Mapeamento pode ajudar no combate à Covid-19 no Brasil

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carol Nassif
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde

Grupo Pardini participa de um dos maiores estudos epidemiológicos do mundo para identificar regiões do país onde a infecção tem sido mais intensa

Com a variante Delta em circulação e novas infecções de Covid-19 ainda sendo registradas, apesar do avanço na vacinação, a busca por medidas para conter a pandemia se mantém necessária no Brasil. E uma pesquisa pode ajudar nisso. O Grupo Pardini, um dos maiores players de infraestrutura em medicina diagnóstica do país, está à serviço do SUS e do Ministério da Saúde para a realização da PrevCOV - Pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil. Ela tem como objetivo estimar a prevalência da infecção pelo vírus SARS-CoV-2 em mais de 210 mil residentes, com estimativas para as capitais, unidades federadas e regiões metropolitanas.

A partir dos resultados, a expectativa é fornecer informações que baseiem as ações de saúde pública e mostrem a dinâmica de transmissão da Covid-19, sinalizando como a doença se comporta de acordo com o cenário específico das populações afetadas, e nos diferentes recortes geográficos e socioeconômicos. Ao todo, estão incluídos 274 municípios. De acordo com Hernan Firpo, Diretor de Negócios em Medicina Personalizada do Pardini, as amostras colhidas pelos laboratórios próprios e parceiros serão um marco na história da pandemia, já que se trata de uma das maiores pesquisas de prevalência da infecção por Covid-19 realizadas no mundo até o momento.

A seleção dos pesquisados foi feita por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, a Pnad Covid-19, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). A adesão é voluntária, mas fundamental. "É só conhecendo mais a doença e seu comportamento que será possível finalmente combatê-la", afirma o executivo do Grupo Pardini. Menores de 18 anos precisam da autorização de pais ou responsáveis.

Os mais de 62 mil domicílios participantes da pesquisa receberão funcionários do Grupo Pardini e dos seus laboratórios parceiros, devidamente uniformizados, para uma entrevista e coleta de sangue. As amostras colhidas serão identificadas e encaminhadas para unidades da Fiocruz, que está responsável pela execução do teste sorológico e armazenamento do biobanco para estudos complementares futuros. Vale ressaltar que os dados dos participantes não serão divulgados, garantindo a confidencialidade de cada um.

Sobre o Grupo Pardini

Com mais de 60 anos de atuação integrada à cadeia da saúde do país, o Grupo Pardini é o maior player de infraestrutura diagnóstica do Brasil. Foi fundado em Belo Horizonte (MG), onde é líder absoluto de mercado, e está presente em todo o território nacional. Em 2020, realizou quase 102 milhões de exames e faturou R$ 1,6 bilhão. Reconhecido pela constante inovação de seus processos em benefício do melhor desfecho clínico do paciente, conta com 14 marcas, que lhe permitem a oferta de mais de 8 mil tipos de testes em seis linhas de produtos: análises clínicas, imagem, vacinas, anatomia patológica, toxicologia e genética.

O Grupo tem como propósito oferecer acesso ao melhor diagnóstico a todos os cantos do Brasil. Para isso, investe fortemente em pesquisa e desenvolvimento, logística e automação. Foi pioneiro e é líder no país na realização de exames para laboratórios Lab-to-Lab), com mais de 6 mil parceiros. Para isso, possui 14 polos de produção de exames, localizados em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, Santa Catarina e Pará. Diariamente, chega a mais de 2 mil municípios brasileiros. Também conta com cerca de 150 unidades próprias de atendimento, em Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo e Pará.

Sobre o Grupo Pardini

Aos 61 anos, o Grupo Pardini é um dos maiores no setor de Medicina Diagnóstica e Personalizada do Brasil. Além das 124 unidades próprias (76 em Minas Gerais, 5 em São Paulo, 13 no Rio de Janeiro e 30 em Goiânia), é referência no serviço de Apoio Laboratorial para mais de 6 mil clientes (laboratórios e hospitais) localizados em 2 mil cidades espalhadas pelo país. Toda essa estrutura permite oferecer mais de 8 mil tipos de exames e a expertise nas áreas de análises clínicas, diagnóstico por imagem, genética molecular, testes oncológicos de alta complexidade, medicina nuclear, medicina personalizada e patologia cirúrgica. A companhia tem investido constantemente na ampliação e especialização da sua capacidade técnica, produtiva e científica, com o propósito de democratizar o acesso aos exames mais complexos e promover bem-estar e saúde dos brasileiros. O Grupo é pioneiro na montagem de uma planta produtiva de automação laboratorial, inclusive para exames RT-PCR (metodologia padrão para o diagnóstico da Covid-19) com capacidade para 20 mil testes por dia.