Brasil,

Coronavírus obriga funcionários trabalharem home-office

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Adriana Vasconcellos Soares
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

*Flávio Pestana, CEO da Odgers Berndtson Brasil

Diante de uma ameaça à saúde e a vida como a que o mundo está atravessando com o Coronavírus, as empresas precisam se adaptar e encontrar opções para não perder produtividade e receita. No momento, uma opção é fazer uso de toda a tecnologia disponível como reuniões via Skype, Whatsapp, Hangouts e o trabalho remoto.

Sabemos que não são todas as pessoas que se adaptam ao home-office, mas no momento todos terão a sua parcela de sacrifício. Por isso, o funcionário que for enviado para casa precisa ter em mente que é preciso se organizar para manter o trabalho e a empresa funcionando normalmente diante desta ameaça. Por isso é preciso seguir cinco regras que faz com que o home-office seja mais produtivo:

1 - Condições de Trabalho

É necessário condições mínimas de trabalho. O profissional deve delimitar um espaço na casa que seja o seu “escritório”. Deve ser iluminado adequadamente, organizado e limpo regularmente.

2 – Instrumentos de Trabalho

O profissional precisa de um equipamento adequado, conexão com a internet com uma velocidade razoável e fone de ouvido com microfone para fazer conferências. Faça ligações via aplicativos gratuitos para que o custo com ligação não pese em seu orçamento e lembre-se de fazer backup de tudo ou atue diretamente na nuvem.

3 – Rotina e Disciplina

O profissional em home-office deve manter sua rotina como se estivesse na empresa. Manter seu horário de despertar, tomar seu banho, fazer sua higiene pessoal e se vestir como se estivesse indo para a empresa.

4 – Uso do Celular

O profissional deve evitar deixar seus alertas de mensagens ligados e ficar a todo momento verificando o que está recebendo, a não ser que seu trabalho exija esta interação constante. Deve evitar também as redes sociais no horário do expediente.

5 – Pacto Familiar

Não podemos esquecer que devido ao coronavírus, os filhos e o/a cônjuge também estarão em casa. Deve haver um acordo entre todos sobre qual horário cada um trabalha e que horário cada um cuida das crianças, caso sejam pequenas. Não misture o trabalho com a vida pessoal. Deixe para resolver os problemas da casa após o expediente.

Tente ter em mente que o que mudou foi o local, mas as regras devem ser as mesmas. Lembre-se que de acordo com a Lei 13467, o trabalho home-office é regido pela CLT e tem 44 horas semanais. Portanto, organização é a palavra de ordem para que tudo dê certo.

Com engajamento e seriedade, tanto empregador como funcionário vão perceber que o trabalho remoto pode ser produtivo para muitos colaboradores. Só o fato de não precisar enfrentar trânsito, ônibus ou metrô lotado logo pela manhã já permite que o empregado esteja mais descansado, feliz, motivado, comprometido e produtivo. Exercendo a função determinada com organização e seriedade é possível fazer do home-office uma modalidade boa para a empresa e funcionário.

Flávio Pestana – CEO da Odgers Berndtson, no Brasil

É bacharel em engenharia civil pela Escola de Engenharia Mauá, pós-graduado em finanças pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e cursos de administração na Harvard Business School, INSEAD / FDC e Singularity University. Ele trabalhou por 30 anos no setor de comunicações, onde foi Diretor Gerente do Grupo Folha, CEO do Valor Econômico, Gazeta Mercantil e Rede Bom Dia de Comunicações, sócio da CDN (Companhia de Notícias) e diretor executivo do Grupo Estado. Ele é membro do conselho certificado pelo IBGC e foi membro do conselho do UOL, do Conselho Nacional de Autorregulação da Publicidade (CONAR), do Conselho Executivo de Normas Padrão (CENP) e da Associação Nacional de Jornais (ANJ).

Sobre a Odgers Berndtson Brasil

A Odgers Berndtson, presente no Brasil desde 1999, está entre as maiores empresas de seleção de executivos de alto nível. Conta com 61 escritórios em 28 países. O escritório de São Paulo coordena as operações da Odgers Berndtson na América do Sul, e oferece soluções de gestão de capital humano que vão além desta tradicional atividade, como: Assessment Executivo, Estruturação organizacional, Coaching, Formação de Conselhos etc.

A consultoria reúne em seu time de sócios profissionais com larga experiência em diferentes segmentos do mercado, onde atuaram por anos como executivos sêniores antes de migrarem para a consultoria com foco no desenvolvimento de capital humano.

Desde o início das operações no Brasil, a Odgers já realizou mais de 2.000 projetos para aproximadamente 700 clientes e mais de 1.700 Assessments Gerenciais, auxiliando no desenvolvimento de pessoas e na estruturação de negócios nos mais diversos segmentos.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar