Aprenda a investir em dólar
O ano de 2020 está sendo marcado pela crise sanitária provocada pelo novo coronavírus e também por uma forte retração na economia dos países.
Nesse contexto, o real, a moeda brasileira, tem perdido cada vez mais força em relação à principal moeda do mundo: o dólar. Mesmo considerando que os Estados Unidos também estejam sendo impactados pela pandemia.
Assim, o investidor brasileiro que a cada mês vê uma valorização maior da moeda americana em relação ao real, pode e deve estar pensando de que maneira é possível ter resultados financeiros investindo em dólar.
A boa notícia é que existem investimentos atrelados a essa moeda, tanto no Brasil quanto fora dele.
Papel-moeda
O investidor pode tentar lucrar com a valorização do dólar investindo seu dinheiro em papel-moeda.
Essa é, aliás, a maneira mais comum de se fazer isso. A compra de papel-moeda pode ser feita em casas de câmbio especializadas nesse tipo de troca.
O problema geralmente está na rentabilidade final do investidor, uma vez que existem taxas elevadas no processo.
As casas de câmbio costumam cobrar valores significativos com os chamados spreads, que é a diferença entre as taxas de compra e de venda, encarecendo a operação. E existem ainda cobranças como o IOF, por exemplo.
Na prática, a compra de papel-moeda pode ser interessante não para investimentos, mas sim para a resolução de problemas pontuais como o pagamento de compromissos com o papel-moeda.
Fundos cambiais
Pensando na lógica do mercado de investimentos, fundos já são mais interessantes do que a negociação de papel-moeda.
Isso porque os fundos cambiais precisam destinar parte de seu patrimônio a ativos relacionados a moeda estrangeira.
Dessa forma, quando o fundo é montado de maneira a se aproximar do comportamento do dólar oficial, faz com que apresente resultados mais significativos do que a compra de papel-moeda.
Como existem limites de aplicação por CPF na compra de papel-moeda, investir em fundos de investimentos representa uma maneira de investir até mais em comparação com a solução anterior, pois trata-se de algo que não apresenta limites de operação.
Outro diferencial nesse tipo de solução está no gerenciamento do fundo. Para investir basta comprar cotas em corretoras de valores - como a Genial Investimentos - e transferir a responsabilidade sobre a gestão do fundo para um profissional especializado.
Mercado futuro
Dentro do ambiente da Bolsa de Valores também é possível investir em dólar negociando derivativos como os contratos futuros de dólar.
Esses contratos nada mais são do que a sinalização de compra de uma commoditie na B3.
Assim, o investidor faz um contrato de compra ou venda de dólar por valores e datas predeterminadas. Desta forma, no vencimento, terá o direito de fazer a negociação, independentemente da cotação da moeda naquele momento.
Esse tipo de operação em renda variável não envolve taxas tão elevadas quanto a compra de papel-moeda e taxas de administração como as que são comuns em fundos cambiais.
Entretanto, exige a ação mais direta do investidor nos processos, além de um bom conhecimento a respeito da questão cambial para enxergar a valorização ou desvalorização da moeda estrangeira capaz de trazer lucro.
Exchange Traded Fund
O chamado ETF é outro tipo de fundo que permite resultados em função da alta do dólar. Seu diferencial é seguir determinado tipo de índice.
Esse índice pode se dedicar ao mercado nacional ou internacional, o que, neste caso, permite ao investidor ter acesso a ativos que geram resultados em dólar.
O ETF é negociado na Bolsa e costuma trazer bons resultados para quem pretende associar os investimentos a empresas estrangeiras de protagonismo nas principais Bolsas de Valores do mundo.
Como exemplo estão os ETF’s que permitem exposição a índices como o S&P 500, tido como um dos mais importantes dos EUA.
Brazilian Depositary Receipts
Títulos com lastro em ações de organizações estrangeiras, os BDR’s são ativos que aplicam o dinheiro dos investidores em papéis de empresas que atuam fora do Brasil.
Toda essa operação é realizada na B3 e permite acesso a companhias de grande porte. Como se trata de um tipo de fundo de investimento, o BDR coloca essas empresas dentro de um conjunto de investimentos no qual essa participação é minoritária.
Por lei, fundos multimercado dessa natureza podem ter até 20% de patrimônio composto por ativos de origem internacional. Isso não impede uma boa gestão de compor a carteira com empresas líderes em seu segmento e que trazem resultados em dólar.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário