A garantia de receita como alavanca da eficiência operacional na retomada
*por Pedro Barra
A pandemia literalmente sacudiu a realidade de muitas empresas. Parte dos setores viu sua demanda explodir momentaneamente. Entretanto, a maioria dos segmentos viu sua procura minguar repentinamente.
Para o grupo que experienciou a explosão, foi tempo de testar a escalabilidade dos negócios e a capacidade de gestão de mudança. Já para o grupo que passou pela baixa procura, o momento foi de fazer ajustes no planejamento anual, buscar alternativas para contornar o momento de crise e aproveitar a capacidade intelectual ociosa para incrementar a eficiência operacional.
Nesse sentido, o foco inicial mais comum é a redução de custos, que realmente pode trazer benefícios significativos. Porém, não se pode esquecer da garantia de receitas, que pode trazer benefícios tão grandes quanto ou ainda maiores do que o ataque às linhas de custo. E, melhor ainda, sem contrapartidas que, por vezes, estão associadas à redução de custos, como a diminuição de níveis de serviços, por exemplo.
Um pequeno erro de cadastro pode gerar grandes impactos no faturamento mensal de uma empresa. A ineficiência nos processos de conversão de faturamento, conciliação ou cobrança pode levar a um grave problema de caixa. Assim, a garantia de receita tem um objetivo simples: assegurar que o serviço prestado e/ ou produto entregue seja faturado e pago nos valores e prazos corretos. Ou seja, fazer com que todo o esforço da empresa na prospecção e conversão de novos negócios possa ser efetivamente capturado e incorporado aos resultados.
Porém, apesar do objetivo ser simples, é necessário identificar e priorizar as maiores oportunidades para serem efetivamente capturadas. Para isso, alguns passos essenciais precisam ser seguidos, tais como o mapeamento dos processos-chave relacionados à geração e captação de receitas, a identificação dos principais gargalos, a definição dos indicadores de perda de receita e o estabelecimento da governança sobre o tema na organização.
Para garantir a eficiência na identificação e captura das oportunidades, bem como a perenidade dos ganhos, podem ser aplicadas tecnologias que hoje já estão difundidas e acessíveis, como o Process Mining e o RPA (Robotic Process Automation), que compõem um arsenal poderoso quando combinadas com uma governança clara e funcional estabelecida para o tema.
Para as empresas que não conseguiram dar foco nisso durante a pandemia, este é o momento de correr atrás. Com a retomada dos negócios ganhando força, ainda é tempo de trabalhar a preparação para o aumento da demanda, que esteve reprimida nos últimos meses. E, assim, evitar que os problemas relacionados à baixa eficiência operacional existente cresçam no mesmo ritmo que as receitas. É tempo de melhorar o fluxo financeiro e otimizar a geração de caixa.
* Pedro Barra é gerente sênior de riscos e performance da ICTS Protiviti, empresa especializada em soluções para gestão de riscos, compliance, auditoria interna, investigação, proteção e privacidade de dados.
Sobre a ICTS Protiviti
A ICTS Protiviti é uma empresa brasileira que combina a segurança, eficiência e independência da plataforma tecnológica de serviços especializados da ICTS (canal de denúncias, diligência de terceiros, background e monitoramento de funcionários, e treinamentos on-line), com o alcance global e o conhecimento e inovação em gestão de riscos, compliance, auditoria, investigação e proteção de dados da Protiviti.
A união de deep expertise, com capacidade de transformação e excelência operacional, proporciona aos seus clientes um portfólio abrangente de soluções que endereçam os principais riscos, problemas e desafios de negócio, protegendo e maximizando o valor das organizações, e ajudando seus líderes a encararem o futuro com confiança e alcançarem resultados extraordinários num mundo dinâmico.
Reconhecida como Empresa Pró-Ética desde 2015, no Brasil conta com cerca de 400 profissionais em 5 escritórios localizados em São Paulo, Barueri, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, que atendem a mais de 600 empresas de diferentes portes e segmentos. No mundo, são mais de 4.500 profissionais atuando por meio de uma rede de subsidiárias e firmas-membro independentes. Empresa reconhecida como Great Place To Work e com faturamento anual superior a USD 1 bilhão, opera 85 escritórios em 27 países, que atendem a 60% das empresas da FORTUNE 1000®️.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário