Plataforma Fatorconnect Completa Um Ano de Apoio às Corretoras

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Seguro Nova Digital

A maior parte das corretoras de seguros cadastradas no Brasil pertencem ao grupo das empresas de pequeno e médio porte. Esse extrato de um setor da economia entra em consonância com a realidade no país: 99% das empresas brasileiras pertencem a essa categoria, segundo o Sebrae.

É de olho principalmente nesse público que a Fator Seguradora lançou há um ano o fatorconnect, plataforma digital desenvolvida com foco em apoiar o cotidiano dos corretores de seguros. O Diretor Comercial & Marketing da companhia, Luiz Antonio da Fonseca, conta que o número de profissionais cadastrados durante o período comprovam a eficácia da ferramenta.

Seguro Nova Digital – O fatorconnect completou recentemente um ano de mercado. Explique ao corretor que ainda não conhece a iniciativa e como ele pode ajudar no seu cotidiano

Luiz Antonio da Fonseca – O fatorconnect é uma plataforma digital criada para apoiar o dia a dia dos corretores de seguros. Além de disponibilizar o acesso às cotações de Seguros de Responsabilidade Civil Profissional (E&O), Responsabilidade Civil Geral e todas as modalidades de Seguro Garantia, o fatorconnect ainda ajuda em toda gestão dos negócios dos corretores. Nós disponibilizamos para nossos parceiros todas as ferramentas para sanar suas principais dores, já que promovemos mais agilidade e autonomia, principalmente no que se refere à velocidade para emissão de apólices, gestão financeira e de sinistros. A facilidade de ter, em um mesmo lugar, tudo que uma Corretora precisa torna o nosso canal digital, um dos mais competitivos do mercado.

Pela plataforma, pode-se realizar consultas e cancelamento de apólices, monitorar a produção, abrir e acompanhar os processos de sinistros, emitir 2ª via de boletos, e muitas outras facilidades. Nossos parceiros também têm acesso a uma variada prateleira de conteúdos de suporte às vendas, diversos cursos e capacitações em temas como Matemática Financeira, Marketing Digital, treinamentos de produtos e muito mais. Outras funcionalidades, como um completo clube de benefícios, materiais de marketing customizáveis e conteúdos audiovisuais em vídeos e podcasts podem ser encontrados no fatorconnect. Tudo para ajudar o nosso corretor a fazer melhores negócios.

SND – É possível mensurar quantas Corretoras já utilizam essa plataforma?

LAF – Hoje, todas as Corretoras cadastradas em nossa base, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte, usam o fatorconnect, já que a plataforma não é apenas um canal de cotação e emissão de Apólices. Como a ideia inicial sempre foi a de descomplicar processos, tiramos do corretor a necessidade de buscar ajuda humana para atender uma demanda do seu dia a dia. No fatorconnect eles encontram tudo. Nosso esforço agora está centrado em atrair novos parceiros para usarem o fatorconnect como canal de distribuição. Temos plena convicção de que a ferramenta é eficiente e inovadora, com muitos serviços agregados, diferente dos tradicionais portais.

SND – A maioria das Corretoras de Seguros do Brasil são de pequeno e médio portes. Você acredita que, durante esse período de um ano em atividade, o fatorconnect contribuiu para o desenvolvimento delas?

LAF – Sim, com certeza! O nosso objetivo é que ele cumpra essa missão de contribuir para o desenvolvimento das Corretoras, justamente pelas facilidades que elas vão encontrar no Canal Digital. Posso citar, por exemplo, os cursos e treinamentos disponíveis que ajudam as Corretoras a terem mais informações e conhecimento técnico, além de apoiá-las minimizando os efeitos do turnover de funcionários.

Outro ponto a destacar é a facilidade para fazer negócios. Tudo foi pensado para ganhar agilidade nas emissões, pois elas podem ser feitas sem nenhuma dificuldade e sem a necessidade da ‘orientação consultiva’ dos nossos times. Inclusive, para os que não estão tão familiarizados com um dos produtos, o fatorconnect ajuda na identificação de oportunidades. Neste período de um ano, o aumento do número de usuários cadastrados nos dá a convicção do sucesso da nossa ferramenta.

SND – Por que você acredita que uma seguradora como a Fator deve se preocupar em oferecer um sistema de gestão como esse para os seus parceiros?

LAF – O mundo está cada vez mais ‘figital’, onde o físico e o digital se mesclam nas relações comerciais, o tempo todo. Isso não deve mudar, mas é importante destacar que não há como crescer e ganhar ‘escalabilidade’ sem o uso de sistemas de gestão digital. Considerando que o tempo é um ativo muito escasso, os consumidores precisam estar cada vez mais conectados porque isso gera eficiência operacional. Sem tecnologia, as Corretoras menores ficarão limitadas a atender um número restrito de clientes, ou então, a demorar para dar respostas simples, correndo o risco de perderem oportunidades para a concorrência.

Como seguradora, nós temos que estar neste contexto e ajudar os corretores de seguros a adquirir mais habilidade e confiança no mundo digital para que eles tenham mais velocidade, visando sempre fazer também mais negócios. Eu acho que vale destacar que o digital não substituirá a relação humana e sempre haverá espaço para as negociações que exigem uma maior atenção, customização e sofisticação.

SND – No seu ponto de vista, o fatorconnect também é uma forma de aproximar os corretores de seguros da Fator Seguradora?

LAF – Sem dúvidas, o nosso canal digital chegou para nos aproximar ainda mais dos nossos parceiros de negócios. Para os que ainda não produzem conosco é um meio para que eles conheçam os nossos serviços, produtos e soluções, uma vez que, como eu disse anteriormente, o fatorconnect disponibiliza uma série de facilidades para os corretores, fica evidente a nossa intenção de apoiá-los, estreitando e fortalecendo cada vez mais o nosso relacionamento.

SND – Você considera que o mercado de seguros ainda é muito tradicional?

LAF – Eu penso que o mercado mais tradicional e conservador vem ficando para trás. Estamos sendo impulsionados pelo momento atual, onde tudo vem sendo impactado por novas tecnologias e novos modelos de negócios. Tenho a absoluta convicção de que o mercado de seguros não ficará encapsulado no tempo. Tudo o que experimentamos como consumidores, a exemplo do comércio eletrônico, passou por um caminho de grande avanço, principalmente nos últimos anos. Mais cedo ou mais tarde, as inovações tecnológicas, cada vez mais rapidamente, serão absorvidas pelas seguradoras e pelas Corretoras de Seguros. E a Fator Seguradora, com o fatorconnect, estará muito representada nesta constante evolução.

SND – Mesmo assim, você considera que as seguradoras e as entidades do setor se esforçam para mudar esse panorama?

LAF – Eu vejo que o mercado de seguros como um todo está olhando para esta direção, mas é evidente que a ruptura ainda não ocorreu por completo. As plataformas digitais hoje disponíveis são para seguros mais simples, ou seja,os de ‘fácil contratação’, mas observo que, mesmo com toda a facilidade que os canais remotos oferecem, ainda há muita dependência da interação humana. Acredito que o grande desafio é equilibrar os mundos digital e físico, na busca pelo modelo de relacionamento ideal.

SND – Quais as tendências de hoje no mercado você acredita que vão se desenrolar ao longo dos próximos anos?

LAF – Eu acredito que a ciência de dados e sua análise histórica com o auxílio da inteligência artificial (IA)são as principais tendências, que, ao meu ver, mudarão o cenário do mercado segurador. Estamos vendo o ‘boom’ de ferramentas como o ChatGPT, por exemplo, que traz a revolução do modelo de busca por informações, ajustado com técnicas de aprendizado, capturando de forma cada vez mais eficiente, a realidade dos fatos e colaborando na identificação de riscos e modelos de precificação. Com todos esses avanços tecnológicos, também veremos a interação e geração de diálogos artificiais, porém, cada vez mais reais com os humanos para solucionar dúvidas de forma imediata, o que vai acelerar muito a comunicação entre as seguradoras e seus parceiros, traduzindo em ganho de eficiência, o que será positivo para todos.