Dia das Mães: Empresárias de sucesso dão dicas de como conciliar o mundo dos negócios e a maternidade durante a quarentena
Em meio à pandemia da Covid-19, uma das dificuldades no mundo feminino tem sido conseguir conciliar trabalho com a maternidade. Mães à frente de redes de franquias como: SuperGeeks, Instituto Gourmet, Mary Help e Espaço Nails dão alguns conselhos de como enfrentar essa dupla jornada que agora está ainda mais difícil devido à quarentena estipulada em muitas regiões do Brasil para evitar a disseminação do novo coronavírus. Além de dicas, as empresárias de sucesso falam sobre os principais desafios desta difícil tarefa, na véspera do Dia das Mães.
Vanessa Ban – Fundadora da SuperGeeks
Mãe de Brenda, de 04 anos, Vanessa Ban enfrenta o grande desafio que é equilibrar o tempo entre sua filha e seu negócio - a SuperGeeks, escola de programação e robótica para crianças e adolescentes com mais de 70 unidades em todo país.
Desde que Brenda nasceu, Vanessa já trabalhava home-office e dividia seu tempo entre a empresa e a maternidade. “Acredito que o principal (para ambos) não é somente a questão de quanto tempo passamos entre a maternidade ou profissão, mas principalmente a qualidade do tempo. Eu sempre fiz questão de acompanhar o crescimento da Brenda - tomar café da manhã juntas, preparar a comida, dar banho nela, acompanhar as consultas médicas. Em 2018, ela ingressou na escola, em meio período, então eu consegui fixar alguns horários para trabalho e outros para a maternidade”.
A empreendedora conta que a quarentena, com certeza, mudou sua rotina, pois ter uma criança de 4 anos, cheia de energia, o dia inteiro dentro de casa não é tão simples. “Não só para as mães, mas para a própria criança, que estava acostumada a encontrar os amiguinhos, brincar, sair e, abruptamente, alterar seus hábitos. O primeiro passo que eu dei foi tentar explicar à minha filha o que estava acontecendo e porque ela teria que ficar em casa durante um tempo. É importante que a criança se sinta em um ambiente emocionalmente seguro, pois infelizmente, muitas informações chegam de forma errada e é nosso papel, como mãe, orientar”, explica Vanessa.
Para que Brenda não sentisse um impacto tão grande e que Vanessa conseguisse manter também parte de sua rotina na empresa home-office, a fundadora da SuperGeeks criou uma tabela de atividades, incluindo tempo não só para brincar, mas também estudar. “Apesar dela ter apenas 4 anos, é uma idade importante para estimular seu desenvolvimento motor, cognitivo e emocional. Como trabalhei por muitos anos como professora de ensino infantil, aproveitei minha experiência para incluir na lista algumas atividades que promovam esses benefícios, como ensiná-la sobre o alfabeto ou números. Paralelamente, concilio com as atividades enviadas pela escola. Percebi que, na quarentena, estou me dedicando às coisas mais simples que, na correria do dia a dia, acabamos deixando para trás, mas que impactam diretamente no desenvolvimento da criança, como ter conversas mais longas, contar mais histórias ou até mesmo incentivar a desenhar, brincar e a se expressar. Logicamente que não é tudo tão simples assim, pois a Brenda não quer ficar parte do dia fazendo lição, sendo que tem brinquedos e outras distrações a seu redor, mas é preciso ter paciência. No meu caso, ter outras pessoas da família por perto ajuda bastante neste momento, pois conseguimos dividir um pouco mais essas tarefas”, conclui.
Lucilaine Lima – Fundadora do Instituto Gourmet
Luca 11 meses 005Formada em biologia, Lucilaine Lima é fundadora da maior rede de franquias especializada em cursos profissionalizantes na área de gastronomia do Brasil, o Instituto Gourmet. A empresária resolveu trocar as aulas para os estudantes do ensino médio e investir em vendas de doces caseiros para, posteriormente, ser dona do próprio negócio, e assim poder ficar mais próxima de seu primeiro filho, Dylan. Hoje além de Dylan, Lucilaine, é mãe também de Luca e João e fala sobre como é conciliar a vida profissional com a familiar diante a pandemia que estamos vivendo. “Sempre foi desafiador, pois desde que decidi trabalhar home office precisei estabelecer regras e horários que só eu entendo, né? As crianças não querem saber disso e apesar de explicar inúmeras vezes como funciona elas só querem ficar comigo. É aí que você olha para aqueles olhinhos te implorando atenção e não tem como não parar tudo o que está fazendo para atendê-los. Eles só querem um pouquinho do nosso tempo, depois já se entretém com outra coisa, então eu não nego, pois eles saem com a sensação de que te venceram, tipo missão cumprida, consegui a atenção que queria e nós mães saímos com a sensação de dever cumprido, de que não falhamos e conseguimos dar conta”, fala Lucilaine. Com mais de 90 unidades comercializadas, o Instituto Gourmet cresceu 375% em 2019, faturando mais de R$ 45 milhões.
Simone Carreira – franqueada da Mary Help
Com 20 de experiência, a ex-profissional de marketing, Simone Carreira, trocou uma profissão bem-sucedida para empreender e poder ficar mais próxima de sua família. A decisão não poderia ter sido melhor: hoje há mais de quatro anos à frente de um negócio que fatura quase R$ 2,5 milhões ao ano, Simone é uma franqueada de sucesso de quatro unidades da Mary Help – franquia especializada em serviços de profissionais diaristas e seleção de mensalistas, em São Paulo. “Como para todas as famílias, não tivemos tempo de nos preparar para esse momento da pandemia. De uma hora para outra, aulas suspensas, escritório fechado, tive que colocar a equipe de home office, dar férias para a empregada doméstica. E de repente estávamos nós 4 – meu marido Daniel (51 anos), meus filhos Gabriel (19 anos) e Thiago (16 anos) e eu, em casa, tentando entender esse momento sem precedentes. No início foi bem confuso, fora o medo em si do vírus e do receio de nos infectarmos. Nos primeiros dias, sem rotina ainda definida, aulas suspensas, sem horários definidos, somente absorvendo pela TV as informações sobre a pandemia, que a cada dia iam piorando. Realmente a sensação era de estarmos num filme de fim do mundo. Aos poucos, fomos nos organizando, respirando e tudo melhorou bastante quando estabelecemos uma nova rotina, com horários e tarefas definidos. Voltamos todos a acordar bem cedo, tomar café da manhã juntos e cada um seguir para seu compromisso do dia, sem sair de casa, também almoçamos e jantamos juntos todos os dias, situação que era impossível na rotina anterior. Estamos conversando mais e assistindo bem menos jornal, para não nos contaminarmos com as más notícias. Acho que estamos passando bem por tudo isso, dentro do limite do possível! E sem dúvida, sairemos dessa mais unidos”, declara Simone.
Kelly Nogueira - CEO do Espaço Nails
Ex-policial militar e CEO do Espaço Nails, rede de cuidados com manicure, Kelly Nogueira tem três filhos: Henrique (21 anos), Felipe (18) e Rafael (07). A empresária que sempre foi independente conta como é desafiadora a tarefa de cuidar de casa, dos filhos e do trabalho ao mesmo tempo, antes da pandemia da Covid-19 e no período de quarentena. “Eu sempre trabalhei. Sou independente desde os 18 anos. Já fui policial militar e era mais difícil conciliar o tempo nessa época, pois na polícia tinha horário para entrar, mas não tinha para sair, já cheguei a passar mais de 24 horas trabalhando. Hoje como empresária continuo trabalhando muito, e antes da pandemia tinham dias que trabalhava até 16 horas. Posso dizer que hoje sou minha própria chefe e organizo minha agenda de acordo com os meus compromissos. Quando ainda estavam abertas minhas lojas, eu dividia o meu tempo entre visitas nas unidades da Rede Espaço Nails, reuniões de negócios, expansão da minha franquia, filhos e namorado. Agora com a quarentena não fico mais em campo, mas continuo fazendo minha própria agenda. Minha prioridade é o meu filho de 07 anos. Estou cumprindo o isolamento na minha casa de praia, estou com meus três filhos em tempo integral, trabalhando via telefone, vídeos chamadas e aplicativos de mensagens. Todas as negociações com shoppings e futuros franqueados têm sido feitas dessa maneira. Tento dividir o meu tempo entre o trabalho e meus filhos para que nenhum dos dois fique desamparado”.
Uma das franquias mais conhecidas no setor de beleza e estética, o Espaço Nails by Kelly Nogueira, oferece serviços de manicure e alongamentos de unhas – gel, acrigel e fibra de vidro. A rede iniciou no franchising em 2019, com uma franquia no Shopping Tamboré, a primeira loja prime da rede com atendimento diferenciado, e hoje conta com 07 unidades próprias e uma franquia.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário