Lã natural é destaque cultural em Campos do Jordão
Um movimento em Campos do Jordão quer resgatar a cultura da lã natural na cidade, cujas malharias fizeram muito sucesso nos anos 70, principalmente pelo acabamento feito à mão. E uma das iniciativas mais atuantes da causa, o projeto Mãostiqueiras, inaugurou em 2017 um espaço cultural totalmente dedicado à lã natural.
Amor à lã
A ideia do projeto tem origem na descoberta do desperdício da lã na região da Serra da Mantiqueira. As raças de ovelhas criadas na região produzem muita lã, que precisa ser tosquiada quando chega a primavera. Essa excelente fibra têxtil, antes vendida para indústrias produtoras de fios, estava sendo descartada pelos criadores, que não encontravam mais interessados em pagar um preço justo por esta lã, desde que os fios sintéticos começaram a dominar o mercado têxtil.
Lã 100% natural produzida em Campos do Jordão
Muitos criadores de ovelhas da região se tornaram parceiros do projeto e agora doam a lã anual da tosquia. Essa lã passa por diversos processos artesanais de beneficiamento: lavar, abrir, cardar, fiar, tingir até o novelo pronto tecer. Todo o processo resgata os saberes e fazeres ancestrais, com foco no menor impacto ambiental e envolvendo as mulheres da comunidade. As artesãs do projeto, além de receberem aulas de fiação, tricô, crochê, tear e feltragem de graça, são remuneradas pelas peças que produzem e ainda recebem comissão pelas vendas de suas peças na loja do projeto.
A Casa Mãostiqueiras
A Casa Mãostiqueiras tornou-se um ponto de interesse turístico de Campos do Jordão. Os visitantes podem visitar e alimentar a família de ovelhas que vivem no local e são convidados a conhecer todo o processo de beneficiamento da lã, com a demonstração de algumas das etapas, como o uso de cardas para pentear as fibras e do fuso e a roca para transformá-las em fio.
O espaço conta também com um showroom com todas as peças produzidas pelas mulheres do projeto. O valor da venda das peças gera renda para as mulheres participantes do projeto e mantém as atividades do espaço cultural.
Além de comercializar os produtos artesanais, a Casa Mãostiqueiras oferece vivências e workshops aos interessados no universo da lã, compartilhando todo o conhecimento desde a tosquia das ovelhas e a transformação da fibra em fios, até as técnicas de tricô, crochê, tear e feltragem.
Mãostiqueiras
Endereço: Av. Pedro Paulo, 1455 - Parque da Lagoinha - Estrada do Horto. Florestal - A 3km de distância da Praça de Capivari. Bem em frente à Cervejaria Caras de Malte.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário