Entidades e empresas se unem contra efeitos da Covid-19
Empresas multissetoriais, de diferentes portes e atividades, somadas ao protagonismo de lideranças e empreendedores, criam uma rede de atenção e socorro aos elos mais vulneráveis da sociedade, nesse momento crucial. Iniciativa é direcionada aos microempreendedores Individuais – MEIs.
O Projeto aMEI viabiliza, para todos os agentes envolvidos, a oportunidade de exercer suas atividades profissionais e de negócios, gerando trabalho e renda
O tamanho da mobilização da sociedade civil brasileira é proporcional aos efeitos devastadores da pandemia. Foco: saúde das pessoas e da economia. Empresas multissetoriais, de diferentes portes e atividades, somadas ao protagonismo de lideranças e empreendedores, criam uma rede de atenção e socorro aos elos mais vulneráveis da sociedade, nesse momento crucial.
Dados do Portal do Empreendedor - criado pelo Governo Federal em 2009, com o objetivo de estimular o empreendedorismo no Brasil - existem atualmente no País, quase 10 milhões de microempreendedores Individuais – MEIs. A maioria deles ficou e continua impedida de trabalhar. Descapitalizados, viram-se desalentados da noite para o dia. Reclusos em quarentena, assistem, apavorados, ao acúmulo de compromissos vencidos e a falta de meios para a subsistência familiar.
Nesse contexto, o IRES - Instituto ADVB de Responsabilidade Socioambiental e a ADVB - Associação do Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil, com o apoio de diversos parceiros, criaram o Projeto aMEI. Consiste em ações solidárias em prol do Microempreendedor Individual – MEI, focadas na captação de recursos financeiros junto à sociedade civil, via pessoas físicas e jurídicas.
Com lançamento nesse 1º de Maio, trata-se de um Fundo de Solidariedade instalado numa plataforma digital, que administrará as doações espontâneas arrecadadas e fará a distribuição de valores aos MEIs assistidos pelo Projeto aMEI.
“O projeto assistirá, na primeira fase, os MEIs cadastrados da Grande São Paulo - epicentro da Covid-19, partindo na sequência para o Estado de São Paulo e depois aos demais Estados”, explica o presidente da ADVB-SP, Aristides de La Plata Cury.
Funcionamento
O aMEIvoucher, no valor de R$ 100,00, será trocado nos pontos comerciais de alimentos e produtos de primeira necessidade, credenciados na Plataforma. Não poderá ser sacado em moeda, somente como meio de pagamento na rede credenciada da plataforma.
O Projeto aMEI viabiliza, para todos os agentes envolvidos, a oportunidade de exercer suas atividades profissionais e de negócios, gerando trabalho e renda, principalmente na base da pirâmide social.
O SócioMEI poderá, também, indicar estabelecimentos de sua localidade para credenciamento na Plataforma e, assim, incrementar os locais para utilização dos seus aMEIvouchers.
Como doar e receber
Por meio da plataforma www.projetoamei.com.br, clicar em ‘Doação’. Pessoa física pode doar qualquer valor, a partir de R$ 30,00. E a jurídica, qualquer valor a partir de R$ 300,00. O aMEIvoucher é recebido por meio da plataforma www.projetoamei.com.br. Basta clicar em ‘Inscrição’ e preencher o cadastro.
Inspiração
O conceito do Projeto aMEI leva em conta a Economia Circular Solidária, preconizado pela ONU e o Marketing 5.0, postulado por Philip Kotler. São valores alinhados ao IRES e à ADVB como um todo. Cabe ressaltar que o IRES ganhou notoriedade na mídia com projetos voltados à sustentabilidade ambiental. Agora, com o Projeto aMEI, direciona o foco para a responsabilidade social.
Para o vice-presidente da ADVB e coordenador geral do IRES, Lívio Giosa, “o lançamento do Projeto aMEI é revestido de um protagonismo sério e consequente, que engrandece, na prática, o tripé da sustentabilidade: economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente responsável”.
Força Institucional
O IRES – Instituto ADVB de Responsabilidade Socioambiental, fundado em 1996, realiza um trabalho perene de conscientização dos empresários para que desenvolvam ações ética, social e ambientalmente responsáveis junto à sociedade e dentro de sua própria organização.
Dá apoio à premiação TOP de Sustentabilidade ADVB e às premiações de outros parceiros, visando o destaque e divulgação de projetos vencedores, modelares para a comunidade de negócios e parâmetro de escolha para os consumidores. O IRES planeja, prepara e realiza cursos, workshops, seminários, fóruns, palestras e debates que ajudem empresários e profissionais nas ações de responsabilidade socioambiental e sustentabilidade.
O IRES assina a Pesquisa Nacional sobre Responsabilidade Social e Práticas Sustentáveis nas Empresas, que chega à 14ª edição e é referência para avaliação da postura estratégica das organizações, bem como de suas ativações sustentáveis e sociais do país. É a pesquisa mais completa e abrangente sobre o tema e revela transformações importantes na visão das empresas que têm iniciativas socialmente responsáveis e voltadas à sustentabilidade.
O ícone ADVB
A Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil é referência para a gestão empresarial. Oferece, desde 1956, diversas opções de cursos, palestras e eventos voltados para o aperfeiçoamento dos profissionais de marketing e vendas. Tem como pilares diferentes programas de Capacitação; atividade intensa de Relacionamento; certames consagrados no que tange ao Reconhecimento e, por meio do pilar do Compartilhamento organiza inciativas promocionais cooperadas e redes colaborativas.
Realiza e chancela premiações reconhecidas, como o Top de Marketing e o Top Destinos Turísticos. O 1º foi criado em 1971 como reconhecimento às estratégias de sucesso elaboradas por empresas e administradores. E para preservar histórias de êxitos obtidos na comercialização.
O Top Destinos Turísticos chega à 3ª edição com retrospecto de sucesso. Por meio de votação popular e curadoria de comissão julgadora balizada. São certificados 70 municípios paulistas, em 16 categorias.
“Ninguém é líder por acaso!”
Slogan distintivo da ADVB torna-se mais vivo e contemporâneo com o lançamento do Projeto aMEI. Iniciativa, além do caráter nobre de ação solidária, proporciona o reconhecimento das marcas doadoras, patrocinadoras, apoiadoras e dos parceiros de mídia com a exibição das respectivas logomarcas no site da campanha.
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