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Como executar uma jornada completa de pós-venda no varejo?

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No cenário onde as empresas buscam captar mais clientes, oferecer um pós-venda de qualidade pode se tornar o diferencial no mercado

A revolução digital chegou e gerou transformações nas relações sociais e de consumo. Com mais informações e possibilidades, os clientes são protagonistas do processo de compras, e as empresas que não conseguem suprir os desejos e as demandas dessa nova realidade podem ficar para trás.

Estatísticas do IBGE apontam que, independentemente do segmento de atuação, 80% das empresas fecham as portas antes mesmo de completar o primeiro ano de existência. Nesse contexto, é essencial entender que a sobrevivência de um negócio depende da expertise no mercado de atuação e da relação com o público-alvo.

Em uma sociedade empoderada e exigente, se torna fundamental criar vínculos com as pessoas. Quando a empresa foca a experiência do cliente, não apenas o produto ou serviço, oferecendo um atendimento pós-venda eficiente e de qualidade, ela transmite a mensagem de que se importa e está comprometida em oferecer o melhor possível. E isso pode ser a peça-chave para superar a concorrência, cada vez mais acirrada.

Sendo assim, o setor de pós-venda é responsável pela continuidade do atendimento que o cliente recebeu no início do contato com a marca. O foco está em garantir a satisfação do consumidor.

O projeto de atender bem após a finalização da compra não requer altos custos de investimento. A ideia é estar atento e preparado para garantir que esse fluxo passe a ocorrer de forma orgânica e ativa. Uma dica é disponibilizar canais de comunicação diversos e fazer o cross entre o presencial e o online, com atendimento via WhatsApp, telefone, site e outras possibilidades, de acordo com o trade da marca.

Também é essencial solucionar os problemas com agilidade e eficiência para que o cliente não enfrente processos burocráticos desnecessáriamente e aguardar muito para ter um problema resolvido. Garantir o comprometimento da equipe de funcionários é outro ponto transformador: para isso, é interessante se certificar de que o time está alinhado às diretrizes da empresa e preparado para fornecer o atendimento que o cliente necessita. Além, claro, de sempre cumprir com o que a companhia se comprometeu a entregar.

Quando esses conceitos estão amarrados, começam a surgir diversos impactos claros nos negócios. Além de fortalecer o nome e a credibilidade do empreendimento, torna-se possível monitorar a satisfação do cliente para fazer ofertas que ampliem o engajamento e garantam a fidelização definitiva.

Se a experiência do cliente é completa e positiva desde o início, a fidelidade tende a ser conquistada, além de criar um defensor da marca. A opinião desses consumidores gera credibilidade dentro do círculo social em que vivem, o que aumenta a visibilidade da marca de forma natural.

Outra vantagem do pós-venda é a possibilidade de oferecer serviços adicionais, como manutenção, reparo ou troca do produto. Esse tipo de serviço pode ser importante para garantir a satisfação do cliente e aumentar a fidelidade do mesmo com a empresa. É fundamental evitar que o cliente tenha a sensação de abandono após a compra, isso porque um bom pós-venda pode antecipar problemas que o cliente nem mesmo sabia que poderia ter. A empresa pode, ainda, utilizar de banco de dados sobre os produtos para agir de forma preventiva e evitar problemas como a ruptura de estoque ou promover produtos com chances de queda no faturamento.

O principal benefício do pós-venda é o aumento do patamar de vendas. Isso significa garantir que o mínimo de vendas cresça, além de assegurar que o desempenho nos meses mais fracos supere a performance em períodos semelhantes no passado. Com isso a empresa pode mirar um crescimento sustentável, que não depende apenas de picos de consumo, proporcionando um fluxo de receita mais estável e previsível.

Quando um consumidor sai de casa para fazer compras, ou entra em uma loja virtual, vários fatores são determinantes para ele concluir a compra e, principalmente, voltar. Todos esses fatores juntos estão ligados à experiência que o cliente terá durante a jornada de compra.

Na outra ponta, quando o empreendedor consegue reunir esses pontos de forma organizada e integrar tudo com o uso da tecnologia, a tendência é que o cliente se sinta acolhido pela marca.

*Por Leonardo Ji, CEO da Orient Mix


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