A inovação no departamento de contas a receber como motor da adimplência
Os efeitos positivos da inovação moldam a gestão eficiente do departamento
Oferecer um relacionamento personalizado aos clientes não é uma tarefa fácil para os gestores de contas a receber. É comum haver uma alta complexidade operacional nos departamentos financeiros das empresas, que dificultam a criação de processos operacionais eficientes e a comunicação apropriada com clientes, capazes de manter os índices de inadimplência em níveis reduzidos.
Neste contexto, a inovação tem assumido protagonismo na potencialização da eficiência nos departamentos financeiros. Com ferramentas tecnológicas, as empresas reduzem horas de trabalho do time dedicadas às atividades repetitivas e de baixa complexidade no contas a receber, permitindo o direcionamento dos esforços para a construção de relacionamentos personalizados com os clientes. Além disso, as soluções inovadoras favorecem a valorização dos profissionais da área, pois potencializam a produtividade e trazem resultados quantificáveis ao time.
Estrutura operacional encontrada nas empresas
Frequentemente, os departamentos de contas a receber das empresas no Brasil possuem grande parte de suas atividades operacionais realizadas de forma manual pelo time financeiro. Essa condição negativa é uma contribuição inconsciente da organização para que a inadimplência permaneça em elevados níveis, como se fosse inerente ao segmento de atuação ou simples característica dos clientes da empresa.
As lacunas de eficiência derivadas da gestão ineficiente exigem grande e desnecessário tempo dos profissionais e ofuscam o potencial das equipes. Normalmente, os times financeiros das grandes empresas apresentam diferenciada formação acadêmica e elevada capacidade técnica, mas acabam sendo remunerados para executar atividades rotineiras ao invés de gerenciar e aprimorar o processo operacional.
Como a eficiência operacional impacta a relação com os clientes
Um dos aspectos centrais da gestão eficiente de contas a receber é a forma como a empresa se relaciona com seus clientes. O redesenho operacional, fruto da inovação, permite o redirecionamento estratégico dos profissionais para repensar a comunicação com clientes. Já atingimos uma sofisticação tecnológica que permite ao time construir relações individualizadas com os clientes, representando uma mudança estrutural de relacionamento.
Essa evolução permite, por exemplo, a aplicação de técnicas de aprendizagem de máquina para modelar o comportamento de pagamento dos clientes e melhorar a gestão do contas a receber. De forma complementar, é possível automatizar a criação de matrizes de canal de contato, a partir da hierarquia de canais de maior frequência de resposta de cada cliente, melhorando o relacionamento e reduzindo despesas operacionais.
Importante destacar que a inovação não aparece apenas na forma de ferramentas e de desenho operacional no departamento financeiro, a dimensão mais relevante da inovação é pouco discutida e endereça como os dados originados em diferentes atividades se transformam em insumos para a melhoria dos processos. É comum encontrar empresas engajadas em introduzir tecnologias inovadoras no departamento que produzem dados de forma contínua, mas que não acessam o grande valor oferecido pelos dados por não haver interações entre eles.
O caminho usual encontrado pelas empresas para acessar o valor dos dados gerados nas atividades no contas a receber passa pela utilização de ferramentas abrangente que já possuem a estrutura pronta para a interação dos dados, ou pela criação de times de engenheiros de dados e cientistas de dados para construir o caminho até lá.
Logo, a gestão inteligente no departamento de contas a receber depende do tripé de inovação, composto pelas ferramentas, pelos processos e pela interação dos dados gerados no departamento. Tal eficiência é rapidamente percebida pelos clientes que, como resposta, condicionam a pontualidade nos pagamentos.
*Pedro Bono é CEO e cofundador na Receiv, plataforma inteligente de contas a receber. É Doutor pela FGV e professor de gestão de risco de crédito nas melhores escolas de negócio do país.
Sobre a Receiv
A Receiv é um CRM inteligente para contas a receber, que otimiza atividades operacionais de toda a jornada de cobrança. Fundada em 2014, ajuda empresas a aprimorar o relacionamento e a experiência do cliente que se encontra em situação de inadimplência. A solução All-in-One Cloud é de fácil usabilidade e atende tanto empresas B2B quanto B2C. Ipiranga, Brinks, Unimed e ePharma são alguns clientes. Veja mais: https://www.receiv.it/
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário