Brasil,

Especialista dá dicas para conservar a vida útil do pneu

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dino
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Conservar a vida útil do pneu é uma grande preocupação para muitos motoristas, especialmente por causa do peso no bolso que as peças acarretam.

Para se ter uma ideia, a Abepro (Associação Brasileira de Engenharia de Produção) estima que o gasto com pneus pode representar 18,6% dos valores gastos com a manutenção de um veículo.

Por causa disso, é importante saber como preservar a vida útil do pneu para diminuir os gastos mensais de conservação do automóvel, mantendo sempre a segurança e conforto ao dirigir.

A primeira dica para manter a vida útil de um pneu é aprender a ler os indicadores de desgaste nas peças para compreender o seu ciclo de utilidade. É o que garante o especialista consultado da Casa Grande Auto Shopping , uma das maiores oficinas e lojas de pneus do Brasil.

"Os indicadores de desgaste servem para mostrar ao usuário qual o estado de uso daquele pneu. Existem dois principais indicadores: o Treadwear e o TWI, cada um com uma função específica", revela o especialista.

O Índice Treadwear é uma métrica que avalia a durabilidade do pneu. Ele vai de 60 a 620, usando o número 100 como base. Quanto menor o número, mais rápido ele se desgastará.

Um pneu que tenha índice 80, por exemplo, se desgastará muito mais rapidamente do que um modelo com índice 500.

Por essa razão, o ideal é buscar por um pneu que tenha uma boa avaliação no Índice Treadwear, garantindo que será um modelo mais duradouro e que trará mais economia para o usuário.

Já o TWI é o Tread Wear Indicator ou, em português, Indicador de Desgaste. Trata-se de um símbolo localizado em diversas partes do pneu e que controla o desgaste da peça.

É muito simples e fácil de usá-lo: basta acompanhar o desgaste do pneu até que ele alcance a marca feita pelo TWI. Nesse momento, a vida útil do pneu se acabou e chegou a hora de trocá-lo.

"Rodar com um pneu que já alcançou o TWI é muito perigoso. Além de estar sujeito a multas e pontos na CNH, o motorista ainda coloca sua segurança em risco, já que o pneu desgastado perde aderência e dirigibilidade", afirma o especialista da Casa Grande.

Ele está correto nessa afirmação. Andar com um pneu desgastado (o famoso "pneu careca") é infração grave no Código de Trânsito, com penalidade de multa de R$ 196,23 e 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

Depois de comprar o pneu adequado para o veículo, o motorista deverá cuidar para que ele não se desgaste mais rapidamente do que o normal. Isso significa adotar determinadas práticas que ajudam a conservar a vida útil da peça.

A primeira das dicas nesse sentido é melhorar a qualidade da direção para evitar hábitos comuns que causam danos aos pneus. Um exemplo muito comum é estacionar o carro apoiado na guia.

"Muita gente apoia o pneu na guia da calçada, o que coloca o pneu sob grande estresse. De um lado, todo o peso do carro; do outro, um bloco de concreto. A tensão se concentra toda no pneu, o que pode romper a câmara interna", alerta o especialista consultado.

Quando a câmara interna do pneu se rompe, o ar que está dentro dela escapa e fica preso na camada de borracha do item. É a partir desse rompimento que nascem as famosas bolhas nos pneus, o que acaba de vez com a vida útil deles.

"Um pneu com bolha deve ser trocado imediatamente, mesmo que seja novinho em folha. Nesse caso, vale a pena pedir pela garantia da peça, mas o que não pode é dirigir com o item nesse estado. Os riscos de acidente são muito grandes", alerta o especialista.

Outro hábito negativo de direção é passar em alta velocidade por buracos na rua de asfalto ou estrada de terra. Isso também causa um impacto poderoso no pneu, que vai direto para a câmara de ar e pode rompê-la também, levando ao surgimento de bolhas.

Além disso, o motorista precisa tomar cuidado com as lombadas. O correto é alinhar os pneus de cada eixo para passar pela elevação ao mesmo tempo e na mesma velocidade. Quando os pneus não estão alinhados com a lombada, eles sofrem danos que também podem causar bolhas internas.

"Uma última dica de condução que podemos dar é que se evite acelerar ou frear bruscamente com o carro. Cada movimento muito intenso arrasta a superfície do pneu pelo asfalto e deixa alguns quilômetros de uso ali", explica o especialista da Casa Grande.

Além de aprender a dirigir melhor para evitar desgastes desnecessários nos pneus, é importante cuidar bem do carro, adotando três processos específicos: a calibragem, o balanceamento e o alinhamento das rodas.

"Esses três processos de manutenção preventiva são essenciais para conservar a vida útil do pneu. A calibragem determina como o pneu rolará. Se estiver muito cheio ou muito vazio, ele gastará em excesso e ainda contribuirá para o aumento do consumo de combustível" revela o especialista.

"Já o balanceamento", continua, "serve para garantir que todo o jogo de pneus trabalhará em conjunto, compartilhando o desgaste. Por fim, o alinhamento ajuda a conservar a vida útil do pneu, além de diminuir o consumo de combustível e preservar a suspensão do carro".

A última questão sobre a conservação da vida útil dos pneus é a polêmica em relação ao rodízio. Afinal, deve-se ou não realizar o procedimento? E se for feito, ele é ou não eficaz para diminuir o desgaste das peças?

"Depende. Na verdade, alguns veículos devem fazer o rodízio e outros não. Depende da montadora e do sistema usado, nível de tração e outros detalhes mecânicos importantes. O recomendado é consultar o Manual do Proprietário para conferir essa informação e ver se a empresa fabricante recomenda o rodízio e como fazê-lo", explica o especialista.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar