Moqueca de camarão: saiba como preparar a especialidade do Restaurante Coco Dendê, do Cana Brava Resort
Sucesso entre os clientes, prato típico do Nordeste enriquece a experiência dos visitantes com os sabores e o toque de pimenta da região
Um dos pratos mais famosos da culinária nordestina é sucesso também no Cana Brava Resort, de Ilhéus, no Sul da Bahia. A moqueca de camarão, iguaria que há muitos séculos faz parte da culinária brasileira, é até hoje cultuada na região pela força dos sabores e temperos. E, para quem deseja reproduzir em casa essa delícia, o Resort lança a receita original, para levar aos amantes da boa cozinha o melhor da experiência da terra de Jorge Amado.
O sabor da moqueca de camarão é algo inigualável, um prato único na culinária brasileira. A moqueca de camarão é composta por azeite de dendê e de leite de coco. É uma tradição de longa data, inspirada na culinária indígena, que prepara o peixe assado envolto em folhas, conhecido como “pokeka”, daí a origem do nome. Hoje, é um dos pratos mais pedidos do Restaurante Coco Dendê, localizado nas dependências do Resort. Confira como preparar essa delícia:
Ingredientes
1 kg de filé de camarão
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
Suco de 2 limões
2 dentes de alho
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 xícara de leite de coco (natural)
2 tomates maduros cortados em rodelas
2 cebolas cortadas em rodelas e separadas em anéis
2 colheres (sopa) de azeite de dendê
1 maço de coentro picado
1 pimentão vermelho sem sementes, em rodelas
1 pimenta doce
1 pimenta de cheiro
Modo de preparo
Amasse o alho com sal, pimenta-do-reino a gosto e o suco de limão. Tempere o camarão e deixe pegar tempero por 30 minutos. No fundo de um alguidar (prato fundo de barro) coloque duas rodelas grandes de cebola (que evita queimar o camarão), coloque os camarões que ficam macerando, os anéis de cebola, o pimentão e os tomates. No centro, coloque as pimentas, espalhe o coentro por cima, regue com azeite doce e acrescente o sal. Leve ao fogo tampando a panela, por uns 15 minutos. Acrescente o leite de coco, o azeite doce e deixe até começar a ferver. Sirva com arroz branco, farofa de dendê e molho com pimenta de cheiro.
Ilhéus: uma experiência diferente na Bahia
Conhecida no Brasil e no mundo através dos livros de Jorge Amado, e também como Costa do Cacau, Ilhéus tem uma beleza peculiar com praias paradisíacas, famosas fazendas de cacau e um centro histórico que conta muito sobre muito sobre o país. A Mata Atlântica emoldura a cidade com sua rica biodiversidade, cuidadosamente preservada. Embora tenha vocação turística e ótima estrutura, Ilhéus mantém seu charme prosaico dos áureos tempos do cacau.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>