ABHH, APM e MTM Tecnologia se unem à Futebol para lançar app e grande campanha nacional de doação de sangue durante a pandemia

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Angélica Consiglio
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde

Com risco iminente de desabastecimento em serviços de hemoterapia de todo País, entidades organizam a Campanha Sangue Verde e Amarelo, que vai promover coletas de doação de sangue em estádios de futebol por meio do aplicativo Sangue Verde e Amarelo

Sabendo que durante a pandemia do novo coronavírus (COVID-19) e com a determinação de alguns Estados quanto ao isolamento social os estoques de banco de sangue sofrem baixa significativa, a Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular se mobilizou e se uniu à Confederação Brasileira de Futebol (Futebol), com o apoio da Associação Paulista de Medicina (APM), Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale), Associação Brasileira de Talassemia (Abrasta) e MTM Tecnologia, para juntos mobilizarem a população a doar sangue neste período.

Assim é lançada a Campanha Nacional Sangue Verde e Amarelo que organizará coletas de doação em estádios de futebol, além de lançar um aplicativo, que pode ser baixado na Apple Store ou Google Play, para facilitar o agendamento de doações individuais durante a pandemia. A primeira ação em estádios já aconteceu entre os dias 7, 8 e 9 de abril na Arena Corinthians, em Itaquera, na cidade de São Paulo (SP), e reuniu mais de mil doadores. A próxima ação acontecerá no Allianz Parque, também em São Paulo, na segunda quinzena de maio.

A pessoa interessada em fazer uma doação pode baixar o app e, a partir de um cadastro rápido, agendar sua doação no Estádio. O app também traz informações quanto aos critérios de quem poderá doar (indivíduos de 18 a 40 anos, acima dos 50 kg e com boas condições de saúde, em linhas gerais) e as orientações quanto a documentação necessária.

Também por meio do app, os serviços de hemoterapia interessados em participar poderão se inscrever para que a comissão organizadora verifique se o Estádio correspondente à cidade estará disponível para a doação. Além disso, quem baixar o aplicativo será notificado automaticamente quando um evento acontecer em localidade próxima.

“O cenário da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) inevitavelmente ameaça a continuidade do tratamento e até põe em risco a vida de pacientes que precisam de transfusão de sangue”, explica o hematologista e hemoterapeuta Dante Langhi Jr., presidente da ABHH. “Por isso não medimos esforços para lançar a Campanha Sangue Verde e Amarelo e deixamos claro que a doação de sangue não representa risco de contaminação, basta que os cuidados de evitar aglomerações, como o agendamento, sejam seguidos”, completa Langhi ao exaltar a Campanha Sangue Verde e Amarelo e agradecer aos parceiros.

Sobre a MTM Tecnologia

A MTM Tecnologia é uma das empresas líderes no Brasil em desenvolvimento e licenciamento de soluções inovadoras sendo especializada na oferta de ferramentas e serviços que visam prover mobilidade aos fluxos de trabalho de empresas de todos os portes. Entre suas ofertas estão soluções inovadoras para grandes instituições nacionais e internacionais como o Hospital Albert Einstein, Embasa, Grupo Fleury, Hospital Sírio Libanês e a divisão norte-americana da Carestream.

Sobre a ABHH

A Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH) é uma associação privada para fins não econômicos, de caráter científico, social e cultural. A instituição congrega médicos e demais profissionais interessados na prática hematológica e hemoterápica de todo o Brasil. Hoje, a instituição conta com mais de dois mil associados.