Brasil,

Pandemia causa impacto no tratamento oncológico, com alteração de consultas e procedimentos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda d'Avila
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Sondagem da Abrale ouviu pacientes, cuidadores e profissionais de Saúde de 18 Estados e do DF

Uma sondagem virtual realizada pela Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) ouviu pacientes, cuidadores e profissionais de Saúde sobre os impactos da pandemia da COVID-19 no tratamento do câncer.

Entre os dias 8 de abril e 4 de maio, 413 pessoas responderam ao questionário online. Entre elas, 36% dos pacientes e cuidadores relataram alterações no tratamento oncológico, como interrupções e adiamentos de consultas e procedimentos, em decorrência do Coronavírus. Participaram pacientes com câncer de mama, linfoma, leucemia e outros tipos de tumores.

Mais da metade dos pacientes entrevistados (52 %) realizam o tratamento pelo SUS. Entre os principais problemas relatados, estão o cancelamento ou remarcação de consultas e sessões de radioterapia. A sondagem mostrou, ainda, que 72,55% chegaram a ser informados pelo centro de tratamento sobre as mudanças decorrência do coronavírus.

Entre os profissionais de Saúde, a percepção do impacto da pandemia sobre o tratamento oncológico é ainda maior. Quase metade dos entrevistados (47%) relatou mudanças, como alteração ou cancelamento de consultas eletivas e exames. Menor impacto foi verificado nos procedimentos cirúrgicos e nas sessões de quimioterapia, radioterapia ou infusão de medicamentos, e na retirada de medicação.

“Nosso objetivo é co-criar soluções para garantir que os pacientes oncológicos tenham acesso ao diagnóstico e tratamento com qualidade e segurança. Mais do que nunca, necessitamos de colaboração para passarmos pela pandemia. Todas as vidas importam e por isso devemos garantir que os atendimentos oncológicos, não sejam interrompidos. Após a análise das informações, começaremos a planejar ações locais para garantir a efetivação do direito à saúde”, ressalta o responsável pelas Políticas Públicas e Advocacy da Abrale, Tiago Cepas.

SOS Coronavírus

A Abrale - Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia desenvolveu um portal voltado especialmente para o paciente oncológico, com informações completas sobre a COVID-19 e assuntos relacionados especificamente ao tratamento do câncer durante a pandemia por conta do novo coronavírus.

O site também aborda questões como os direitos do paciente que precisa se afastar do trabalho, aspectos emocionais durante a pandemia, alimentação e imunidade, além das dúvidas sobre a vacinação e doação de sangue.

“O diagnóstico precoce é fundamental para o melhor prognóstico do câncer. E o paciente oncológico precisa ter a garantia da manutenção do seu tratamento, mesmo com todas as limitações impostas pela pandemia. O câncer não espera”, afirma a presidente da Abrale, Merula Steagall.

A Abrale também produziu uma minissérie especial S.O.S Coronavírus, com entrevistas com pacientes e especialistas. Um vídeo novo vai ao ar toda quinta-feira, às 19h, e fica disponível para ser assistido no soscoronavirus.abrale.org.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar