Brasil,

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  David Seromenho
  • SEGS.com.br - Categoria: Receitas

Chef Gabriel Pita prepara pudim de pistache com azeite de oliva extra virgem

A Associação Brasileira de Produtores, Importadores e Comerciantes de Azeite de Oliveira – OLIVA, desafiou o Chef Gabriel Pita, da Doceria Zucker para criar uma sobremesa para a Páscoa.

O desafio lançado ao consagrado chef de confeitaria foi de preparar uma receita usando azeite de oliva extra virgem e muito saborosa.

Pudim de Pistache com azeite de oliva extra virgem

A receita é divida em 3 partes:

· Pasta de Pistache
· Pudim
· Calda

Pasta de Pistache:

· 300gr de Pistache torrado sem sal
· 30ml de azeite de oliva extra virgem
· 10gr de açúcar
· Corante verde para realçar a cor, nesta receita utilizamos corante de chlorophylla, porém pode ser usado corantes artificiais comestíveis.

Modo de Preparo:

Utilizando um processador, bata o pistache, azeite de oliva extra virgem, açúcar e corante, até obter uma pasta cremosa.

Sua pasta de pistache está pronta. Reserve.

Pudim de Pistache

· 200gr de pasta de pistache
· 4 Ovos
· 2 latas de leite condensado
· 250ml de leite uht

Modo de preparo:

· Bater todos os ingredientes no liquidificador, até homogeneizar bem;

· Unte uma forma para pudim com manteiga e despeje o líquido do pudim;

· Leve para assar em banho-maria por aproximadamente 1 hora em temperatura baixa (140 graus para forno elétrico ou 180 graus para forno a gás);

· Espere esfriar um pouco e leve para a geladeira por pelo menos 6 horas.

Cobertura/Calda

· 100gr de pasta de Pistache
· 150gr de creme de leite
· 50gr de leite condensado

Modo de Preparo:

· Em um bowl, junte todos os ingredientes e mexa bem com uma colher até homogeneizar.

Montagem:

· Desenforme o pudim em um prato, cubra com a calda e salpique pedaços de pistache para finalizar.

Bom apetite!

Chef Gabriel Pita

Gabriel Pita, 36 anos, atualmente reside em são paulo, mas é natural de ribeirão preto. Participante do BAKE OFF BRASIL 2020 (exibido no SBT e H&H Health) ficando entre os oito finalistas do programa.

A paixão pela confeitaria vem desde criança, quando sua avó fazia doces para o final de semana.

Gabriel Pita também representou o Brasil na Suíça em um campeonato de café pela empresa Nespresso.

Sobre a OLIVA

A Associação Brasileira de Produtores, Importadores e Comerciantes de Azeite de Oliveira – OLIVA foi fundada em 2001. Uma sociedade civil, sem fins lucrativos, de âmbito nacional, congregando produtores, importadores, distribuidores, comerciantes e entidades interessadas no desenvolvimento da categoria no Brasil.

Somos associados ao COI – Conselho Oleícola Internacional, órgão subordinado à Organização das Nações Unidas – ONU. Fundado em 1956 e sediado em Madrid, na Espanha, está encarregue de gerir o Convênio Internacional de Azeite de Oliva, onde são formuladas as grandes linhas de ação destinadas à manutenção e desenvolvimento da oleicultura mundial, além de medidas normativas para preservar a autenticidade do produto.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: