Inflação 2024 se aproxima dos 4% e pode gerar maior desconfiança aos empresários sobre o futuro, aponta economista
Divullgação
Fabio Ongaro, também CEO da Energy Group e vice-presidente de finanças da Câmara de Comércio Italiana de São Paulo, ressalta que a estabilidade econômica e a confiança dos agentes de mercado são cruciais para garantir a inflação dentro da meta.
De acordo com dados divulgados nesta segunda-feira, 24 de junho, pela pesquisa Focus do Banco Central, a expectativa do mercado é de alta na inflação, com elevação do IPCA a 3,98% em 2024 e 3,85% em 2025. Para o economista Fabio Ongaro, também CEO da Energy Group e Vice-presidente de Finanças da Italcam, essa aproximação dos 4% neste ano pode gerar maior desconfiança aos empresários, com um possível equilíbrio somente no próximo ano.
O economista explica que esse nível de inflação tem implicações significativas para a política monetária, o poder de compra dos consumidores, os investimentos e o setor empresarial. “A estabilidade econômica e a confiança dos agentes de mercado são cruciais para garantir que a inflação se mantenha dentro da meta, promovendo um ambiente favorável ao crescimento econômico sustentável”, ressalta Ongaro.
O CEO da Energy Group e VP de Finanças da Italcam acrescenta ainda que, no âmbito empresarial, a inflação afeta os custos de produção das empresas, incluindo matérias-primas, energia e mão de obra, que podem ser repassados aos consumidores, impactando nos preços finais dos produtos e serviços. “O cenário leva as companhias à necessidade de ajustes nas estratégias de preços, salários e investimentos com base nas expectativas de inflação. Uma previsão de inflação estável permite um planejamento mais eficaz e reduz a incerteza”, comenta o economista Ongaro.
Ele conclui que “o cenário gera aos empresários uma maior desconfiança sobre o futuro, talvez ainda liderada pela sensação de descontrole sobre os gastos públicos internos”, conclui o CEO da Energy Group e VP de Finanças da Italcam.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário