ABRAINC: Vendas de imóveis crescem 68% e lançamentos 85%, em outubro
- Lançamentos voltam ao nível positivo pela primeira vez desde o início da pandemia e acumulam alta de 5,6% nos últimos 12 meses
O indicador mensal da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC), elaborado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), registrou aumento de 67,9% nas vendas de imóveis novos em outubro, na comparação o mesmo mês em 2019. O salto estabeleceu um novo recorde de vendas mensal desde maio 2014. No trimestre móvel (agosto, setembro e outubro), as vendas registram alta de 42,5% em relação ao mesmo período do ano passado. No acumulado de 12 meses, o crescimento das vendas foi de 20,5%, na comparação com igual período imediatamente anterior.
"Temos visto um consumidor resiliente na hora buscar oportunidades para adquirir a casa própria, principalmente a população de baixa renda em busca do primeiro imóvel. Isso tem puxado o desempenho do setor de incorporação, que tem investido em lançamentos de novos empreendimentos", afirma o presidente da Abrainc, Luiz Antonio França.
De acordo com o indicador Abrainc-Fipe, as incorporadoras associadas à entidade registraram em outubro um aumento de 85,5% no lançamento em novos empreendimentos residenciais, na comparação com o mesmo mês no ano passado. No trimestre móvel, os lançamentos tiveram elevação de 23,5%.
Já no acumulado de 12 meses, a alta foi de 5,6% em relação aos 12 meses imediatamente anteriores. Com isso, os lançamentos voltaram ao nível positivo anterior à pandemia de Covid-19, o que indica que o setor está confiante em relação a 2021.
Segmentação
Os empreendimentos do Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), responsáveis por 85,8% dos lançamentos e 76,6% das vendas residenciais nos últimos 12 meses, destacaram-se pela liderança na incorporação.
Em termos de vendas, o segmento de habitação popular encerrou outubro com forte alta de 86,5% em relação ao mesmo mês de 2019, colaborando para uma elevação de 57% no último trimestre móvel (agosto, setembro e outubro), e de 33,4%, nos últimos 12 meses. Já em unidades lançadas, a alta em outubro foi de 121,6%, outros 34,7% no trimestre móvel e 16% no acumulado em 12 meses.
Enquanto as vendas de empreendimentos classificados no segmento de Médio e Alto Padrão (MAP) registraram crescimento de 3,1% e 10% no último trimestre móvel. Esse resultado amenizou a queda verificada nas vendas pelo setor nos últimos 12 meses, que em outubro ficou em 5,6%. Os lançamentos do segmento MAP apresentaram recuo de 26,4% em outubro, 31,6% no último trimestre móvel e de 31,4%, nos últimos 12 meses.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário