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Consumidor pretende comprar e gastar menos nesse fim de ano, afirma pesquisa da Boa Vista

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Liliana Liberato
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Quase oito em cada dez consumidores vão gastar menos do que em 2019 nas compras de Natal e Ano Novo; número de presentes também será menor

As compras de Natal e Ano Novo de 2020 serão menores do que as do ano passado, de acordo com pesquisa da Boa Vista, empresa que aplica inteligência analítica na transformação de informações para a tomada de decisões em concessão de crédito e negócios em geral, realizada com cerca de 400 consumidores de todo o Brasil. 79% dos entrevistados afirmam que pretendem gastar menos esse ano do que em 2019. 14% vão gastar a mesma quantia e apenas 7% terão um fim de ano mais favorecido que o do ano passado. Em 2019, eram 67% os que pretendiam gastar menos, e 11% os que planejavam gastar mais do que no ano anterior.

Assim como o valor das compras, a quantidade de presentes comprados nesse fim de ano deve diminuir. Dos consumidores entrevistados pela Boa Vista, 79% vão presentear alguém nesse Natal. Porém, 75% vão comprar menos presentes que ano passado, contra 63% em 2019. 17% vão manter o número de presentes (eram 25% em 2019) e só 8% vão aumentar os presentes comprados (12% em 2019). Em média, os consumidores vão dar presentes a pelo menos duas pessoas, e o valor médio por presente será de R$ 58,65, uma queda de 2% em relação ao valor apontado em 2019.

Já o valor médio total das compras de fim de ano será, de acordo com a pesquisa da Boa Vista, de R$ 545,49, valor que, para 56% dos consumidores, corresponde a menos de 25% da renda familiar. Em 2019, o valor médio foi de R$ 564,96.

Não vai dar presente por quê?

Entre quem não vai dar presente de Natal esse ano, 23% não o farão pois estão endividados (eram 26% em 2019). Já outros 20% apontaram o desemprego como explicação (25% em 2019), enquanto outros 20% não vão comprar presentes para priorizar pagamentos de outras despesas como casa, escola ou médico, por exemplo (10% em 2019).

Ceia mais básica

A ceia de Natal também deve ser menos farta do que em 2019 para 46% dos consumidores. Para 42% será igual e apenas para 12% será mais farta em 2020 do que no ano anterior. Na pesquisa do ano anterior, eram apenas 27% os que teriam uma ceia menor. A crise trazida pela pandemia e o distanciamento social imposto por ela, fator que deve impossibilitar festas com muitas pessoas, podem ser a principal explicação para as ceias menores.

Meios de pagamento

60% vão pagar as compras à vista e 40% de forma parcelada, cenário semelhante ao de 2019, quando 63% indicaram pagamento à vista. O meio de pagamento mais utilizado será o cartão de débito, para 36% (vs 38% em 2019), seguido do dinheiro e do cartão de crédito, para 30% cada (vs 34% e 25% em 19, respectivamente), 3% vão pagar com carnê ou boleto (mesmo número em 19) e só 1% com cheque (0% em 19).

Entre os 40% que vão parcelar as compras, 51% vão fazê-lo em quatro prestações ou mais (eram 39% em 2019), e o cartão de crédito será o meio de pagamento mais utilizado, para 92% dos consumidores (vs 94% em 19).

Local de compra

63% dos consumidores farão as compras em lojas físicas e 37% pela internet. Em 2019, esses números foram de, respectivamente, 77% e 23%, indicando uma alta nas compras on-line esperada por conta da pandemia. Dos 37% que comprarão on-line, 89% se sentem seguros em fazer compras na web (vs 88% em 19), enquanto outros 11% têm algum tipo de insegurança (12% em 19). 73% consideram que há chance de fraudes durante as transações on-line, um aumento na comparação com o ano passado, quando estes eram 53%.

SOBRE A BOA VISTA

A Boa Vista é uma empresa brasileira que alia inteligência analítica à alta tecnologia para transformar os dados dos seus clientes em soluções para os desafios de empresas e consumidores.

Criada há mais de 60 anos como SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), tem contribuído significativamente para o desenvolvimento da atividade de crédito no Brasil, ajudando o País a estabelecer uma relação de consumo mais equilibrada entre empresas e consumidores.

A Boa Vista é precursora do Cadastro Positivo, banco de dados com informações sobre o histórico de pagamentos, que deixa a análise de crédito mais justa e acessível. Por isso, Cadastro Positivo é na Boa Vista.

Pioneira também em serviços ao consumidor, a Boa Vista responde por iniciativas que cooperam com a sustentabilidade econômica dos brasileiros, como a consulta do CPF com score, dicas de educação financeira e parcerias para negociação de dívidas. Tudo disponível de forma simples, rápida e segura no site www.consumidorpositivo.com.br

Atualmente a Boa Vista é referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do ciclo de negócios: prospecção, aquisição, gestão de carteiras e recuperação.


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