Brasil,

Você tem insuficiência cardíaca? Conheça a importância do acompanhamento da doença

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Jéssie Costa
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Você tem insuficiência cardíaca? Conheça a importância do acompanhamento da doença

Neste Setembro Vermelho, mês focado nos cuidados com o coração, especialista explica como é feito o monitoramento de pacientes a fim de evitar complicações e reinternações

Estima-se que no Brasil cerca de 2 milhões de pessoas tenham insuficiência cardíaca¹, uma doença crônica e progressiva que afeta não apenas o coração, mas também a qualidade de vida do paciente. Nesse contexto, as admissões hospitalares frequentes são comuns: entre 30% e 40% dos pacientes internados com insuficiência cardíaca são readmitidos dentro de seis meses após a alta hospitalar². A readmissão hospitalar aumenta em pelo menos três vezes o risco de morte³. Neste Setembro Vermelho, mês dedicado aos cuidados com o coração, esses dados destacam a importância do monitoramento contínuo de pacientes com insuficiência cardíaca - uma síndrome caracterizada pela incapacidade do coração de bombear sangue de maneira eficiente, devido a anomalias estruturais e/ou funcionais 4 .

O cardiologista Marcelo Montera, coordenador do Centro de Insuficiência Cardíaca do Hospital Pró-Cardíaco, no Rio de Janeiro, destaca três ações essenciais que devem ser realizadas antes da alta hospitalar para reduzir a readmissão e a mortalidade cardiovascular:

1. Prescrever os principais medicamentos que comprovadamente reduzem desfechos adversos;

2. Orientar os pacientes a tomarem os medicamentos corretamente e a comparecerem regularmente às consultas, para que o profissional responsável possa avaliar o caso, ajustar as doses se necessário, e realizar o acompanhamento adequado.

3. Ajustar as doses para alcançar pelo menos 50% da dose máxima recomendada. Nesse contexto, o uso de NT-proBNP desempenha um papel fundamental, para redução no risco de readmissão e morte. Pacientes com redução de níveis de NT-proBNP têm melhores desfechos que pacientes sem nenhuma mudança ou com aumento nos níveis dos biomarcadores 5 .

O teste NT-proBNP, portanto, é um grande aliado nesse acompanhamento, sendo um instrumento objetivo e fácil de usar para monitorar e melhorar os desfechos 6 . “O monitoramento é clínico e pode ser associado a métodos que auxiliam os médicos a detectar e prever o desenvolvimento da insuficiência cardíaca. No caso do monitoramento com o exame de NT-proBNP, a partir do momento em que o profissional já tem medidas prévias do grau de IC, ele consegue estabelecer um valor relativo de acompanhamento e verificar o quadro do paciente, desde que seja feito de forma seriada e individualizada”, explica o especialista.

A Roche Diagnóstica, líder mundial em diagnóstico in vitro, possui o teste NT-proBNP e patrocinou o estudo STRONG-HF, que demonstrou a eficácia da intensificação terapêutica guiada por parâmetros clínicos e biomarcadores cardíacos por meio de seu ensaio Elecsys NT-proBNP na redução de desfechos indesejáveis em pacientes admitidos com insuficiência cardíaca aguda. O estudo clínico randomizado publicado na revista The Lancet, em 2022, contemplou mais de mil participantes admitidos com insuficiência cardíaca aguda, em 87 centros espalhados em 14 países em diferentes continentes 7.

No estudo foram avaliados desfechos como reinternações, qualidade de vida e mortalidade entre o grupo de intensificação terapêutica e grupo controle por 6 meses 7. Os pacientes que receberam o tratamento intensificado baseado em critérios clínicos e avaliação dos níveis do marcador NT-proBNP apresentaram um risco 34% menor para reinternação por insuficiência cardíaca e mortalidade por todas as causas em comparação ao grupo controle. Além disso, foi observado ganho na qualidade de vida no grupo que recebeu o tratamento intensificado 7.

“Esse estudo é necessário para estabelecermos protocolos de acompanhamento e mostra que o cuidado tem que ser focado em ações que possam resultar em redução de reinternações e melhora do quadro clínico. No entanto, a conscientização do paciente é imperativa, pois ele precisa conhecer e entender a sua doença, sempre tirando todas as dúvidas com o médico, dessa forma, colaborando para o acompanhamento do seu caso”, reforça o cardiologista Marcelo Montera.

Referências:
1. Cestari, Virna Ribeiro Feitosa et al. “Spatial Distribution of Mortality for Heart Failure in Brazil, 1996 - 2017.” “Distribuição Espacial de Mortalidade por Insuficiência Cardíaca no Brasil, 1996-2017.” Arquivos brasileiros de cardiologia vol. 118,1 (2022): 41-51. doi:10.36660/abc.20201325
2. Mesquita, Evandro Tinoco, et al. International Journal of Cardiovascular Sciences 30 (2017): 81-90.
3. Solomon SD. Circulation. 2007; 116(113):182-7.
4. Thereza A McDonagh, et al. Eur Heart J 2021;46:3599–3726
5. 1, Salah K, et al. Heart 2014;100(2):115-25
6. Januzzi, J.L. (2016). Jr. Clin Chem, 62(5):663-5
7. Mebazaa, Alexandre, et al. "Safety, tolerability and efficacy of up-titration of guideline-directed medical therapies for acute heart failure (STRONG-HF): a multinational, open-label, randomised, trial." The Lancet 400.10367 (2022): 1938-1952.Disponível em: https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(22)02076-1/abstract

Sobre a Roche Diagnóstica

A Roche é uma empresa global, pioneira em produtos farmacêuticos, de diagnóstico e para monitoramento da diabetes, dedicada a desenvolver avanços na ciência para melhorar a vida das pessoas desde a sua fundação em 1896, na Basileia (Suíça). A divisão Diagnóstica da companhia é líder mundial em diagnóstico de tecido in vitro para câncer, oferecendo um amplo portfólio de produtos, serviços e soluções exclusivas, incluindo Ensaios, Diagnóstico Digital, Gestão de Doenças, Automação de Laboratório e Softwares voltados para pesquisadores, médicos, pacientes, hospitais e laboratórios.

No Brasil desde 1972, a Roche Diagnóstica se dedica a soluções de diagnóstico laboratorial, e hoje concentra suas atividades na importação e distribuição de testes e equipamentos de diagnóstico in vitro para áreas como Sorologia, Hematologia, Biologia Molecular, Point of Care e Pesquisa. Seu portfólio contempla doenças nas áreas de Cardiologia, Doenças Infecciosas, Oncologia, Saúde da Mulher, Neurologia, entre outras.

O diagnóstico desempenha um papel essencial no auxílio às organizações de saúde na luta contra as doenças, bem como no atendimento a desafios de saúde cada vez mais complexos. A medicina diagnóstica baseia cerca de 70% das decisões clínicas no mundo. Diagnósticos confiáveis representam conhecimento e informação que dão poder a médicos e pacientes para tomar a decisão certa, no momento certo, para uma vida melhor. É por isso que a Roche acredita e investe no valor médico das suas soluções diagnósticas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar