Fator de risco para a COVID-19, Tabagismo mata mais de 8 milhões por ano no mundo
No Dia Nacional de Combate ao Fumo, 29/08, cardiologista do Hospital Ana Costa alerta sobre a importância de buscar ajuda especializada para conseguir para de fumar
Além da lista de mais de 50 enfermidades causadas em decorrência do tabagismo, pesquisa realizada recentemente pelo Imperial College de Londres com 2,4 milhões de pessoas mostrou que fumantes apresentaram 14% mais risco de infecção pela COVID-19 e 50% mais chances de desenvolver sintomas mais graves da doença. A maior vulnerabilidade dos fumantes à COVID-19 foi confirmada também pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Outra pesquisa realizada pela Fiocruz aponta que 34% dos fumantes brasileiros admitiram ter aumentado o número de cigarros fumados durante a pandemia. No Dia Nacional de Combate ao Fumo, 29/08, o cardiologista do Hospital Ana Costa, Leonardo Barroso, comenta sobre a relação do tabagismo com a COVID-19 e alerta sobre a importância de buscar ajuda especializada para conseguir para de fumar. “O ato de fumar pode ter como consequência doenças pulmonares e cardíacas, além da capacidade respiratória reduzida. Fatores que contribuem para que os fumantes tenham um risco maior de desenvolverem a forma mais grave da COVID-19”, explica o especialista. “Além da dependência química, há também a dependência psicológica. Por isso é tão importante o acompanhamento multidisciplinar”, complementa.
O Plano de Ação Global da OMS para a Prevenção e Controle de Doenças Não Transmissíveis 2013–2020 inclui uma meta para reduzir a prevalência global do uso de tabaco (com e sem fumaça tabaco) em 30% até o ano de 2025 em relação a 2010. Embora o Brasil venha reduzindo o número total de fumantes nos últimos 13 anos, caiu 38% entre 2006 e 2019, dados da pesquisa Vigitel, do Ministério da Saúde, apontam que 9,8%, ou seja, 22 milhões de brasileiros ainda têm o hábito de fumar.
“O cigarro causa doenças cardiovasculares, pulmonares, diabetes e câncer, o que implica na morte de mais de 8 milhões de pessoas por ano em decorrência do tabagismo. Depois de três meses após parar de fumar a função pulmonar melhora em até 30% e também há melhora na circulação sanguínea. Ou seja, quanto antes a pessoa iniciar o processo para parar de fumar, mais rápido o corpo recupera a vitalidade”, conclui o cardiologista.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- Especialista defende que Brasil desenvolva vacina nacional contra a Covid-19
- Otimizar a jornada do cliente é o diferencial no pós-pandemia da COVID-19
- Médico fala sobre a covid-19 e suas alterações como doença prolongada
- Pandemia de Covid-19 causa retrocesso no combate à tuberculose no Brasil
- Durante a COVID-19 cresce o uso de ferramentas digitais
- LafargeHolcim investe cerca de R$ 50 milhões em ações preventivas e de controle à Covid-19
- Covid-19: esclareça os principais pontos para quem quer viajar neste momento
- Como Imbituba se tornou referência no combate à covid-19
- Estudos do mundo real comprovam: três doses de CoronaVac garantem proteção elevada em idosos e imunossuprimidos
- Operadoras enviaram no ano passado quase 763 milhões de SMS com alertas de risco de desastres naturais e sobre Covid-19
- Como diferenciar os sintomas da gripe e da Covid-19?
- Cajamar chega à marca de 85% das crianças de 5 a 11 anos vacinadas contra a Covid-19
Adicionar comentário