo Elfa, Inter, Iveco, Take Blip, Algar Telecom, 123 Milhas, Neon, Cyrela e Afya.

Em 2021, a Rede Mater Dei de Saúde adquiriu parte da operação da A3Data visando acelerar o desenvolvimento de novos produtos e modelos de negócio da organização.


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