LATAM avança mais um passo em sua jornada para a descarbonização
LATAM fechou hoje um acordo com a Airbus e algumas das principais companhias aéreas do mundo para explorar oportunidades de eliminação do CO2 da atmosfera por meio do sistema Direct Air Carbon Capture and Storage (DACCS)
Dessa forma, a LATAM se torna pioneira na avaliação desse mecanismo de redução de emissões na América Latina
Mais um passo para uma operação carbono neutro foi dado hoje pelo Grupo LATAM ao anunciar a sua intenção de explorar oportunidades para a eliminação de CO2 por meio do sistema de captura e armazenamento direto de carbono no ar (DACCS, na sigla em inglês). Este anúncio será feito de forma colaborativa e em associação com outros players do setor após a assinatura de uma carta de intenções com a Airbus, um documento também assinado pela Air Canada, easyJet, International Airlines Group, Lufthansa Group e Virgin Atlantic para avaliar esse tipo de tecnologia.
Dessa forma, a LATAM se torna o primeiro grupo de companhias aéreas da América Latina a explorar essa tecnologia que permite filtrar e capturar o CO2 da atmosfera para depois armazená-lo de forma segura e permanente em grandes profundidades.
“O DACCS representa uma forma inovadora não apenas de remover o dióxido de carbono da atmosfera, mas também tem o potencial de desempenhar um papel no desenvolvimento de combustíveis sintéticos sustentáveis para aviação”, afirma Juan José Tohá, diretor de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade do LATAM Airlines Group.
O executivo acrescentou que “no caminho para a neutralidade de carbono, o trabalho colaborativo é fundamental e não existe uma solução única. É por isso que estamos implementando diferentes medidas para ser uma empresa zero emissões líquidas, incluindo mais eficiência, combustíveis de aviação sustentáveis e novas tecnologias, apoiadas pela conservação de ecossistemas estratégicos e compensações de qualidade.”
O anúncio faz parte da estratégia de sustentabilidade do grupo, que busca ser carbono neutro até 2050. Para isso, a LATAM está trabalhando em seu pilar de Mudanças Climáticas, que inclui a implementação de medidas e melhores práticas para o uso eficiente de combustível para redução de emissões , o desenvolvimento do SAF (sustainable aviation fuel) e o apoio à conservação de ecossistemas estratégicos. Vale lembrar que o grupo assumiu recentemente o compromisso de utilizar até 5% de SAF em suas operações até 2030, priorizando a produção na América do Sul.
Tecnologia DACCS
O DACCS é uma tecnologia de alto potencial que permite que até 90% das emissões de CO2 sejam filtradas e removidas do ar usando ventiladores e absorvedores em uma instalação neutra em carbono alimentada por fontes de energia de emissão zero. Depois de filtrar ou remover as emissões de CO2, ele as armazena de forma segura e permanente em campos subterrâneos de petróleo e gás esgotados ou formações salinas profundas.
Como a indústria da aviação é incapaz de capturar as emissões de CO2 liberadas na atmosfera, uma solução direta de captura e armazenamento de carbono no ar permitiria que a indústria extraísse as emissões de suas operações diretamente do ar atmosférico.
A extração de carbono diretamente do ar e seu posterior armazenamento permanente constituem uma grande inovação complementar ao uso de novas tecnologias, ao uso de combustíveis sustentáveis e à proteção de ecossistemas estratégicos, mas que é fundamental, como o Grupo Intergovernamental de Especialistas da ONU concluiu sobre Mudanças Climáticas, estabelecendo que o sequestro de carbono é uma das medidas necessárias para limitar o aquecimento global a 1,5°C.
Sobre a LATAM
LATAM Airlines Group é o principal grupo de companhias aéreas da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais na América Latina e para a Europa, Oceania, Estados Unidos e Caribe.
O Grupo possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777, 787, Airbus A321 A320, A320neo e A319. LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as afiliadas de carga do grupo LATAM, que além de terem acesso aos porões de aeronaves de passageiros do grupo, contam com uma frota conjunta de 14 aeronaves cargueiras, que será ampliada gradualmente até totalizar 21 aeronaves cargueiras em 2023.
Operam na malha aérea do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para o transporte de cargas; oferecem uma infraestrutura moderna, uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para atender as necessidades dos seus clientes.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário