Brasil,

Você sofre da “Síndrome da Super Mulher”?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rosangela Sampaio
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Inspire a Fire Inspire a Fire

O Ministério da Saúde adverte (ou deveria advertir): ser a Mulher Maravilha é prejudicial à saúde. Conflitos pessoais, maternos e conjugais, busca pela satisfação pessoal e profissional, melhor convívio familiar e social - a cada atividade a sensação de esgotamento físico e mental toma conta.

Atenção, você pode estar próxima do que chamamos de “Síndrome da Super Mulher”, uma expressão que ganhou notoriedade ao dar nome ao livro da Psicóloga Marjorie Hansen Shaevitz, “The Superwoman Syndrome”.

Devemos ficar atentas aos seguintes padrões: acreditam que é obrigação delas fazer com que todos se sintam felizes, não sabem dizer não para os outros e sim para si mesmas, assumem mais compromissos do que podem dar conta, tentam resolver os problemas dos outros, têm mania de perfeição, são competentes, mas não são autoconfiantes.

Por isso, elas estão sempre agitadas, se perdem delas mesmas e perdem de vista seus verdadeiros objetivos. Estimulam relacionamentos conturbados, baseados na dependência e sentem-se deprimidas com isso. Porém, tentam lidar com a frustração reproduzindo mais do mesmo comportamento. Como resultado, as super mulheres tendem a desenvolver problemas psicológicos como ansiedade, depressão, síndrome do pânico, entre outros.

Não são apenas as mulheres que tentam conciliar carreira e família que estão sujeitas a esse cenário.

Mesmo as que não têm conflitos conjugais, maternos ou as que não trabalham fora, podem apresentar essas características. Fique atenta!

*Este questionário (desenvolvido a partir do trabalho de Marjorie Hansen Shaevitz) é para ajudar as mulheres a avaliarem se sofrem com Síndrome da Super Mulher.

1 – Sempre estou atarefada e nunca tenho tempo para mim mesma.
a) Verdadeiro
b) Falso

2 – Me sinto culpada em tirar um tempo para mim mesma.
a) Verdadeiro
b) Falso

3 – Estou sempre ou quase sempre agitada/ estressada.
a) Verdadeiro
b) Falso

4 – Não delego tarefas. Acredito que é minha responsabilidade fazer as coisas.
a) Verdadeiro
b) Falso

5 – Tenho dificuldade em dizer não. Sempre faço o que me pedem.
a) Verdadeiro
b) Falso

6 – Estou sempre ajudando outras pessoas, mesmo quando não me pedem ajuda.
a) Verdadeiro
b) Falso

7 – Faço tudo sozinha porque não tenho ajuda nem suporte.
a) Verdadeiro
b) Falso

8 – Às vezes me sinto deprimida porque as pessoas não reconhecem os meus esforços.
a) Verdadeiro
b) Falso

9- Sou perfeccionista e sempre me cobrando mais e mais.
a) Verdadeiro
b) Falso

10 – As pessoas parecem ter se habituado a largar tudo em minhas costas.
a) Verdadeiro
b) Falso

Nenhuma resposta “A”: não possui sintomas da síndrome.
De 1 a 3 respostas “A”: exibe um ou outro sintoma da síndrome. Você precisa avaliar, checar hábitos e atitudes que podem estar gerando resultados negativos.
De 4 a 6 respostas “A”: exibe boa parte dos sintomas da síndrome. Se a sensação angustiante se manifestar com frequência, cogite procurar um acompanhamento.
De 7 a 10 respostas “A”: exibe a maioria dos sintomas da síndrome. Você cultiva hábitos prejudiciais para o seu desempenho. Está na hora de buscar auxílio profissional.

Rosangela Sampaio é Psicóloga e Coach (CRP06/130574). Atende de forma presencial e online. Saiba mais em @rosangelasampaiooficial


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar