Como anda a experiência de seus pacientes na sua clínica odontológica?

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Roberto Mattus
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde

*Lucas Romi

Atualmente, é inegável a evolução do perfil dos consumidores, cada vez mais antenados no que há de mais vantajoso no mercado, isso é fato. E para acompanhar as novas exigências dos clientes, alguns métodos estratégicos são fundamentais. Dentre eles, o Customer Experience.

Você deve estar se perguntando: quando colocar em prática esses artifícios? É possível aplicar os conceitos de Customer Experience em minha clínica odontológica? Quão determinante é a experiência do cliente para o sucesso do negócio? Nesse artigo, irei explorar esses pontos e demonstrar que sim, essa tendência inovadora pode revolucionar a forma que nos relacionamos com o público consumidor.

O que é Customer Experience?

Uma das expressões mais utilizadas no cenário empresarial brasileiro, trata-se de uma ideia que envolve, principalmente, a percepção e a forma que os clientes enxergam o atendimento, produtos e serviços oferecidos por determinada companhia. A finalidade é clara: construir uma relação de lealdade e confiança mútua. Para isso, é fundamental a dedicação total de áreas unidas pelo mesmo ideal, isso inclui departamentos de marketing, comercial, atendimento e inteligência de negócios.

Não há nada mais poderoso que o fator surpresa, e com uma equipe alinhada nesse sentido, as chances de se conquistar o público tornam-se muito maiores.

Trazendo para a clínica odontológica

Na teoria parece maravilhoso, não é? Mas e na prática? Como encantar pacientes e proporcionar uma experiência capaz de transcender um tratamento dentário? Apesar de não existir uma fórmula mágica, algumas medidas podem facilitar esse processo.

O ponto de partida deve ser identificado no lado dos dentistas e gestores, que precisam mergulhar de cabeça nessa nova mentalidade, além de se familiarizar com o conceito e trocar informações com profissionais que já implementaram ações características do Customer Experience.

No aspecto prático, passar a conduzir atendimentos com mais empatia, antecipando as necessidades dos pacientes através de uma base de dados e informações relevantes como e-mail e telefone, são recomendações altamente indicadas. Dessa forma, pode-se nutrir um vínculo personalizado, de acordo com as particularidades de cada paciente.

O apoio especializado também exerce uma função primordial na adaptação às mudanças de relacionamento propostas pelo Customer Experience. A Odontoclinic, por exemplo, surge como uma alternativa segura de suporte para que os franqueados se destaquem pelo atendimento de qualidade e muito mais proximidade com os pacientes.

Entender os pacientes para aprimorar suas experiências

Antes de adotar medidas mais drásticas e complexas, é importante estabelecer o perfil de seus pacientes. Somente com o bom uso dos dados é possível verificar quais públicos frequentam sua clínica e o que poderia agradá-los de forma assertiva e estratégica.

Nenhum paciente é igual. Todos carregam junto de si um momento diferente, que os incentivaram a procurar uma clínica odontológica. Alguns estão iniciando o contato para começar um tratamento, outros são clientes fidelizados. São detalhes que justificam determinada abordagem e acompanhamento.

Não há como fugir do conceito de que o foco é o paciente. Afinal, todos os dados coletados, as ações estipuladas, o atendimento humanizado, são componentes que formam uma verdadeira cultura de dados com a figura central do paciente em primeiro plano.

No mundo inteiro, as empresas se encontram cada vez mais preocupadas com as experiências compartilhadas entre os consumidores. Não se trata apenas de um agrado em primeira instância, mas sim de a sustentação de um vínculo a longo prazo, uma relação humanizada entre pessoas. E você? Já parou para pensar em como anda a experiência dos pacientes em sua clínica odontológica?

*Lucas Romi é sócio vice-presidente de Expansão e Novos Negócios na Odontoclinic