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Tecnologia e o mercado de seguros - O que vem mudando

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Seguro de vida, seguro de saúde, ou o seguro do carro. Hoje em dia os seguros deixam de ser gastos e se tornam investimentos importantes no cotidiano de qualquer pessoa, inclusive de quem gerencia uma empresa.

Quem é gestor sabe o quanto é importante ter um site, um registro de domínio, um e-mail profissional e tudo mais que possa auxiliar na presença digital do negócio.

Mas de nada adianta obter essa presença online se ocorrer um sinistro e você não estiver preparado para arcar com as consequências. Por isso, adquirir um seguro para a sua empresa é muito importante.

Hoje em dia, na era digital, o mercado de seguros está cada vez mais adaptado aos novos tempos. Recursos como Inteligência Artificial e telemetria chegam para otimizar a atuação desse mercado. De uma forma geral, a tecnologia no setor está se desenvolvendo, promovendo uma série de mudanças.

Você tem seguro? É um profissional que atua na venda de seguros? Pois então esse texto pode trazer algumas informações interessantes sobre o assunto. Saiba mais sobre o tema nos tópicos abaixo.

Insurtech - O segmento dos seguros na era da transformação digital

Você provavelmente já ouviu falar nas Fintechs, que são empresas que unem o setor de finanças com tecnologia. Os famosos bancos digitais, como o Nubank, são exemplos de Fintechs.

Da mesma forma, é bem provável também que você já se deparou também com o termo Edtech. Ele se refere a união das palavras “educação” e “tecnologia”, que consiste em soluções que utilizam a digitalização no segmento da educação.

Além desses “techs”, você vai conhecer outro: o Insurtech. Esse termo é o resultado da união das palavras “insurance” (seguro em inglês) com a “technology” (tecnologia).

As Insurtechs são formadas por empresas e iniciativas que se baseiam nas novas tecnologias digitais que estão em constante mudanças e melhorias, almejando aumentar a eficiência do mercado de seguros.

Por isso, não é surpresa o fato de que as Insurtechs estão conquistando mais espaço no Brasil, buscando melhorar a experiência dos usuários com seguros em relação a uma série de empecilhos comuns.

Entre eles estão a burocracia, os serviços não customizados, inacessibilidade financeira e dificuldade para compreender os planos.

Por meio de uma visão voltada para as novas tecnologias digitais, as Insurtechs entram em cena com o intuito de facilitar o acesso ao mercado de seguros.

Isso permite que todos sejam capazes de desfrutar de um bom plano de saúde, um seguro de vida, seguro empresarial ou um seguro de automóvel, tudo de forma descomplicada e moderna.

Sabendo da importância da saúde no dia a dia de várias pessoas, a aplicação da tecnologia pelas Insurtechs permite que o mercado encontre soluções para resolver vários tipos de problemas.

A tecnologia promovida pelas Insurtechs possibilita também uma interação constante entre a seguradora e o cliente para que as empresas tenham condições de proporcionar novos produtos e incentivar os clientes a reduzir seus riscos.


Crédito Imagem Pixabay : https://pixabay.com/pt/illustrations/geom%c3%a9trico-projeto-computador-1732847/



A influência da digitalização no mercado de seguros

A transformação digital promovida pela internet é o que está mudando o mercado de seguros e inserindo no cenário as Insurtechs. Conheça, portanto, alguns dos principais conceitos que a tecnologia atual traz para o mercado de seguros.

Inteligência Artificial

A IA já é uma ferramenta essencial nos dias de hoje. Como você acha que o Youtube, Amazon Prime, Netflix e outros serviços de streaming sugerem de acordo com o seu perfil? É por meio da Inteligência Artificial que aprende a ler os algoritmos.

No caso do mercado de seguros, especialmente no quesito de atendimento ao público, a IA pode atuar por meio dos chatbots, que são atendentes virtuais.

Esse recurso pode agilizar a interação com os clientes, podendo atendê-los a qualquer instante, sempre que eles necessitarem.

Além disso, a IA pode ser uma grande aliada em diagnóstico e prevenção de alguns problemas de saúde, ajudando a equipe médica a ser mais precisa em termos de tratamento.

Da mesma forma, a inteligência artificial também pode ser útil para calcular o nível de sinistralidade de alguns planos e grupos de segurados.

Análise de dados

Na era da tecnologia digital, a análise de dados, sempre com a devida autorização dos clientes, pode integrar hospitais e seguradoras de planos de saúde.

Com a vasta quantidade de dados médicos à disposição, é possível personalizar o prêmio do seguro, trazendo valores mais justos e acessíveis, especialmente para os clientes idosos.

Da mesma forma, segurados e empresas podem receber insigths e até mesmo relatórios sobre a saúde o cliente por meio de avisos, notificações ou um e-mail profissional.

Em conjunto com a IA, esses dados podem ser analisados de forma mais precisa e assim entender quais áreas geram mais ou menos prejuízos em termos comerciais. Isso pode ajudar a área comercial a elaborar melhores propostas tanto para a seguradora quanto para o cliente final.

Digitalização de processos

A transformação digital no mercado de seguros não beneficia apenas o cliente. Na verdade, até mesmo os próprios processos internos dessas seguradoras podem ser otimizados com a digitalização total no segmento.

Entre os resultados da tecnologia ajudando as seguradoras é possível mencionar a geração de propostas e compra de seguros basicamente realizada pela internet.

Todas essas mudanças geram mais agilidade na comunicação entre cliente e seguradoras, proporcionando o aumento de negócios e desburocratizando etapas e ações que já não condizem com o comportamento do consumidor atual.

Telemetria

Consiste na utilização de dispositivos capazes de captar e transmitir dados em tempo real. A telemetria tem a capacidade de, por exemplo, rastrear e comandar diferentes tipos de veículos a distância.

No mercado de seguros, essa tecnologia é uma aliada para o segmento de seguros logísticos e de automóveis, fornecendo dados baseados na condução do motorista capazes de determinar os valores de prêmios, facilitando a precificação de uma apólice.

Além do mais, por meio do uso da telemetria, é possível diminuir os riscos de roubos e perdas de cargas, uma vez que os veículos podem ser devidamente rastreados.

Realidade Virtual

Muito utilizado no mundo dos games e em outros segmentos de mercado, não seria estranho ver a tecnologia da Realidade Virtual sendo utilizada no mercado de seguros.

Perceba que por meio da RV será possível viabilizar uma eficiente redução de gastos nas apólices da sua empresa. Um exemplo da possibilidade de uso dessa tecnologia em seguros é a realização de uma avaliação de riscos.

A RV possibilita, por exemplo, simular a visita do corretor a um prédio sem exigir a sua presença física no local, proporcionando economizar gasolina e outros recursos.

Ou até mesmo, desenvolver um programa de treinamento de segurança, bem como treinar uma equipe à distância com o intuito de diminuir acidentes em uma empresa gerenciada por um dos segurados.

Wearablles

Consiste em dispositivos eletrônicos que, quando utilizados por uma pessoa, podem coletar diferentes tipos de dados sobre o usuário, como por exemplo seus hábitos. Levando isso em termos práticos para o mercado de seguros, facilita a classificação de riscos mais precisa.

Os dispositivos vestíveis (como são chamados), consistem em relógios, óculos, pulseiras e demais acessórios.

No mercado de seguros no Brasil o uso de wearables ainda não encontrou o seu espaço, mas não será surpresa se nos próximos anos eles se tornarem um recurso usado por muitas seguradoras na coleta de dados de segurados.

Para isso, o usuário poderia receber algum tipo de incentivo em troca do compartilhamento dos dados coletados por esses dispositivos, como por exemplo, um possível abatimento no valor de sua apólice.


Crédito Imagem Pixabay: https://pixabay.com/pt/illustrations/terra-rede-blockchain-globo-3537401/


A tecnologia em prol da segurança e bem estar de quem se preocupa com a saúde

O mercado de seguros, assim como outros vários segmentos, se adapta aos novos tempos da era digital.

Quem tem a ganhar com isso é o consumidor, pois na era dos smartphones, do e-mail profissional e de vários canais online, as empresas de seguro se aproximam de um modo mais fácil dos clientes.

Desse modo, um investimento tão importante quanto ter um seguro, se torna bastante acessível para um número maior de pessoas.

Sendo assim, a utilização de novas tecnologias, como telemetria com o objetivo de mapear o comportamento do segurado, a blockchain para aumentar a segurança e evitar fraudes, tornam a área dos seguros mais acessível e, especialmente, com um preço menos salgado para os potenciais clientes.

As inovações nesse setor permitem que o mercado de seguro possa se manter focado na entrega de produtos cada vez mais personalizados e alinhados à necessidade atual de cada segurado.

Isso vale tanto para um empreendedor que almeja obter um seguro para a sua empresa, ou algum outro profissional que quer adquirir um seguro de carro ou saúde. Por causa disso, vale ficar atento para as novidades que a tecnologia oferece nesse setor.


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