PLANARES 2020 - Futuro ou apenas mais um plano?
Rogério Aparecido Machado
Tomemos por base uma visão realista sobre resíduos sólidos no Brasil, principalmente analisando a eficácia que teve e tem a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), política geradora do Planares.
O Brasil é um dos maiores geradores de resíduos sólidos do mundo, oportunidade de crescimento para empreendedores das mais diversas linhas de produção com matéria prima farta e de relativa facilidade de obtenção.
Porém, se procurarmos quais incentivos este país oferta a um empreendedor para ajudar o meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas utilizando resíduos, veremos que a burocracia e a falta de vontade política de fazer o que está preconizado na PNRS são os principais fatores do desalento quanto a essa questão.
Esta versão do Planares estará para consulta pública até setembro, e analisando sua composição, verificamos vários pontos de avanço no tocante a melhoria da população envolvida com trabalho de reciclagem, por exemplo. Mas, conforme descrito neste plano são necessárias estratégias para disposições legais, as quais podem transformar metas, diretrizes, ações, objetivos em realizações efetivas.
A verdade é que a maioria dos municípios não possuem coletiva seletiva, nem com os dizeres explícitos na PNRS para que isso fosse implementado no país, nem mesmo o prazo que já caducou da eliminação dos lixões no país. O motivo, ou um dos principais motivos foi a efetiva vontade do governo em fazer cumprir o preconizado.
Lamentavelmente estamos no país das "leis que pegam" e as "leis que não pegam".
Podemos opinar e sugerir para melhoria e adequação do PLANARES, porém enquanto a população em sua maioria não aprender de verdade a importância da sustentabilidade para sua vida e futuras gerações com relação a resíduos sólidos, não vamos ter êxito nem com o melhor dos planos.
A Educação Ambiental ensinada nas escolas para as crianças acaba sendo perdida quando ela se depara com a realidade do meio em que vive, no qual adultos, que também já escutaram sobre o assunto, ignoram o correto e praticam o contrário do que se aprende na escola.
A falta de uma política social definida para pessoas que trabalham com reciclagem, como os catadores, indica a falta de objetividade realística para que um plano seja coroado de êxito.
O Planares, nesta versão, direciona os passos para inclusão dos catadores e recicladores, mas de nada adiantará se não houver vontade política de que estas diretrizes sejam alavancadas.
Falar e escrever sobre resíduos sólidos seja num plano como o próprio Planares, ou dito em um discurso, é uma coisa, porém a realidade do custo envolvido numa coleta seletiva é coisa muito mais palpável para realização de um projeto de reciclagem.
O custo da logística é alto, depende de investimento e incentivo para que o processo seja viável, e de nada adiantará tudo definido e imaginado no projeto, se quem for dispor o resíduo sólido para coleta seletiva não ter ideia de como separar o resíduo, ou até mesmo do que é reciclável ou não reciclável. Fato este que pode colocar toda uma logística cara por água abaixo.
Planares pode ser nossa redenção para um futuro melhor e sustentável, claro que sim, mas nosso governo precisa tomar as rédeas da situação e fazer com que o projeto seja o futuro muito próximo e não mais um plano cheio de boas intenções no pais que algumas coisas pegam e outras coisas não pegam mesmo.
Rogério Aparecido Machado é Professor de Química e Meio Ambiente da Universidade Presbiteriana Mackenzie. É Mestre em Saneamento Ambiental pelo Mackenzie e Doutor em saúde Pública pela USP.
Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie
A Universidade Presbiteriana Mackenzie está na 103º posição entre as melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação. Possui três campino estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pelo Mackenzie contemplam Graduação, Pós-Graduação Mestrado e Doutorado, Pós-Graduação Especialização, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.
Em 2021, serão comemorados os 150 anos da instituição no Brasil. Ao longo deste período, a instituição manteve-se fiel aos valores confessionais vinculados à sua origem na Igreja Presbiteriana do Brasil.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário