Assessorias em seguros terão que se tornar hub de serviços para o corretor
Imagem de Andrew Lloyd Gordon por Pixabay
Convenção da Aconseg Centro-Oeste tem sabatina com executivos da Suhai, Tokio Marine, Akad e Bradesco Auto/RE sobre o papel das assessorias no futuro para agregar ainda mais valor aos parceiros
Em um mundo cada vez mais tecnológico, com jornadas de produtos cada vez mais digitais e a inserção crescente de autosserviços, o papel das assessorias em seguros deve passar por um refinamento em um futuro não muito distante. De forma geral, essa é a síntese de um dos temas debatidos durante a Convenção da Aconseg Centro-Oeste, realizado no Hotel K, em Goiânia (GO), em 31 de outubro.
Durante todo o dia, as assessorias em seguros discutiram o seu papel e, sobretudo, como agregar mais valor aos corretores e também às parceiras seguradoras, além de vislumbrar os desafios futuros.
“Queremos ser assessorias de referência para as seguradoras com as quais nós trabalhamos, fazer as nossas entregas, ter a qualidade do atendimento e levar a imagem da seguradora fazendo o marketing direto no dia a dia, naqueles lugares onde a seguradora não consegue ir. Como empresários que somos, primamos pelo nosso aprimoramento, nosso crescimento e pela qualidade do nosso serviço”, contextualizou Enir Junker, presidente da Aconseg Centro-Oeste, ao iniciar a sabatina.
“Há um movimento grande de tecnologias que está levando todo mundo para o autosserviço. Na minha visão, quando coloco os corretores e as assessorias nesse processo, nessa jornada da apólice, o autosserviço começa a se tornar um ofensor na proposta de valor que vocês têm. A palavra do momento é API, é a isso que as assessorias precisam se conectar. As assessorias terão que se tornar hub de backoffice para os corretores”, comentou Eduardo Grillo, diretor executivo Comercial da Suhai Seguradora. “O desafio de vocês será ser o multicálculo do backoffice dos corretores”, completou.
“Ter a capacidade de pegar os dados, interpretá-los e ajudar na tomada de decisão é um papel que a assessoria vai ter para ajudar o corretor a dar a consultoria ao seu cliente”, opinou Paulo Cesar Martins, superintendente de Negócios da Bradesco Auto RE.
Marcos Kobayashi, diretor Comercial Nacional da Tokio Marine, ressaltou o fato de a Aconseg Centro-Oeste gerar um movimento organizado das assessorias para falar sobre o futuro como algo relevante, que traz uma melhoria regional e o fortalecimento das assessorias.
“Se a assessoria não for um birô, não tirar o operacional do corretor e não o servir, ele não vai precisar da assessoria. Se a assessoria não criar um ecossistema e um poder de trabalho tecnológico que agregue valor e tire o operacional para que o corretor venda e tenha produtividade, essa assessoria não irá resistir ao open insurance”, reforçou Kobayashi.
Entregar valor para as assessorias é uma prerrogativa da Akad. “Com dados estruturados conseguiremos ofertar coisas que hoje talvez o mercado não oferte. As assessorias precisam se capacitar, adquirir conhecimento, se estruturar e falar com os times técnicos”, destacou Odete Queirós, head de Parcerias da Akad. “A necessidade do cliente é o início, os dados são o meio e o que entregamos é o final”, acrescentou a ideia executiva sobre os desafios com o open insurance.
Proposta de valor
Grillo recomendou que as assessorias olhem e segmentem suas operações. “Vocês precisam olhar como segmentar o corretor dentro da carteira, entender as dores dele, analisar o valor da proposta e pensar em como as assessorias juntas se complementam. O corretor não pode buscar fora o que ele tem nas assessorias”, disse o diretor da Suhai, que acredita na colaboração entre as assessorias especialistas em ramos distintos para atender as necessidades dos corretores.
Os treinamentos on-line e o desenho de produtos de forma regionalizada foram citados por Odete. “Para vender é necessário capacitar os corretores. Como seguradora, precisamos divulgar o produto e as assessorias são responsáveis por replicar a nossa estrutura de valor”.
A head da Akad ainda citou que há muito potencial de transferência de risco e o mercado irá crescer muito. “Precisamos capacitar o corretor para ele chegar até o cliente e a seguradora está aqui para servi-los”.
Para o superintendente da Bradesco Auto/RE, a fidelização é uma palavra-chave. “Por que um corretor vai ser fiel à assessoria? Pelo serviço que vocês vão prestar e porque ele foi encantado. O que estamos fazendo para encantar os corretores?”, comentou Paulo César, que ainda ressaltou o importante papel das assessorias na formação de novos corretores.
“Quando fazemos algo para o corretor de pequeno porte, que só vende um produto, e você transforma a vida empresarial dele e o faz ganhar dinheiro, consequentemente, as assessorias ganham com o crescimento dele. Um papel das assessorias é abrir portas para novos produtos. É importante que as assessorias transformem os pequenos corretores para que eles tenham mais sucesso”, acrescentou Kobayashi.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário