Manter o isolamento domiciliar para os pacientes com Mpox

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Regina Diniz
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde

Cuidado com o Mpox necessita de isolamento domiciliar Cuidado com o Mpox necessita de isolamento domiciliar

A ACG Home Care adota protocolo de isolamento domiciliar para tratar pessoas com Mpox

ACG Home Care, setembro 2024 - Com o aumento dos casos de MPox, conhecida como varíola dos macacos, a necessidade de medidas eficazes de isolamento domiciliar se tornou essencial para conter a disseminação do vírus. A ACG Home Care, empresa especializada em atenção, cuidado e internação domiciliar, adota protocolo de isolamento em domicílio, baseado no protocolo da ANVISA, para evitar a propagação do vírus.

Há registros de 103.048 casos confirmados em laboratório de Mpox entre 1º de janeiro de 2022 e 31 de julho de 2024, no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde, OMS, em relatório divulgado no início de setembro deste ano. Ao todo, 121 países tiveram registros da doença até então e 229 mortes foram relatadas à OMS. A organização declarou, no mês passado, a Mpox como uma emergência de saúde pública global pela segunda vez em dois anos, após um surto da infecção viral na República Democrática do Congo que se espalhou para países vizinhos.

A doença é transmitida por meio de contato físico e troca de fluídos, os sintomas são febre, dores musculares, inchaço dos gânglios, calafrios, cansaço, erupções cutâneas. O que uma empresa de home care precisa fazer é se preparar e orientar seus pacientes e a população em geral para os cuidados e tratamentos a serem adotados.

“Precisamos nos preparar para não sermos pegos de surpresa como aconteceu com a COVID. Estamos seguindo os protocolos da ANVISA para orientar nossos profissionais que atuam diretamente com os pacientes. Importante também alertar os familiares e acompanhantes para os cuidados que deve ter ao entrar em contato com a pessoa infectada pelo Mpox”, afirma o CEO da ACG Home Care, Alexandre Pires.

Para pacientes diagnosticados com Mpox, o isolamento domiciliar – que pode durar de 21 a 30 dias, é uma das principais recomendações das autoridades de saúde. A seguir, um conjunto de protocolos adotados pela ACG Home Care para assegurar que o isolamento seja eficaz.

- Isolamento em Ambiente Dedicado: o paciente deve permanecer em um cômodo separado, com acesso restrito a outros moradores. Itens de uso pessoal, como toalhas e roupas de cama, devem ser mantidos isolados. Lavar com frequência estes itens a temperaturas de 60º. graus e passar com ferro quente para impedir a contaminação.
- Higienização e Uso de Equipamentos de Proteção: profissionais da ACG Home Care utilizam equipamentos de proteção individual (EPIs) durante todas as visitas – avental, luva, máscara, uso de álcool em gel (70%), garantindo a desinfecção de superfícies e a segurança no manuseio de materiais potencialmente contaminados.
- Monitoramento Contínuo: a ACG Home Care oferece monitoramento contínuo da saúde do paciente, ajustando os cuidados conforme a evolução do quadro. Esse acompanhamento é imprescindível para identificar rapidamente quaisquer complicações.

Além dos cuidados diretos, a equipe da ACG Home Care orienta os familiares sobre as melhores práticas de prevenção, como a correta higienização das mãos - lavar com água e sabão e utilizar o álcool em gel e o uso de máscaras, minimizando o risco de contágio, além de higienizar os móveis e objetos com álcool 70%. A equipe de profissionais de saúde da empresa também oferece suporte integral durante o isolamento domiciliar. Além dos cuidados médicos, a ACG Home Care prioriza o bem-estar emocional dos pacientes e de suas famílias, com orientações e apoio psicológico, quando necessário.

Protocolo ACG Anvisa para isolamento domiciliar em caso de MPOX

Materiais de EPI recomendados pela ANVISA no caso de Mpox: máscara simples descartável, troca mínima a cada 6h e/ou sempre que necessário; luvas de procedimento PMG, troca a cada procedimento, avental descartável, troca mínima a cada 6h e/ou sempre que necessário, touca ou gorro, troca mínima a cada 6h e/ou sempre que necessário; propés, troca mínima a cada 6h e/ou sempre que necessário; face Shield em casos de aspiração de vias-aéreas ou traqueostomia; álcool gel, álcool 70% para higiene de bancadas, utensílios e face shield.

Coleta de Resíduos

As lixeiras separadas para orgânico e seco no quarto do paciente; caixas de coleta para recolhimento de resíduos por empresa especializada.

Alerta:

- para cuidar do paciente infectado, o profissional deve utilizar máscara, avental e luvas;
- o paciente deve utilizar máscara, evitando problemas em função de baixa imunidade no isolamento;
- evitar o contato pele a pele e usar luvas descartáveis no contato direto com as lesões para curativos;
- usar máscara ao manusear vestimentas ou roupas de cama do paciente;
- lavar regularmente as mãos com água e sabão ou utilizar álcool em gel;
- a família precisa cuidar das roupas, lençóis, toalhas, estes lavados a 60ºC e passadas a ferro;
- os talheres e pratos dos infectados, devem ser lavados com água morna, detergente e passar álcool 70%;
- limpar e desinfetar as superfícies contaminadas - bancadas e móveis do quarto isolado, com álcool 70%;
- descartar os resíduos contaminados em caixas adequadas e recolhimento de empresa especializada.

Desta forma, a empresa de atenção e internação domiciliar, ACG Home Care, mantém a segurança de todos em todos os processos para o período de isolamento. Vacinas estão sendo liberadas, inclusive no Brasil. No entanto, a OMS ainda não recomenda a vacinação massiva da população por serem necessários mais estudos para conhecer o nível de proteção das vacinas atuais contra as novas versões do vírus, informa o CEO da empresa.

Sobre ACG Home Care

Fundada em 2000, a partir da necessidade e experiências familiares que levaram à contratação de serviços de saúde em domicílio, nasceu a ACG Home Care. Os três sócios-fundadores da empresa se uniram para levar soluções de qualidade em cuidado saúde para pacientes, de baixa, média e alta complexidade. A possibilidade de viver com qualidade de vida no conforto de seu lar e, com isso, ter uma recuperação mais rápida e eficiente é a filosofia que permeia os atendimentos de saúde domiciliar. Há 24 anos, a empresa se supera no objetivo de oferecer serviços de qualidade. Está no DNA da empresa buscar continuamente o aperfeiçoamento e excelência no atendimento à saúde, com um trabalho humano agregado aos estudos e novidades, sempre presentes nesta área, onde a segurança do paciente está em primeiro lugar. Com sede em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, a empresa mantém atendimento em outras 8 cidades e 5 unidades no Sul e Sudeste do país - Caxias do Sul; Cascavel e Toledo; no Paraná; Varginha, Três Corações e Elói Mendes, em Minas Gerais; na capital paulista Aclimação/Sé/Liberdade, em São Paulo, e Zona Sul e Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ. Mantém parceria com 21 operadoras de saúde de abrangência regional e nacional. Informações: www.acghomecare.com.br