Brasil,

Tempo mental x tempo real: a diferença está na cabeça

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dino
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

pixabay pixabay

Ter a impressão de que alguns períodos passam de forma rápida ou muito lenta é mais comum do que se imagina. Para tornar o mundo mais interessante e as experiências mais ricas, a dica, segundo o psiquiatra Cyro Masci, é conhecer como o nosso cérebro funciona. Isso é fundamental tanto nos momentos de irritação ou ansiedade, quando parece que o tempo acelera, quanto nos episódios de tristeza, quando parece que o tempo não passa.

O que o cérebro faz, na realidade, é criar um tempo próprio, um tempo mental, que é muito diferente daquele apontado pelo relógio e pelo calendário

Muitas pessoas têm a impressão de que certos períodos, sejam meses, semanas ou horas, passam rápido demais, enquanto outros parecem que nunca acabam. Isso é mais comum do que se pode imaginar e, de acordo com o médico psiquiatra Cyro Masci, o responsável por tais enganos nada mais é do que o cérebro.

Para Masci, um dos piores métodos de registrar a passagem do tempo é confiar no cérebro. "O que o cérebro faz, na realidade, é criar um tempo próprio, um tempo mental, que é muito diferente daquele apontado pelo relógio e pelo calendário", explica.

A boa notícia, segundo o psiquiatra, é que se não é possível modificar a velocidade do relógio, dá para alterar a velocidade do tempo mental, tanto para mais quanto para menos.

Manobras

“Há fórmulas para tirar mais proveito do nosso tempo conhecendo algumas manobras, certas estratégias para modificar o modo habitual de o cérebro criar a memória mental. E isso pode ser utilizado para fazer experiências boas durarem mais”, afirma Cyro Masci. “Para fazer o tempo passar mais devagar, guardar um período de tempo da sua vida como prazeroso, a dica é aumentar a variedade dos acontecimentos”, orienta Masci.

Para o médico psiquiatra, novos registros, novidades, é o que faz a diferença para o cérebro criar uma memória de tempo mais longo. “É o oposto do tédio. Pense no trânsito habitual, indo ao trabalho, congestionado: é tedioso, parece que o tempo não passa nunca, mas só naquele momento. No final do dia, essa sensação desaparece, o cérebro não tem por que guardar na memória um fato tão trivial”.

Nem sempre é possível preencher os dias com fatos novos, mas isso não é motivo para desistir. O psiquiatra explica que, sabendo como o cérebro se comporta, é possível criar coisas novas na rotina, no tédio. “Por exemplo, olhando de um modo diferente para o habitual. Num trânsito congestionado, tedioso, é possível buscar mais detalhes, registrar cenas de modo diferente”.

Fotografias mentais

O médico, que é fotógrafo nas horas vagas, desenvolveu uma estratégia interessante. “Sempre que estou entediado, seja preso no trânsito, seja numa fila chata, começo a tirar fotografias mentais, a selecionar detalhes que poderiam render uma boa foto. Com isso, crio novidades para o cérebro e a sensação de tédio diminui bem”.

“O importante”, segundo Masci, “é saber que o ser humano não é senhor dos acontecimentos, mas pode dirigir a atenção de modo diferente, tornando o mundo mais interessante e as experiências mais ricas”.

“Conhecer como o cérebro funciona, como a mente pode ser dirigida, é fundamental tanto nos momentos de irritação ou ansiedade, quando parece que o tempo acelera, quanto nos episódios de tristeza, quando parece que o tempo não passa”, finaliza o médico psiquiatra.

Fonte: Cyro Masci, médico psiquiatra em São Paulo, atua em clínica privada com abordagem integrativa.

Outras informações: http://bit.ly/2MEsRcP


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar