Sua empresa está tecnologicamente preparada para o home office?
*Por Cristiano Felicissimo
Nunca se ouviu tanto falar em home office como nos últimos tempos. Milhares de empresas têm optado por investir em trabalhadores remotos a fim de melhorar a qualidade de vida das equipes e assim, consequentemente, aumentar o desempenho dos negócios. E essa crescente demanda é comprovadamente eficaz. Segundo pesquisa realizada pela Economist Intelligence Unit (EIU), 60% das pessoas acreditam que a mobilidade os torna mais produtivas e 45% se acham mais criativas fora dos escritórios. Ou seja, essa é uma tendência que promete gerar benefícios para todos os envolvidos. Porém, para dar certo, é necessário implementar soluções adequadas e que garantam que o trabalho seja realizado com qualidade e que a segurança das informações organizacionais seja mantida.
Um dos principais fatores que impulsionam esse modelo de atuação, também conhecido como teletrabalho, é a busca incessante das companhias em crescer e alavancar os negócios. Em muitos casos, para que tal objetivo seja alcançado, é preciso ampliar a atuação geográfica - nacionalmente ou internacionalmente - o que, muitas vezes, pode ser inacessível devido ao alto investimento que uma expansão de filiais exige. Assim, com a adoção do home office, as empresas estão muito mais flexíveis para atuarem por todo o mundo de modo altamente eficaz. E essa interação só é possível devido às tecnologias como a videoconferência, que permite a reunião de inúmeras pessoas em tempo real. Segundo pesquisa realizada pela Credence Research, esse mercado tem uma projeção de movimentar cerca de US$ 7.76 bilhões até 2022, e essa visão otimista vem surgindo devido ao aumento de produtividade e otimização de tempo e custos que essa solução proporciona. Com ela, não é preciso se preocupar com as despesas de deslocamento, já que passa a ser possível conectar pessoas de diferentes países, em questão de segundos, como imagens e áudios que se aproximam em cerca de 100% da realidade.
E pensando em maneiras de melhorar o trabalho remoto, a realidade virtual também vem ganhando muito destaque no mundo empresarial. Por meio dela, é possível apresentar desde uma pequena sala de escritório até um centro empresarial de grandes proporções, evitando a necessidade de construir espaços voltados especialmente para exposições, o que facilita o dia a dia de quem utiliza o teletrabalho, uma vez que oferece uma experiência aos clientes muito próxima da realidade. Ou seja, as empresas devem se preocupar não apenas em oferecer incentivos para uma nova cultura organizacional com esse modelo de trabalho, como também investir em diversos tipos de tecnologias, que vão desde soluções de telefonias corporativas, até softwares que auxiliam no controle de produtividade e desenvolvimento das equipes.
Assim, a transformação digital está mudando a maneira com que as pessoas se relacionam, trabalham e vivem, e, cada vez mais, será necessário a adoção de ferramentas que automatizam os processos e melhoram a experiência dos usuários. E se você deseja conquistar ainda mais sucesso em seus negócios nos próximos anos, a dica é investir em novas tecnologias e se adaptar às constantes mudanças exigidas pelo mercado.
*Cristiano Felicissimo é diretor de Pré-Vendas da Seal Telecom - multinacional brasileira de engenharia de projetos que agrega tecnologias inovadoras para o desenvolvimento de projetos eficientes e economicamente competitivos.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- Cibersegurança e os cuidados no home office
- Home office tem limite? O trabalho à distância como diferencial competitivo para as empresas
- Home-office e jornada híbrida oferecem vantagens para empresas e trabalhadores
- Empresas investem no ponto digital para otimizar o trabalho home office
- Home office alivia o peso da alta do combustível
- Publicada MP que permite trabalho híbrido e por produção no home office
- Home office não influencia na decisão por vaga de emprego
- Home office: ferramentas auxiliam empresas a se adaptarem
- Home office foi realidade para poucos brasileiros
- De volta ao home office: empresas devem estar atentas aos riscos relacionados a falhas de segurança cibernética
- Especialista alerta sobre os cuidados em relação à adoção de postura adequada no ambiente do home office
- Home office e Covid-19: como manter uma comunicação estreita entre empresa e funcionários?
Adicionar comentário