Brasil,

Ponto de equilíbrio operacional: cálculo é premissa básica para saúde financeira das empresas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bruna Carolina de Souza
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Especialista em BPO Financeiro, Manoel Victor Tomaz, da M.Victor Consultoria, explica como o recurso é imprescindível para manter empresas com faturamento positivo

A crise sanitária, decorrente do novo coronavírus, abalou a economia mundial. No Brasil mais de 1 milhão de empresas tiveram que encerrar suas atividades, conforme aponta o Mapa de Empresas, ferramenta digital do Ministério da Economia. E em muitos negócios, a falta de conhecimento e controle sobre despesas e receita tem sido uma barreira para superar o momento econômico sensível.

Manoel Victor Tomaz, consultor especializado em gestão financeira da M.Victor Consultoria, destaca que, mais do que nunca, conhecer o ponto de equilíbrio operacional do negócio é decisivo. “Para chegar a este cálculo é necessário ter conhecimento detalhado de todas as despesas da empresa. Custos com profissionais, matéria-prima e estrutura são algumas delas. E, mais do que isso, é fundamental entender quanto o negócio precisa faturar para cobrir estes custos, levando em consideração ainda o pagamento de impostos sobre produtos e serviços. Ou seja, o ponto de equilíbrio aponta o faturamento exato da empresa para garantir que todos os custos sejam pagos”, diz.

Sem essa noção de quanto é necessário para o “zero-a-zero”, muitos empreendedores acabam não conseguindo gerenciar as finanças. De acordo com o especialista, a falta de controle impede a redução de custos em momentos decisivos da economia e pode resultar em investimentos mal distribuídos.

“O ponto de equilíbrio funciona como um alerta para as empresas, transmitindo termos realistas. A partir dele pode-se acompanhar as variantes relativas ao negócio e entender onde erros estão sendo cometidos para então redirecionar as ações realizadas e atingir os resultados desejados. Mais do que ter estes dados em mãos, é necessário acompanhar os indicadores e atuar sobre eles para reduzir o percentual de faturamento necessário para cobrir as despesas”, avalia.

Como calcular o ponto de equilíbrio operacional

O cálculo é feito dividindo os custos e despesas fixas pela margem de contribuição. Para tanto, é preciso obter estes valores com precisão. Os números calculados devem englobar os custos relacionados à produção do produto, desde a matéria prima até a mão de obra, e as despesas, que são referentes ao custeio empresarial com aluguel, água, luz, etc. Já a margem de contribuição é a quantia ganha após o abatimento de impostos e demais custos variáveis em cima do produto ou serviço. Após este cálculo, basta realizar a multiplicação por 100 para encontrar a porcentagem do ponto de equilíbrio de seu negócio.

“Trata-se de um coeficiente simples e rápido que garante à gestão uma eficiente organização para a saúde financeira”, enfatiza o especialista da M. Victor.

Sobre a M.Victor Consultoria

Especializada em gestão e terceirização do departamento financeiro, a M.Victor alia a expertise de seus profissionais, boas práticas de negócios e tecnologia para entregar soluções completas a pequenas empresas que precisam estruturar esta área.

Com uma equipe multidisciplinar, que engloba especialistas em finanças, consultores e desenvolvedores de software, desenvolve projetos exclusivos para a realidade de cada cliente, focando na entrega de soluções que facilitem a gestão, organização e tomada de decisão nos negócios.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar