Quibebe e a história de São Paulo
Considerada a maior cidade do hemisfério sul, com uma longa história de integração, assimilação e miscigenação de diversas etnias e culturas, São Paulo comemora 462 anos na segunda-feira, 25 de janeiro.
Em homenagem, o Chef William Ribeiro, do Bossa, espaço localizado no bairro dos Jardins, preparou um prato que traz um pouco da história da cidade.
Em suas incursões pelo sertão paulista, bandeirantes e sertanistas eram obrigados a plantar feijão, abóbora, milho e plantas de fácil cultivo, a fim de garantir aos novos aventureiros, alimentação.
Aproveitando a fartura do ingrediente principal desta receita nas roças, o Quibebe era a principal forma de alimentação. Veja abaixo como fazer e servir durante o feriado
Receita:
Receita quibebe
700 gramas de carne seca
1 cebola picada
2 dentes de alho
1 maço de cheiro verde picado
1 abóbora cabotia
8 folhas de couve laminada finamente
1 tomate grande picado, sem pele sem semente.
1 colher sopa manteiga sem sal
4 colheres de sopa azeite
50 ml de cachaça
1 pitada de puxuri
Modo de preparo
Preparo carne
Dessalgue a carne seca na véspera e troque a agua três vezes mantendo refrigerada. Cozinhe a carne por aproximadamente três horas ou 40 min na panela de pressão ate ficar macia. Desfie e reserve. Em uma panela aqueça o azeite e adicione a cebola picada. Refogue lentamente por aproximadamente 10 minutos, acrescente a carne seca e refogue mais um pouco. Adicione a cachaça e deixe flambar. Acrescente o cheiro verde e o tomate picado. Reserve.
Preparo abóbora
Descasque a abóbora retire as sementes. Asse em forno moderado por aproximadamente 40min ou até ficar macia. Amasse a abóbora ainda quente com o auxílio de um garfo e adicione a manteiga. Acerte o sal e a pimenta ralada na hora a gosto. Rale o puxuri, uma pitada é o suficiente. Mexa bem e reserve.
Preparo couve
Em uma frigideira aqueça o azeite e adicione o alho picado e refogue ate dourar levemente, acrescente a couve picada, Corrija o sal e reserve.
Montagem do prato
Em um prato com o auxílio de um aro intercale camadas de abóbora, couve e carne seca e sirva mediatamente.
Serviço:
Bossa restaurante, bar e estúdio
Alameda Lorena, 2008 – Jardim Paulista - São Paulo-SP
(11) 3064.4757
Horário de funcionamento:
Segunda a quarta: 12h às 24h
Quinta a sábado: 12h à 1h
Domingo: 12h às 17h
Valet: R$ 20
Rolha: R$ 40
Tem acesso para deficiente físico
(75 lugares)
Área para fumantes
Wifi
www.bossarestaurantebarestudio.com.br
Facebook: facebook.com/bar.restaurante.estudio.bossa
Instagram: @bossa_sp
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>