Brasil,

Tríade de sustentabilidade dão a tônica no mercado e nos investimentos internacionais

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Aline Lourenço
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Estamos vivendo em tempo real e escala global os impactos causados pelo Covid-19. Neste cenário de atipicidade e elevado grau de incertezas, a sociedade que vivia uma espécie de “surto coletivo”, teve que despertar para a urgência das pautas ambiental, social e governança nas relações empresariais, para além dos conceitos doutrinários e etimológicos das palavras.

Com a pandemia, podemos perceber com maior nitidez um movimento internacional iniciado nos últimos anos, mas que hoje assumiu status permanente e com prerrogativa de aprofundar ainda mais o fosso entre as empresas que ainda não despertaram para essas pautas e das demais.

Os investidores internacionais, por exemplo, passaram a exigir mudanças de postura dos seus fundos de investimento, cobrando cada vez mais responsabilidade ambiental na aplicação dos seus recursos, pressionando a oferta de carteiras de Investimentos que privilegiem empresas implantadoras de políticas de ESG.

Na verdade, ESG traduz as áreas mais relevantes, nas quais as empresas deverão concentrar seus esforços para se habilitarem a receberem investimentos internacionais, com custos consideravelmente menores do que aqueles praticados no mercado financeiro tradicional.

O assunto sustentabilidade é muito mais do que cuidar do meio ambiente, é preciso levar em conta os bons costumes em comunidade e integridade nas relações.

Podemos citar empresas engajadas em defender o meio ambiente, entre elas, instituições financeiras, como o FED (Banco Central dos EUA), que tem usado sua autoridade e seus recursos para preparar instituições financeiras para eventos climáticos severos. No Brasil não é diferente. O Banco Central (Bacen), por exemplo, está adotando normas de adequação ambiental para as instituições financeiras que atuam no país desde 2014.

Esse movimento global, acontece porque os critérios ESG se fundamentam em índices de alta precisão aos investidores, ou seja, são fonte de informações fidedignas sobre as companhias onde eles estão alocando capital, dando maior segurança.

A exemplo disso são as métricas ambientais, que ajudam o investidor a entender o relacionamento da empresa com o mundo natural e a sua dependência de recursos naturais. As sociais ajudam os investidores a entender potenciais preocupações em relação a direitos humanos, relações trabalhistas, comunidades e com o público. Por fim e não menos importante, as métricas de governança indicam que companhias com boa governança são mais confiáveis e menos propensas a ceder para corrupção ou coerção, portanto, fonte segura de aplicação de capital e rentabilidade.

Esta confiabilidade surge do fato de as instituições implementarem ferramentas de Compliance, através de investimentos em prevenção, detecção e punição de práticas de corrupção, dentro da empresa e entre terceiros que com ela tenham negócios.

Portanto, no âmbito internacional a cultura organizacional já enraizou a imprescindibilidade dessas três letrinhas e inevitavelmente pressiona o governo e as empresas brasileiras a se adequarem, dando a tônica no mercado e nos investimentos internacionais.

Hellen Garcia- Advogada na Bastos Freire Advocacia. Especialista em direito do trabalho e Compliance


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar