Especialista dá 5 dicas para uma ceia mais saudável e nutritiva
Crédito: Freepik
É possível aproveitar a mesa farta das festividades em família de maneira equilibrada, sem deixar de lado o sabor dos pratos típicos
As festas de fim de ano são um momento de confraternização e alegria, mas que também podem representar um desafio para quem busca manter uma alimentação mais equilibrada e saudável na tradicional ceia de Natal. Afinal, quem resiste a um delicioso banquete com uma farofa bem temperada com bacon e linguiça, salpicão, carne de porco, além das sobremesas como panetone e pavê? A boa notícia é que é possível aproveitar esse momento especial com a família e amigos de forma saudável, sem abrir mão do sabor e da tradição natalina.
Mas como equilibrar a ingestão de proteína, carboidrato e gordura numa refeição festiva? Existe alguma proporção? De acordo com o médico Gustavo Henrique dos Santos Silva, do programa "Emagrecer" do Priori, da Paraná Clínicas, um dos principais planos de saúde corporativos do país, existe sim uma medida equilibrada nesse consumo. “Um prato saudável é composto metade por vegetais, seja cru, cozido, salada ou legumes. A outra metade você divide em duas partes, ou seja, dois quartos. Um quarto é proteína, de preferência uma fonte magra (como o peru), de 100 a 150 gramas por pessoa. Mais do que isso, vai passar da necessidade calórica regular. E a outra porção é composta por carboidratos. E aí eu sugiro sempre pensar em carboidrato complexo. Os carboidratos com baixo índice glicêmico, como batata-doce, batata-inglesa cozida, quinoa, arroz integral”, orienta.
Abaixo, o especialista da Paraná Clínicas aponta cinco dicas essenciais para transformar sua ceia em uma experiência nutritiva e deliciosa:
1. Aposte em proteínas magras
O peru, o frango e os peixes são opções tradicionais e mais saudáveis para a ceia. Esses alimentos são ricos em proteínas de alta qualidade e possuem menor teor de gorduras saturadas. Para incrementar o sabor sem adicionar calorias excessivas, utilize temperos naturais como alecrim, tomilho, alho e limão. O ideal é evitar carnes como o pernil ou mesmo a carne vermelha. No caso do peru, o ideal é tirar a pele, que tem maior concentração de gorduras e calorias.
2. Saia do tradicional e inclua pratos de entrada criativos
Os vegetais também podem ser protagonistas da ceia, trazendo frescor e nutrientes essenciais ao cardápio. Que tal incluir uma tábua de vegetais como opção de entrada com alimentos frescos, cortados em palitinhos, como tomatinho cereja, ou mesmo vegetais assados ou cozidos para comer no espeto? Com essa combinação, você vai ter menos gordura na mesa e um bom aporte de fibras, explica o médico. Você também pode incluir opções mais leves no preparo do patê, como ricota ou até mesmo o homus, que é a pasta de grão de bico. “Sugiro sempre montar uns espetinhos caprese, com uma muçarela de búfala, ou queijo branco versão light. Um tomatinho, cereja e manjericão. Fica bonito, gostoso e também é uma opção baixa em calorias”, orienta o médico. Fica interessante, não é mesmo?
3. Substitua os acompanhamentos pesados
Clássicos como arroz à grega e farofa podem ganhar versões mais leves. O arroz integral com castanhas é uma alternativa rica em fibras, enquanto a farofa de aveia ou de cenoura oferece menos gorduras e mais nutrientes. Outra sugestão é optar por purê de batata-doce em vez de batata inglesa, garantindo um índice glicêmico mais baixo. “Quando for usar tempero, utilize condimentos mais naturais. Também tente reduzir a quantidade de molho, principalmente os prontos, que têm muito sal. E aqueles acompanhamentos, como maionese, salpicão, podemos tentar trocar por iogurte ou ricota. Fica menos calórico e mais interessante”, aponta o médico.
4. Modere no uso de bebidas
As bebidas alcoólicas, comuns nas festas, são uma fonte significativa de calorias vazias. Para reduzir o impacto, intercale os drinques com água ou água saborizada com frutas e ervas. Se optar por vinho, prefira o tinto seco, que é menos calórico e possui antioxidantes benéficos à saúde.
5. Dê preferência a sobremesas naturais
As frutas da estação, como uvas, cerejas e abacaxi, podem ser a base para sobremesas saudáveis. Um pavê com camadas de frutas frescas e iogurte natural é uma opção deliciosa e leve. Você também pode substituir os queijos. Para quem prefere algo mais elaborado, doces feitos com cacau 70% e adoçantes naturais, como mel ou eritritol, são escolhas mais equilibradas.
“De preferência para tortas e mousses, de preferência fit. Tente usar uma farinha integral para fazer a base de uma torta, ou mousse, onde é possível trocar o creme de leite e o açúcar por iogurte adoçante, que é menos calórico. Dá para pensar em um mousse de chocolate feito com abacate e cacau. É algo completamente natural e fica gostoso. Outra opção seria uma salada de frutas incrementada, com frutas diferentes e temperar com nozes, colocar um fio de mel para dar um toque especial. Fica bonito e nutritivo”, conclui o especialista da Paraná Clínicas.
Seguindo essas dicas, é possível celebrar o Natal com uma ceia equilibrada, saborosa e repleta de nutrientes. O segredo está em planejar as escolhas e priorizar a qualidade dos alimentos, garantindo bem-estar para você e sua família nesta época tão especial.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário