Brasil,

Disruptura do hábito: como a pandemia transformou-se no motor da transformação digital

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Hellen Sant' Anna
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Disruptura do hábito: como a pandemia transformou-se no motor da transformação digital

Por Rodrigo Boschetti, Sales Engineer da Stibo Systems

Uma coisa é certa: mais cedo ou mais tarde, a pandemia do novo coronavírus irá passar. Mas quando isso acontecer, o que essa crise deixará de aprendizado? Ao que tudo indica, além de reforçar as preocupações sobre saúde e higiene pessoal, o surto de COVID-19 marcará o início de uma nova era, com uma grande mudança na forma como produzimos e consumimos produtos.

Exemplo desse processo de transformação já pode ser visto hoje, com o avanço súbito das vendas do e-commerce. De acordo com pesquisas globais, o mês de março registrou sólido crescimento no comércio on-line, com aumento no número de pedidos e faturamento. Aqui no Brasil, levantamentos da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) indicam que o setor teve uma alta de mais de 30% no primeiro mês de quarentena e a tendência, aparentemente, é que sigamos essa curva de expansão por muito tempo.

O aumento na quantidade de pedidos é, porém, apenas um dos índices que chamam a atenção nesse cenário. Além desse registro, outro ponto a ser observado de perto é o fato de que estamos vendo surgir uma nova geração de clientes. Estudos de mercado destacam, por exemplo, que 12% dos consumidores brasileiros que fizeram ao menos uma compra on-line durante o mês de março nunca tinha experimentado o e-commerce antes.

Também é preciso salientar que o consumo virtual não está se restringindo apenas aos setores que já tinham bom desempenho no universo digital antes da crise. Ao contrário. Algumas vertentes que não tinham expressão no volume de negócios on-line estão em evidência agora. Esse é o caso do segmento de supermercados, que tem crescido de forma substancial durante a pandemia, com expansão superior a 100% em algumas redes.

Esse é um ponto a ser ressaltado pois os supermercados nunca foram conhecidos (até aqui, claro) por investirem no contexto on-line – nem os clientes se mostravam muito interessados nesse tipo de compra. A explicação para isso é simples: a experiência física das prateleiras, sobretudo no segmento de padaria, hortifruti, carnes e itens de cesta básica sempre foi primordial para a decisão de compra do público.

O problema é que, diante da nova realidade imposta pelo coronavírus, tudo mudou. Em tempos de distanciamento social, comodidade e praticidade são indispensáveis - e é isso o que tem forçado as companhias que não tinham serviços sólidos de vendas digitais a também investirem em novos canais ou, ainda, em parcerias com plataformas on-line de entrega. Elas precisaram correr para se adaptar a essa nova visão de mundo.

O que essas empresas estão fazendo, em outras palavras, é juntar forças e conhecimentos para atender as novas exigências dos clientes – e é justamente essa a grande lição a ser tomada pelas organizações de todos os segmentos, incluindo as companhias de varejo e serviços. O momento atual exige a combinação de experiências e a colaboração ativa para complementar e ativar novas oportunidades.

Um desses caminhos, sem dúvida, é agregar inteligência para a análise de dados, entendendo em detalhes quais são os movimentos e as demandas dos clientes em suas jornadas de compra. Estar pronto para oferecer uma experiência mais agradável, humana e prática será o diferencial para qualquer negócio quando a pandemia acabar.

Afinal de contas, não há motivo para imaginarmos que mesmo depois do fim da pandemia as pessoas continuarão a fazer todas as suas compras do mês pelos celulares e computadores. Mas é perfeitamente possível – e até provável – que elas se sintam mais confiantes para mesclar seus pedidos entre as lojas físicas e virtuais.

Tudo depende da experiência que elas tiverem agora. Uma experiência positiva fará com que os clientes percebam o valor nas marcas e voltem – seja em uma compra virtual ou dentro de uma loja no shopping. O que está claro é que integrar dados não será opcional. Os hábitos estão mudando e somente as organizações que souberem como extrair valor das informações disponíveis terão sucesso nessa nova era.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar